Versão para impressão

28/05/2011
Portal da transparência omite informações

A evolução tecnológica vai acabar com êles?
Prefeitura de Caieiras lança Portal da Transparência
O Portal da Transparência, da Prefeitura de Caieiras, já está à disposição da população no site da cidade, desde o começo deste mês. A iniciativa tem como ponto de partida a Lei Federal 131/2009 que busca assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.
ata-se de um assunto de extrema importância tendo em vista que as prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado.

Secretário da Fazenda de Caieiras, Marcelo Cardoso de Oliveira, acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção, pois ela é mais um mecanismo que faz com que administradores públicos ajam com responsabilidade. Além disso, entende que a sociedade, com a criação do Portal, terá como colaborar com o controle das ações dos governantes.

No Portal da Transparência você encontra notícias sobre Despesas, Recursos Humanos, Licitações, Receita, Restos a Pagar e Convênios. Acesse www.caieiras.sp.gov.br e acesse o link Portal Transparência.

N.R. Tem razão o Secretário Marcelo em dizer que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção, entretanto, para começar bem o Portal e não ter que usar o nariz do pinóquio, seria conveniente não deixar nada em branco, tal como a relação de compras feitas pela Prefeitura em 2010 - só os meses de Janeiro e março estão disponíveis, provavelmente houve algum erro não intencional de omitir as informações.


edson navarro