» Colunas » Saúde

07/05/2017
Enxaqueca além da dor de cabeça

Compilação

Dor de Cabeça é Só Um Dos Sintomas da Enxaqueca. Conheça os  Outros.

Se você não sabia, com certeza já desconfiava: a enxaqueca não é só uma dor de cabeça.

De todos os sintomas da enxaqueca, a dor de cabeça quase sempre é o  mais dramático, mas nem de longe é o único. Na verdade a enxaqueca é um verdadeiro “pacote” de sintomas.

Agora vamos adiante, conhecer  outros possíveis sintomas da enxaqueca além da dor de cabeça propriamente dita:

AVERSÃO À LUZ (FOTOFOBIA)

Sensibilidade à Luz e Fotofobia

A fotofobia, ou aversão à claridade, ocorre com frequência. A pessoa, nesses casos, não aguenta ficar na claridade, ou mesmo expor-se a uma quantidade normal de luz, preferindo um lugar escurecido. Há dificuldade em focalizar objetos brilhantes, ou mesmo ver televisão, ler um livro, e assim por diante. Muitos recorrem a óculos escuros.

A fotofobia pode vir acompanhada de lacrimejamento e congestão ocular (os olhos ficam vermelhos). Todos esses sintomas podem aparecer numa crise de enxaqueca.

Quem sofre de enxaqueca pode apresentar fotofobia até mesmo quando não está com dor de cabeça. Não é incomum, no meu consultório, deparar com pacientes de primeira vez usando óculos escuros na sala de espera, que inclusive não é muito iluminada por razões óbvias, mas mesmo assim a luz pode incomodar.

Infelizmente, essa fotofobia, essa aversão à claridade, contribui para aumentar ainda mais a incompreensão de muita gente – incluindo familiares, colegas de trabalho ou de classe, cônjuges ou namorados, e até médicos e profissionais de saúde. Poucos entendem, e muitos se incomodam, com a necessidade de óculos escuros e o desconforto com níveis de claridade que, para as outras pessoas, seriam normais ou até baixos.

SENSIBILIDADE AO BARULHO – HIPERACUSIA (e não fonofobia, como muitos falam erradamente!)

Sensibilidade ao barulho – hiperacusia

Qualquer barulho incomoda, mesmo a voz mais baixa e suave ou a música mais relaxante, preferindo o doente permanecer num ambiente o mais silencioso possível. A essa intolerância, sensibilidade extrema, ao barulho, dá-se o nome de hiperacusia.

Esse fenômeno de sensibilidade extrema ao barulho (hiperacusia) é extremamente mal compreendido, inclusive por médicos, que se referem a ela com o termo fonofobia, que não se aplica de modo algum à maioria esmagadora dos casos de quem sofre de enxaqueca. Aguarde para breve artigo específico sobre esta grande confusão, incompreensão e atestado de desconhecimento.

A hiperacusia pode se manifestar em um ou ambos os ouvidos. Alguns enxaquecosos sofrem com essa sensibilidade ao barulho e aos sons em apenas um dos ouvidos, normalmente o ouvido do mesmo lado da dor de cabeça.

No meu livro, você encontrará as razões detalhadas pelas quais este fenômeno pode ocorrer em quem sofre de enxaqueca, com base no desequilíbrio químico do cérebro de quem tem enxaqueca. Se você ainda não leu meu livro, deveria ler o quanto antes, para seu próprio bem.

HIPERSENSIBILIDADE DO COURO CABELUDO E FACE

Cabeça sensível

Dificultando e tornando dolorosos atos como o de se pentear ou deitar sobre o lado acometido. O simples toque na cabeça já pode doer, nos indivíduos afetados. Nesses casos, a massagem na cabeça durante a crise está contra-indicada.

As sensações são as mais variadas: queimação, formigamento, dor e até coceira. Colocar uma presilha, ou simplesmente pentear o cabelo, tornam-se tarefas difíceis e dolorosas. Manter o cabelo preso se torna quase uma impossibilidade.

Todos esses sintomas aumentam, em última análise, o stress físico e emocional, facilitando a piora da enxaqueca, causando portanto um ciclo vicioso.

