Versão para impressão

09/06/2021
É verdade que são mentiras

Quem se lembra daqueles tempos idos de quando os pais conseguiam educar os seus filhos? Hoje quem ainda é daqueles velhos tempos deve se lembrar de quando eram crianças e seus pais lhes ensinavam que era feio mentir, que era pecado e também que Deus castigava quem mentia. A religião católica também se utilizou para os seus ensinamentos aqueles mandamentos sagrados inscritos por Deus numa tábua de pedra para Moisés como “não darás falso testemunho” (não mentir). Mas nesta época é verdade que a mentira se propaga com maior facilidade devido a muitos interesses escusos, principalmente dos políticos.

A bem da verdade a mentira pode causar muito mal. Joseph Goebbels, o Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista entre os anos de 1933 a 1945 dizia que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. As mentiras difundidas pela propaganda nazista como a dos alemães serem de uma raça superior e os judeus serem de uma raça inferior. Por isso culparam eles, os judeus, de todos os males existentes na Alemanha. Tal propaganda mentirosa fez com que os alemães odiassem os judeus e até aceitassem os devaneios do Hitler ditador como sendo progressistas para a Alemanha. Tais mentiras não culminaram na morte de seis milhões de judeus e de outros de outras raças?

Aqui no Brasil as mentiras estão sendo cada vez mais “atraentes” para os ataques entre os que estão de um lado contra os que estão do outro lado de suas posições políticas, ou melhor, de seus fanatismos políticos absurdos. Tem quem diz que já antigamente tinha quem dizia que “se foi dito pela Rede Globo é verdade”, ai que vontade de rir. Hoje todos os meios de comunicação são chamados de mídia. Parece que ela também não foge à regra de mentir ou omitir, iludir, confundir, influenciar, assim como, felizmente, muitos brasileiros já estão conscientes de tais desserviços. Quem leu aquele livro que não devo citar o seu nome e donde está escrito que “quem tem nas mãos a imprensa (mídia) é quem tem domínio sobre o povo?”

Mas, os seres humanos sempre conviveram com as mentiras. Não poucas religiões tiveram os seus mentores que mentiram para o povo. E muitas mentiras eram e são tão evidentes, mas, mesmo assim, muitos as aceitaram como verdades. E não é mentira que raros são aqueles que raciocinam sobre o que ouvem ou sobre o que leem para pelo menos desconfiarem que não são verdades. Entretanto, por causa daqueles que têm a “vocação” de mentir, a confusão se generalizou neste país. E neste país tido como sendo cristão quem segue à risca o que consta nos mandamentos sagrados? NÃO MENTIR, não roubar e etc. que antigamente eram pecados e até parece que não são mais? Coitada da verdade! Ele perdeu o seu predomínio.

Altino Olimpio