Versão para impressão

17/06/2022
Transmissão de covid-19 em São Paulo segue em alta, mas começa a desacelerar

Média de novos casos e internações voltou a crescer, porém numa escala inferior à das semanas anteriores.Vacinação e uso de máscaras continuam essenciais para estancar o avanço da pandemia

Os dados da semana epidemiológica mais recente (5 a 11 de junho) mostram um novo aumento nos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Estado de São Paulo — porém, já num processo de desaceleração da transmissão. As médias diárias de novos casos e internações por covid-19 aumentaram 9% e 13%, respectivamente, comparado a 29% e 45% na semana anterior. A média de mortes saltou de 29 para 60 óbitos/dia (aumento de 108%), mas especialistas ressaltam que esse aumento deve estar mais relacionado a um processo de subnotificação nas semanas anteriores do que a um aumento repentino de mortalidade. Os dados estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana, disponível neste link.

“As curvas de indicadores da pandemia em São Paulo sugerem que já há redução na velocidade de transmissão do sars-cov-2, que se reflete na redução dos porcentuais de aumento de casos e internações”, diz o professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP. “As projeções indicam que devemos atingir uma estabilidade dos indicadores nas próximas duas semanas, seguida de uma redução progressiva nas semanas subsequentes.” Cerca de 94% da população acima de 5 anos no Estado está com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), incluindo 62% das crianças com até 11 anos. É importantíssimo que todos continuem a se vacinar, incluindo a dose de reforço — que será obrigatória para acesso a todas as instalações e atividades da USP a partir do segundo semestre deste ano.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora a pandemia e divulgou um comunicado no dia 13, com informações atualizadas sobre protocolos de segurança sanitária e notificação de casos. O uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados da Universidade, assim como no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas também recomendado, sempre que houver aglomeração de pessoas. Recentemente, o Estado também voltou a recomendar o uso em ambientes fechados de uma forma geral – por exemplo, no interior de lojas e restaurantes -, em função do aumento na transmissão do vírus.

O Boletim Epidemiológico USP-Covid é publicado toda quarta-feira, com base em dados oficiais compilados pelo Comitê Científico do Estado. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.


jornal da usp