Versão para impressão

12/06/2015
Dia dos eternos namorados: Dr. Helio e Dona Margarida

Vinicius: O amor é eterno enquanto dure, nesse caso, é eterno mesmo.

Em meio a comemoração do Dia dos Namorados, 12 de junho, existem casais que festejam também a união conjugal. É o caso de Hélio Ricciarelli, 84 anos, e Margarida Ricciarelli, 82, casados há 57 anos e juntos há 67. O casal realizou o enlace em 14 de junho e aproveitam a data para realizar a celebração do amor e de mais um ano de matrimônio.

Os dois que já passaram por muitas experiências falam como o amor, o respeito e a cumplicidade proporcionaram a ambos momentos de alegrias na vida conjugal.

Com muita descontração, eles se lembraram de episódios comuns na época que pouco permitia a aproximação sem que houvesse um compromisso. “Não tinha essa de ficar. O negócio era sério e tinha de existir compromisso. Uma separação ou gravidez fora do casamento tornavam-se escândalo. Hoje é muito diferente e ainda tentamos nos adaptar a essa nova realidade, apesar de vivermos felizes como somos”, disseram.

Mesmo com todo respeito que existia na época, dr. Hélio lembrou com carinho do dia em que viu Margarida pela primeira vez. “Me lembro como se fosse hoje. Eu a vi pela primeira vez na Estação Luz e não sosseguei enquanto não consegui conquistar o coração dessa mulher. Mas isso ocorreu sempre com muito respeito e carinho”, disse sr. Hélio.

Sobre terem se casado próximo ao Dia dos Namorados, eles explicaram que na época não se celebrava a data como atualmente, mas que agora aproveitam para fazer uma única comemoração. “Hoje aproveitamos o dia para fazer uma única celebração”, falaram.

Esclarecidos, citaram a nova realidade dos casais e destacaram a correria do dia-a-dia para justificar as diferenças daquele período. “No meu tempo, a mulher se casava e deixava a vida profissional de lado para se dedicar a constituir uma família. Hoje, tanto o homem, quanto a mulher, precisam trabalhar para se manter financeiramente. Talvez isso faça com que se tenha uma vida conjugal diferente nos dias atuais”, falou Margarida, lembrando que as divergências existem e devem ser superadas. “E só querer”.

Das experiências vividas em quase 70 anos junto, o casal destaca o respeito como primordial para a manutenção do matrimônio. “O amor só se acaba se ambos permitirem. Então o respeito, a harmonia e a cumplicidade são fundamentais entre um casal”.

Nota: Dr. Hélio é Cirugião Dentista e Presidente Honorário da ACISC Associação Comercial e Industrial de Caieiras.


Matéria e foto gentilmente cedida pelo jornal r.news (www.rnews.com.br)