Versão para impressão

04/04/2020
Coronavírus: e agora manézada?.

Resposta a um jovem Economista cheio de ideais e teorias

"Brasil está sem médicos e equipamentos suficientes para conter coronavírus, diz relatório Boletim do Ministério da Saúde sobre cenário da pandemia da covid-19 traça cenário crítico." (Publicado ontem 0304/20 - vide Notícias na 1ªpágina). 

A triste realidade no Brasil é essa e ponto final, fruto de décadas de desvio de recursos e malandragens praticadas por “otoridades” e políticos inescrupulosos, ladrões que nasceram de chocadeira como dizia minha Avó isso para não usar a palavra popular f.d.p.embora a classe negue que sejam seus filhos. 

Má gestão do SUS que piora com as tais organizações sociais de auxílio à saúde, onde há sempre interesses políticos por trás. São entidades feitas para sugar a “verba orçamentária carimbada” do sistema de saúde pública, como são isentas de impostos ninguém fiscaliza nada e tão pouco para onde vai o dinheiro do contribuinte, via SUS.

O que temos afinal para enfrentar a pandemia anunciada a anos pelos cientistas do mundo ? - temos: O sistema SUS no País inteiro funcionando precariamente em tempos normais imaginem agora. Desnecessário falar em falta de médicos, aparelhos, UTIs, simples máscaras protetoras,etc.

No pós corona nada será igual e mesmo os brasileiros que habitualmente tem memória curta, segundo o filósofo e deputado "tiririca" vão aprender na marra como é fácil ter a vida atrapalhada e mesmo destruída por um exalo da natureza coroado tal qual um rei. 

Caos é previsão de muitos teóricos  do apocalipse, representado por:desemprego em massa, desabastecimento, mortes em profusão, sistema de saúde pública e privada saturados, etc. mesmo com a discutida quarentena total ou parcial. 

A ciência diz que como toda epidemia também essa vai passar embora deixando um rastro de morte e destruição. Aqui na Pátria Amada (por alguns) vê-se de tudo, o presidente nadando contra a correnteza dando a impressão de viver em Passárgada, um governador liso como quiabo fazendo nauseante campanha para 2022, políticos se acusando mutuamente, um povo sem entender direito o que está acontecendo e como sempre sendo tratado como um detalhe. 

Em nossa Pátria Amada será que os que estão temporariamente no poder vão aprender a lição ? - talvez se o cachimbo entortar como a boca porque o cachimbo da corrupção já deixou a boca torta a muito tempo.

E aquele velhinho de chapéu e bengala andando tranquilamente na rua, responde quando indagado "o sr. não deveria estar em casa ?" -ele responde convicto "cuida da sua vida que eu cuido da minha". O povo da Págria Amada é assim: livre, independente, não abaixa a cabeça, verga mas não quebra. E sobretudo acredita que Deus é brasileiro, deve ser, porque aguentar essas autoridades e seus interesses nebulosos  em manter o "status quo" é infernal. 

Em resumo: e agora manezada ? - principalmente  aqueles que acabaram com a indústria nacional e foram dar empregos na China, importem agora as máscaras, respiradores, afinal eles são nossos "parceiros" como assim o quis aquele presidente e partido que encantou a Pátria Amada com a roubalheira sem limites. Acordem, globalização só é boa para os grandes trustes privados ou públicos (China), o efeito colateral é esse que a Pátria Amada tem sofrido a alguns anos, afinal, passa pela cabeça de algum Economista da minha idade (70) importar máscaras, aparelhos de respiração, etc. ?. É triste.

Falando em Economistas - não tentem encontrar uma fórmula matemática para o comportamento da Pandemia, não aqui na Pátria Amada. Aqui nada é relativo e o jeitinho prevalece, a começar da quarentena que é de 5,7,15 dias tudo menos  40 dias. 

Texto dedicado ao meu jovem e idealista filho Edson Navarro Jr. Mestre em Economia mas ainda ingênuo o bastante para acreditar que fórmulas matemáticas resolvem tudo. 


Edson Navarro - Economista