Versão para impressão

04/11/2021
Cabeça cheia

Temos muito o que fazer antes de morrer, principalmente, antes de morrer temos muito do que desfazer. Alguém consegue imaginar como durante as nossas vidas nós acumulamos tantas ideias ou conceitos que, impraticáveis só ficam em nossas cabeças? As cabeças dos seres humanos no mais das vezes estão repletas de “coisas” que são inúteis para o viver de cada dia.

Antigamente falava-se muito que existiam lugares assombrados. Muitos até acreditavam na existência de fantasmas ou em “espíritos do outro mundo”. Entretanto, tais aparições só existiram nas cabeças de quem se deixou acreditar nessas superstições ou mesmo tolices. Se não bastasse as inverdades que tumultuam a mente, existem aquelas “probabilidades”, aquelas que se lê em livros ou mesmo, se assiste em vídeos “instrutivos” que agora circulam pela internet.

Como exemplo temos aqueles ensinos de como paralisar os pensamentos para se obter paz e também paralisar o pensamento para poder meditar. Está claro que muitos sofrimentos são provenientes daqueles pensamentos ou lembranças constantes de mágoas, traumas, decepções, tristezas, raiva, insatisfações, ansiedades, doenças e etc. Tais pensamentos que são transtornos mentais impedem mesmo o se viver em paz Aqueles que ensinam paralisar os pensamentos, será que eles conseguem mesmo paralisar os deles? Como por toda a vida o coração nunca para de pulsar, o cérebro também nunca para de nos fazer pensar até no que não queremos.

Muitos dos pensamentos que temos o cérebro vai busca-los no acúmulo de fatos ou conceitos que temos na nossa memória. Inclusive aqueles que possam nos tirar a paz. Daí aqueles ensinamentos de paralisar os pensamentos dados em vídeos por aqueles agora gurus da internet. Mas, parece que só paralisamos os pensamentos quando ficamos concentrados, focados ou paralisados em um só pensamento impedindo assim o fluir de outros que não nos interessam num devido momento.

Muitos atendendo a essa ideia de estancar os pensamentos para obterem paz ou para se livrarem de preocupações, mesmo que por alguns momentos, eles sentiram a frustração de não terem conseguido tal proeza. Mesmo que pensem ter conseguido ficar com as suas mentes vazias de pensamentos, o acreditar nisso também é um “pensamento” (risos). Então, o ficar sem pensar é quase impossível ou é mesmo impossível para a maioria. Contudo, como tantos meios que existem criados pelos benfeitores da humanidade, este deste texto é mais um para desviar o ser humano de sua imaturidade que é ter a cabeça cheia de incapacidades.

Altino Olimpio