Versão para impressão

28/08/2020
Relato de uma vida vazia

Augustinho

Relatarei agora uma das mais bizarras lições de vida que vivi em minha pregressa trajetória de pecador .

Ainda muito jovem , estudava eu Ferramentaria Especializada na Siemens onde me diplomei . Eramos em sete jovens e durante três anos e meio , vivemos aquela etapa da vida que nos norteou e preparou para o mundo .

Viviamos intensamente . Estudos , baladas , jogávamos futebol , viagens mambembes , bailes , brigas entre grupos , aventuras amorosas , enfim uma vida agitada .

Um fim de semana um dos meus colegas , o João Chabinho , me convidou para ir á casa dele na Vila Prudente , SP , pois ia ter um baile bem famoso á noite de sábado e poderíamos passar o dia tomando uns gorós e conhecendo a Vila , adquirindo mais conhecimento da vida fora de Caieiras , onde eu morava.

Sabado cedo , fui prá lá . Papo vem , papo vai , João me convidou prá ir com ele na casa de um amigo , resolver umas pendências que ele tinha com esse amigo . O amigo era um tal Augustinho , filho de Sr Augusto , ferramenteiro da Ford , boa pessoa , vida discreta , serio e simples com uma casa bem ajeitada .

Chegamos na casa do tal Augustinho e sua simpática mãe nos recebeu mandando-nos entrar pois Augustinho estava assistindo desenhos do Pica Pau e não queria ser interrompido . ( Estranhei e não entendi , mas relevei ) . Entramos , sentamos , a mãe do Augustinho nos trouxe cerveja , acepipes e tivemos que assistir o fim do desenho daquele lazarento do Pica Páu . Augustinho mal nos cumprimentou .

Acaba o desenho e João , meu amigo começa a conversar com Augustinho . Papo vai e papo vem , notei que o rapazola era totalmente fora da realidade ; Não sabia nada de nada , não falava coisa com coisa , não trabalhava , só estudava á noite e fazia de sua mãe , sua escrava .

Como fazia calor , estavamos no verão , notei que ele tinha um lenço grande e enxugava seu sovaco á toda hora , borrifando um jato spray de desodorante em seguida . O Spray tinha recém aparecido e eu e João nem conheciamos bem aquilo pois usávamos Pomada Minancora mas , vá lá . O cabelo do pequeno Deus do Olimpo era tratado com esmero e á toda hora ele passava o pente e olhava no espelho , estrategicamente colocado ao lado da TV Colorado RQ , um mundo em preto e branco prá você .

Por um momento pensei que o pequeno elfo fosse um escamoteável mas depois soube que ele se considerava um reprodutor , apenas . João me disse que as meninas faziam fila para te-lo sobre elas , arfando e deixando seu semem mágico em suas entranhas pois era o mais bonito e cheiroso totem da Vila .

Enfim , João falou , explicou , mostrou as pendengas com ele e Augustinho nada respondia ou melhor , respondia em monossílabos pois acho que nada entendia . Para ser educado , ofereci-lhe amendoins no pratinho que sua mãe tinha-nos deixado e ele respondeu –me com certo esgar = Obrigado , só como castanhas e nozes pela manhã .

Um Faraó !!!!!! falei ,........quase fui posto prá fora da casa .

Acabado o papo monossilábico do João com Augustinho , saimos .

A mãe dele nos agradeceu , convidou-nos á voltar enquanto Augustinho nem se deu ao luxo de um - Tchau , voltem sempre .

Confesso que fiquei intrigado com aquele cara . Vi em cores e ao vivo , o que é um ser humano inútil .

Alguns bons anos atrás , conversando com meu amigo João , antes dele ser assassinado num assalto , soube que Augustinho hoje , é morador de rua , maltrapilho , alcoólatra e vive de esmolas e piedade das entidades que amparam o pessoal de rua .

Tomei isso como ensinamento e sempre que posso cobro a molecada da necessidade de estudar e trabalhar desde a tenra idade embora os nossos dirigentes vermelhos preguem a doutrina de Gramsci , que é nunca produzir nada e cobrar dos pais e governo , proventos para nossa subsistência , vivendo no ócio e ignorância .

Fred Assoni