Versão para impressão

23/10/2017
Acisc: Diretoria se reune e discute relatório do IPEA

Na última reunião da Diretoria da Acisc a pauta foi o o relatório do IPEA e os reflexos em Caieiras, após os debates ficou claro que os problemas apontados pelo instituto estão presentes no Município, com ênfase na falta de entrosamento dos órgãos responsáveis.

Relatório do IPEA

As pequenas empresas são as principais responsáveis pela baixa produtividade brasileira, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A pesquisa constatou que há uma lacuna grande entre o nível de produtividade das grandes e médias companhias e o das de pequeno porte.

A razão entre o desempenho das empresas maiores e das menores era de 1,73 até 2012, indicam os dados mais recentes obtidos pelo estudo.

O período de crise econômica, não contemplado na pesquisa, poderá ter agravado a situação, avalia Mauro Oddo, pesquisador do Ipea responsável pelo estudo.

O aumento da informalidade nos últimos anos é um dos fatores que pode ter reduzido ainda mais a produtividade das companhias menores.

"O universo informal não é contemplado por políticas públicas, não oferece qualificação aos trabalhadores nem utiliza linhas de crédito. Isso reduz a possibilidade de a empresa inovar e desenvolver seus processos internos."

Mesmo as empresas regularizadas apresentam um alto grau de informalidade –o que o estudo chama de semiformalidade. É o caso das companhias que fazem caixa dois ou não assinam a carteira de seus funcionários.

Outro problema do setor é que, embora existam muitos programas e entidades governamentais voltadas às pequenas empresas, falta direcionamento aos projetos e há uma escassez de dados para analisar o segmento.

 


jas