Versão para impressão

09/12/2009
Parceria Apae x Frango Assado

Parceria Apae Caieiras e Rede Frango Assado.

No dia 7 de Dezembro ultimo, recebemos a visita dos Gerentes, Miles e Claudinei e da Consultora de Operações, Sra Luciana Nieves, representantes da Empresa IMC – International Meal Company que é uma das maiores empresas do país no setor de alimentos , e proprietária da Rede de Restaurantes VIENA, Confeitaria Brunella , RA – Restaurantes Aeroporto, e da Rede de Restaurantes Frango Assado.
A visita teve a finalidade de implantar na Rede de Restaurantes Frango Assado, pertencente ao grupo IMC, o Projeto Nota Fiscal Paulista.
As urnas já estão instaladas nos caixas dos Restaurantes Frango Assado de Caieiras e Cajamar na Rodovia dos Bandeirantes, onde os clientes poderão doar os seus cupons fiscais para ajudar a APAE de Caieiras.
Os créditos que serão destinados à APAE, através das notas fiscais proporcionarão a realização de projetos que pretendemos implantar na entidade no ano de 2010.
A APAE de Caieiras se sente honrada com a parceria desse importante grupo internacional, o que mais uma vez, demonstra a responsabilidade e a seriedade com que administramos a nossa entidade,disse Marli Ap. da Silveira Assoni, Presidente da APAE – Caieiras.

Deficiência

Deficiência pode ser entendida como a impossibilidade de alguém exercer alguma função em virtude de alguma limitação física, intelectual ou orgânica. O deficiente não é um incapaz que nada pode fazer e, sim alguém que possui algumas limitações , como todas as pessoas. O que diferencia um deficiente de alguém considerado “ normal “ é o nível dessa limitação, o que não significa que essa limitação não possa ser contornada ou que o impeça de exercer outras atividades. Histórias maravilhosas de pessoas com deficiência , que conseguiram a despeito de todas as dificuldades ter sucesso em suas empreitadas, são exemplos também aqui na APAE de Caieiras. Atualmente a APAE conseguiu incluir 7 jovens no mercado de trabalho com carteira assinada em empresas do nosso município e na cidade de São Paulo.

Eles esbanjam produtividade pela força de vontade, determinação , ousadia e talento, requisitos que são valorizados no mundo do trabalho como disse o gerente do Supermercados Sondas de S.Paulo e onde a APAE colocou 2 jovens deficientes intelectuais para trabalhar.

E não é só no trabalho que os deficientes se sobressaem.

Alguns exemplos demonstram a capacidade de superação das pessoas com deficiência :

- os resultados obtidos pelos atletas paraolimpicos brasileiros em diversas modalidades esportivas são invejáveis. Nos jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007, o Brasil liderou pela primeira vez o quadro de medalhas : foram 228 medalhas , sendo 83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze.

O mundo científico também se surpreende com a genialidade do inglês Stephen Hawking, considerado o mais brilhante físico desde Albert Einstein, que necessita de cadeira de rodas para se deslocar e sintetizador de voz para se comunicar em decorrência de uma esclerose múltipla.

A musicalidade na voz de um cego , Andréa Bocelli, as composições musicais de Beethoven, que conseguiu compor cerca de 44 obras primas musicais em total surdez, as obras de Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que foi um escultor, entalhador, desenhista , e considerado o maior expoente do estilo barroco e das artes plásticas.

Apesar de todos eles serem rotulados como deficientes , se compararmos seus desempenhos com o nosso - ditos normais – em suas respectivas áreas de atuação , somos nós os deficientes em resultados.

A partir de certo momento a denominação de uma pessoa deficiente passou por eufemismos como : “pessoas excepcionais”, “com necessidades especiais “, portadoras de deficiência”, “portadoras de necessidades especiais” na verdade a denominação correta é “ pessoa com deficiência ”, pois elas não são portadoras de nada e, sim , tem uma deficiência.

Cada uma das pessoas deficientes com quem convivo diariamente,aqui na APAE, me abriu novos horizontes , mostrou maneiras diferentes de agir diante das mesmas adversidades, olhares incomuns para detalhes aparentemente sem importância, como fechar um botão de camisa ou amarrar os sapatos, me dá lições das dificuldades que nunca dei valor, mas que para um deficiente é uma grande conquista.

Encontrei e conheci , todo o tipo de mães : as que acompanham e carregaram – primeiro no colo e depois nas costas – seus filhos para as seções de reabilitação na APAE de Caieiras. As que alimentam incansavelmente o corpo e o espírito de seus filhos ensinando-os a acreditar em todas as possibilidades. Mães lutadoras , verdadeiras tecelãs de redes de apoio, construtoras de pontes entre seus filhos e o mundo que, souberam apresentar alternativas de novos espaços nas comunidades para seus filhos.Mães que buscam incessantemente o melhor para seus filhos e que jamais vão mostrar a eles quanto isso exigiu de renúncia simplesmente por não lhes passar pela cabeça pensar nelas antes dos filhos, em momento algum.

Na APAE frequentemente atendemos pais que acabaram de ganhar uma criança deficiente, e naquele momento ficam sem chão, vem em busca de alguém que tire suas dúvidas e com quem eles pedem apoio por não saber o que fazer. Procuram por alguém que enxugue suas lágrimas mesmo a distância e que ofereça seu ombro e ouça seus lamentos . E que mostre a eles que a fatalidade não é o fim do mundo, mas só o começo. O importante é que esses pais que procuram a APAE nesse momento , percebam a dimensão e as possibilidades oferecidas por esse começo.

 

A diferença não está em ser ou não deficiente , mas em como cada um supera as barreiras que inevitavelmente a vida oferece. As possibilidades oferecidas pela vida são muitas e variadas .

As escolhas que fazemos delas e a maneira como optamos viver é que fazem toda a diferença no mundo. A unidade de Reabilitação da APAE de Caieiras realiza 1200 atendimentos mensais gratuitos para a comunidade de Caieiras, além dos 60 estudantes que diáriamente freqüentam a escola, e precisam muito de sua ajuda pois por princípio,a entidade respeita a todos que regularmente contribuem para manter a entidade e a esses contribuintes devemos nossa gratidão e todo esclarecimento.




Apae Caieiras