Versão para impressão

15/06/2011
Capela de São Pedro no Morro Grande

No tempo da escravidão, na fazenda São Pedro, onde é hoje o bairro do Morro Grande, todos os serviços braçais e cultivo eram realizados por escravos.

Com a abolição da escravidão, em 1888, todos os escravos deixaram a fazenda e não levaram a imagem de São Pedro, cultuada por eles.

Uma família, conhecida por família dos Gatos, levou a imagem para sua casa, onde ficou por vários anos.

Em meados de 1912, a família dos Gatos mudou-se para a Lapa, em São Paulo, e sugeriu que a imagem fosse levada para outra residência do vilarejo.

Os moradores, então, marcaram o dia para transferir a imagem e organizaram uma pequena procissão. Foram chegando à casa da família dos Gatos e quando a procissão estava para sair, um grande temporal desabou no local, impedindo que a procissão pudesse ser realizada.

Outra data foi marcada para a imagem ser transferida. Mas, os moradores reunidos acharam que a imagem não queria ir para a residência escolhida. Então, resolveram construir uma capela no centro do bairro para abrigar a imagem de São Pedro.

Em 1912, quando a capela foi concluída, voltaram à residência da família dos Gatos para buscar a imagem e a procissão pode ser realizada com toda a tranquilidade.

Dai em diante os moradores passaram a realizar, todos os anos, a festa em louvor a São Pedro na capela  que é a mais antiga de Caieiras.

Visite o blog:http://capeladesaopedro.blogspot.com/