INCHAÇO AO REDOR DOS OLHOS, FACE, E, POR VEZES, TODO CORPO

Pálpebra inchada

Isto representa uma alteração do chamado equilíbrio hidroeletrolítico (de água e sais minerais) do organismo, traduzindo-se por acúmulo e extravasamento de água dos vasos sanguíneos para os tecidos vizinhos.

O resultado é o inchaço (também conhecido como edema) de pálpebras e rosto. Muita gente que sofre de enxaqueca relata que fica desfigurada durante uma crise.

Pior ainda: se a pessoa está passando por uma fase de muitas crises seguidas de enxaqueca, ou sofre de enxaqueca e vem apresentando episódios frequentes de dor de cabeça entremeados ou não por crises de enxaqueca, pode ficar com as pálpebras e rosto inchados até mesmo nos (poucos) dias em que não está com dor. Várias pacientes minhas relatam, durante a primeira consulta, que familiares e colegas de trabalho conseguem perceber que elas estão com enxaqueca naquele dia, só de olhar para elas. O aspecto muda, para pior. Quem pensa que a enxaqueca não consegue tornar feia a aparência de quem sofre dela, definitivamente não conhece a enxaqueca.

CORIZA E OBSTRUÇÃO NASAL (NARIZ ESCORRENDO E ENTUPIDO)

Coriza, obstrução nasal

Não raro, certas pessoas apresentam-se com o nariz escorrendo, ou então entupido, sempre que têm crise de enxaqueca. Muitos julgam ser rinite, alergia ou resfriado, mas o fato é que pode se tratar de outro fenômeno acompanhante da enxaqueca. A explicação pode basear-se em certas descargas do sistema nervoso local, levando a dilatação dos vasos sanguíneos nasais, bem como aumento de secreção. Nesses casos, a coriza e obstrução nasal cessam após terminada a dor, frequentemente retornando junto com as próximas crises.

ALTERAÇÕES DO HUMOR

Alterações do humor na enxaqueca

Estas alterações normalmente antecedem as crises de enxaqueca, podendo mesmo servir de premonição.

A pessoa, antes da dor, pode tanto ficar eufórica, experimentando sensação de alegria e bem-estar inigualáveis, ou, como é mais comum, ficar deprimida, nervosa, mal-humorada e com o corpo mole. É dessa forma que alguns já sabem que terão dor de cabeça naquele dia ou no dia seguinte.

A explicação é que existe uma estreita relação entre o centro cerebral que sedia as emoções e humor e os centros cerebrais de dor. As alterações de humor representam um dos elos da corrente bioquímica de eventos cuja consequência final é a dor de cabeça.

Claro está que, uma vez iniciada a dor, a alteração do humor se dá em 100% dos casos, e sempre para o lado do mau-humor, com muita justiça!

Um enxaquecoso poderá apresentar, mesmo fora das crises, ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade e flutuações do humor.

Lendo o meu  livro e aplicando à risca as recomendações, você saberá o porquê dessas alterações de humor e aprenderá minha visão sobre como reverter esta desagradável situação.

DISTÚRBIOS DE MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO

Memória e concentração

Quem sofre de enxaqueca, reclama quase sempre de problemas de memória, de que se esquecem com facilidade das coisas, de que têm dificuldade para pensar, raciocinar e se concentrar.

A razão deste fatos é a diminuição de um neuropeptídeo importantíssimo na enxaqueca chamado dopamina. No meu livro você encontra explicação detalhada deste processo e como melhorá-lo.

SENSAÇÃO DE CABEÇA PESADA OU CABEÇA LEVE

Cabeça pesada? Pode ser enxaqueca.

Difícil para o sofredor explicar direito esta sensação, mas ela, e outras alterações sutis da sensibilidade, podem ocorrer durante a crise de enxaqueca.

SENSAÇÃO DE QUE ALGO ESTÁ CAMINHANDO SOBRE A CABEÇA

Ocorre que a desregulação química cerebral da enxaqueca afeta as sensações objetivas, podendo originar este curioso fenômeno.

