Versão para impressão

12/11/2021
Toque de Silêncio

Se alguém já esteve em um funeral militar e ouviu esse “toque de silêncio” agora vai conhecer o seu significado. Esse toque do silêncio nos dá um nó na garganta e geralmente nos faz lacrimejar. Mas, vocês conhecem a verdadeira história dessa canção? Tudo começou em 1862 durante a Guerra Civil Americana quando o Capitão da União, Robert Elly estava com os seus homens perto de Harrison’s Landing no Estado da Virginia e o Exército Confederado estava próximo a eles, do outro lado do terreno. Durante a noite o Capitão Elly escutou o gemido de um soldado ferido no campo. Sem saber se era um soldado da União ou da Confederação, o Capitão decidiu arriscar a sua vida e trazer o homem ferido para dar-lhe atenção médica.

Arrastando-se através dos disparos o capitão chegou ao soldado ferido e começou arrastá-lo até seu acampamento. Quando o capitão chegou finalmente às suas próprias linhas descobriu que em realidade era um soldado confederado, mas, o soldado já estava morto. O capitão acendeu a sua lanterna para, mesmo na penumbra, ver o rosto do soldado. De repente ficou sem fôlego e paralisado. Tratava-se de seu próprio filho. O menino estava estudando música no sul quando a guerra se iniciou. Sem dizer nada ao seu pai o moço havia se alistado no Exército Confederado. Na manhã seguinte e com o coração destroçado o pai pediu permissão a seus superiores para dar a seu filho um enterro com honras militares apesar de ele ser um soldado inimigo.

O capitão pediu se podia contar com os membros da banda de músicos para que tocassem no funeral de seu filho. Seu pedido foi parcialmente aprovado. Por respeito ao pai disseram que poderiam lhe dar um só músico. O capitão, então, escolheu um corneteiro para que ele tocasse uma série de notas musicais que encontrou no bolso do uniforme do jovem falecido. Nasceu assim a melodia que agora conhecemos como o “Toque do Silêncio” cuja letra é a seguinte: “O dia terminou, o sol se foi dos lagos, das colinas e do céu. Tudo está bem, descansa protegido, Deus está próximo. A luz tênue obscurece a visão. E uma estrela embeleza o céu brilhando luminosa. De longe se aproximando cai a noite. Graças e louvores para os nossos dias. Debaixo do sol, debaixo das estrelas, debaixo do céu, enquanto caminhamos, isso sabemos. Deus está próximo”.

Ainda sinto calafrios cada vez que ouço o toque do silêncio, mas nunca soube que o toque do silêncio tinha uma letra. Recorda com carinho dos que não voltaram das guerras fratricidas. Faça uma oração para os soldados de todo o mundo que entregam as suas vidas inutilmente. Altino Olimpio

https://www.youtube.com/watch?v=0LmLGD-svg8&ab_channel=AdrianEdmundo


Altino Olimpio