Versão para impressão

15/03/2020
Coronavírus: China aprova medicamento

Actemra é um medicamento antigo para tratar artrite reumatóide

China aprova uso do medicamento da Roche na batalha contra complicações por coronavírus.

O Actemra, um medicamento biológico aprovado em 2010 nos Estados Unidos para artrite reumatóide (AR), inibe altos níveis de proteína da interleucina 6 (IL-6) que causam algumas doenças .

A China aprovou o uso do medicamento anti-inflamatório Actemra, da farmacêutica suíça Roche (ROG.S), para pacientes que desenvolvem complicações graves do coronavírus, à medida que procura urgentemente novas maneiras de combater a infecção mortal que está se espalhando pelo mundo.

A China espera que alguns medicamentos mais antigos possam interromper a síndrome grave de liberação de citocinas (SRC) ou tempestades de citocinas, uma reação exagerada do sistema imunológico, considerada um fator importante por trás da falência catastrófica de órgãos e da morte em alguns pacientes com coronavírus.

O Actemra, um medicamento biológico aprovado em 2010 nos Estados Unidos para artrite reumatóide (AR), inibe altos níveis de proteína da interleucina 6 (IL-6) que causam algumas doenças inflamatórias.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse em diretrizes de tratamento publicadas on-line na quarta-feira que o Actemra agora pode ser usado para tratar pacientes com coronavírus com sérios danos nos pulmões e altos níveis de IL-6.

Separadamente, pesquisadores do país estão testando o Actemra, conhecido genericamente como tocilizumabe, em um ensaio clínico que deverá incluir 188 pacientes com coronavírus e que funcionará até 10 de maio.

A Roche, que doou 14 milhões de yuans (US $ 2,02 milhões) em Actemra em fevereiro, disse que o julgamento foi iniciado de forma independente por terceiros, com o objetivo de explorar a eficácia e a segurança do medicamento em pacientes com coronavírus com SRC.

Ela acrescentou que atualmente não há dados publicados de ensaios clínicos sobre a segurança ou eficácia do medicamento contra o vírus.

Desde a aprovação da Actemra, há uma década, tornou-se um medicamento contra outras condições inflamatórias, incluindo tempestades de citocinas em pacientes com câncer que recebem terapias celulares da Novartis (NOVN.S) e Gilead Sciences (GILD.O).

Em 2012, ajudou a salvar a vida de uma jovem garota dos EUA, o primeiro filho a ser tratado para leucemia com Novym 'Kymriah, de uma corrida pós-tratamento com IL-6.

Com preços entre US $ 20-30.000 por ano para AR, de acordo com a SSR Health, o medicamento da Roche também é usado para artrite juvenil rara e arterite de células gigantes, ou inflamação dos vasos sanguíneos.

O medicamento é de uso exclusivo hospitalar e custa em média R$ 1000,00 uma ampola de 4 ml. pó.

Fonte: Reuters  - https://br.reuters.com/article/worldNews/idUSKBN20R0LF