MEDO. PÂNICO. SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ ENLOUQUECENDO

Sensação de perigo iminente, medo de morrer, de passar vergonha, de perder o controle, sudorese, taquicardia, dores no peito, tonturas, náuseas, formigamento nas mãos – todos estes sintomas podem caracterizar uma crise de pânico. Os indivíduos portadores deste distúrbio desenvolvem extrema ansiedade entre as crises (de pânico), e acabam por procurar evitar situações até comuns, como entrar em elevadores, aviões, lugares fechados, ou aglomerados, dirigir carros ou ficar sozinho.

Isso, com certeza, tornará a vida do sofredor de enxaqueca ainda mais precária.

Estes distúrbios de pânico ocorrem muito mais frequentemente em indivíduos sofredores de enxaqueca. Não é propriamente um sintoma da enxaqueca, mas possui as mesmas raízes neuroquímicas, e normalmente quando o paciente melhora de sua enxaqueca, cessam também as crises de pânico.

No livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer, você encontrará soluções bastante envolventes e práticas para se livrar da sua enxaqueca.

Diferente do “Distúrbio do Pânico”, descrito acima, existe a sensação de medo da crise chegar, e a sensação de impotência diante dela. Esta sensação precisa ser controlada a todo custo, sob pena da dor vir mais intensa, ou até prolongar-se. Nesse sentido, técnicas de relaxamento podem ser de grande utilidade.

DIURESE EM EXCESSO

Diurese excessiva

Por aí se percebe como a enxaqueca é uma doença com vários sintomas, que não apenas a dor de cabeça. Em alguns indivíduos, aquele distúrbio hidroeletrolítico já mencionado acima, gera uma diurese excessiva durante a crise!

DIARREIA

Da mesma forma, alguns sofredores, durante as crises, apresentam este sintoma. A diarreia pode ocorrer como parte integrante da crise de enxaqueca, e passa junto com a crise.

FRAQUEZA, TONTURAS, DESÂNIMO

Sensação de fraqueza

Também, não é para menos. Com tanta dor e outros sintomas, é natural que isso ocorra: fraqueza nos braços e nas pernas, falta de energia – algumas pessoas que sofrem com enxaqueca muito frequente, voltam para casa da escola ou trabalho e não tem energia para fazer mais nada – mesmo que não tenham tido dor de cabeça naquele dia.

FALA EMBARALHADA

Fala embaralhada pode ocorrer na enxaqueca

Sim, por incrível que pareça para quem nunca teve isso, algumas pessoas que têm enxaqueca podem ficar com a fala embaralhada antes mesmo do início da dor de cabeça. Essa fala embaralhada se manifesta por dificuldade em articular as palavras, confusão de palavras, troca de palavras (a pessoa ia falar uma coisa mas saiu outra). Este sintoma provoca muita angústia não apenas para quem sofre de enxaqueca, mas também para os entes queridos, que se sentem preocupados e impotentes diante desse sintoma. Felizmente na maioria dos casos este sintoma não dura tanto quanto uma crise típica de dor de cabeça. Costuma durar em média 1 hora, e após esse período, a fala volta ao normal. Isto é um dos possíveis sintomas da chamada aura de enxaqueca. Quer saber mais sobre aura? Clique aqui e descubra que a aura de enxaqueca vai muito além deste sintoma de fala embaralhada.

TENSÃO E DOR NOS OMBROS E NUCA

Enxaqueca pode incluir dor no pescoço e tensão na nuca

É uma sensação que parece não querer ir embora nunca. A região da nuca fica tensa e dolorida, os músculos dos ombros e das costas, epecialmente a região entre as escápulas, dói e forma nódulos de tensão. Muita gente confunde essa dor com a causa da enxaqueca, achando que toda aquela dor de cabeça crônica é provocada por essa “tensão muscular” que se sente nessas regiões. Toda essa crença fica ainda mais reforçada quando, de tantos exames, se descobre algum problema, por exemplo na coluna, que de outra forma seria banal, mas que agora está sendo – erradamente – atribuído como se fosse a causa da enxaqueca. Mas não. Acredite: para a maioria dos casos, a melhora dessa tensão na nuca, pescoço e ombros só ocorre após uma melhora consistente da enxaqueca graças a um tratamento bem-sucedido.

