Versão para impressão

07/11/2014
Vacinação contra a poliomielite e sarampo

A Secretaria da Saúde de Caieiras informou que a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e de seguimento do sarampo será iniciada no dia 8 de novembro. O público-alvo é composto por crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. A meta mínima é vacinar 95% dessa população.

A campanha vai até o dia 28, mas os "dias D", aqueles em que haverá a mobilização nacional e espera-se maior volume de aplicações, serão 8 e 22. A vacinação ocorrerá em cinco pontos: na UBS do Jardim Nova Era, na UBS da Vila Rosina, na Subprefeitura de Laranjeiras, na Policlínica do Jardim Vera Tereza e no Cias, das 8 horas às 17 horas.

O Posto do Jardim Nova Era fica na Avenida Eng. Gino Dártora, nº 1010. O da Vila Rosina, na Rua Luiz Remédio, nº 10. A Subprefeitura da Laranjeiras na Avenida Paulicéia, nº 400, a Policlínica do Jardim Vera Tereza, no Km 39,5 da Rodovia Tancredo de Almeida Neves e o Cias na Rua Ambrosina do Carmo Buonaguide, no Centro.

Há 25 anos não é notificado um caso de poliomielite no Brasil e o poliovírus, que transmite a doença, está erradicado desde 1990. O objetivo da 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é evitar a reintrodução do vírus no país.

Com relação a campanha de seguimento contra o sarampo, o intuito é resgatar as crianças menores de cinco anos ainda não vacinadas e corrigir a falha primária de vacinação contra o sarampo e a rubéola, para garantir a manutenção do estado de eliminação dessas enfermidades no Brasil.

Algumas contraindicações devem ser observadas: crianças imunodeprimidas, ou seja, com baixa imunidade, o que pode acontecer em casos de AIDS, tuberculose, diabetes, insuficiência renal crônica e câncer em tratamento quimioterápico, crianças com reação anafilática numa dose anterior ou reação alérgica a ovo.
 


site da pmc