BOCEJOS

Bocejando muito?

Costumam ocorrer inexplicavelmente, desde 1 dia antes da crise de enxaqueca. São bocejos incontroláveis, que podem dar aos outros a sensação de que você está com sono ou entediada, mas não é este o caso. Aliás, naquela hora nem você sabe por que está bocejando tanto. Descobre apenas várias horas ou um dia mais tarde, quando a crise de dor de cabeça desponta.

PRESSÃO ALTA OU BAIXA

Pressão alta ou baixa

A pior hora para medir a pressão é durante uma crise de enxaqueca. Mesmo assim, essa é a primeira coisa que muita gente faz, e acaba ganhando uma preocupação – felizmente infundada – de que a alteração da pressão foi quem causou a crise de enxaqueca. Se você tem qualquer dúvida sobre este assunto, por favor leia esta página.

SENSAÇÃO DE CISCO NO OLHO

Cisco? Cadê?

Outro sintoma possível de ocorrer (porém incomum), é a sensação de que há um cisco (argueiro) em um (mais comum) ou ambos (bem mais raro) os olhos. Diagnósticos que poderiam levar a esta sensação são descartados (olho seco, uso de remédios, problemas da córnea, conjuntivite etc), e mesmo assim, aparece esta sensação de cisco no olho (ou ambos os olhos), 1 dia antes (ou algumas horas antes) de uma crise de enxaqueca.

VISÃO EMBAÇADA / EMBARALHADA

Visão embaçada

Você quer ler um letreiro mas não consegue. Normalmente você conseguiria ler esse letreiro – ou livro, caderno, sinal de trânsito – claramente. Mas de repente, sua acuidade visual diminui sensivelmente, e você perde a capacidade de enxergar detalhes. Esse sintoma de visão embaçada pode começar horas antes de uma crise de enxaqueca, e pode se estender durante a crise. Quando a crise termina, a visão embaçada desaparece e dá lugar à sua visão normal.

Existem outros possíveis sintomas visuais na enxaqueca, e que fazem parte de um fenômeno chamado aura de enxaqueca. Clique no link para ler, assistir o vídeo e conhecer melhor a aura de enxaqueca, que pode se manifestar através de visão de pontos luminosos (como se fossem vaga-lumes), escurecimento parcial e progressivo da visão, entre outros.

QUER LER AINDA MAIS?

Quer saber mais sobre a enxaqueca, suas causas, sintomas e tratamentos? Você está no lugar certo. Comece pelo artigo que mencionei logo no início, sobre O Que é Enxaqueca. Muito melhor ainda: leia o meu livro, pois ele já ajudou muita gente a melhorar muito da enxaqueca. Visite esta página para mais informações.

AGORA É COM VOCÊ

Conto com SEU comentário

Você sofre de enxaqueca e “se reconhece” lendo este artigo sobre sintomas além da dor de cabeça?

Colabore compartilhando e espalhando a informação na sua rede social.

Se você tem enxaqueca e possui sintomas enumerados acima, seu compartilhamento na rede social colabora imensamente para eliminar a fama que a enxaqueca possui, de ser uma mera “frescura”.

A tarefa de mostrar a todos que a enxaqueca é uma doença crônica que possui uma série de sintomas importantes, é tarefa de cada um de nós, começando por você. O compartilhamento da informação na rede social enriquece a leitura e o conteúdo, e dá a esse artigo o caráter social que ele precisa ter, a fim de que nossa sociedade leve o quanto mais a sério essa doença que é a enxaqueca.

Fonte:

http://www.enxaqueca.com.br/blog/sintomas-enxaqueca-alem-dor-de-cabeca/

 

Enxaqueca x Mandíbula x Crânio

Sabe-se que, de alguma forma, a enxaqueca está relacionada a dores nos músculos da mastigação. Mas a relação com a disfunção temporomandibular (DTM) – que ocorre na articulação da mandíbula com o crânio – era feita independentemente da frequência da enxaqueca.

Em estudo recém-publicado, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMPR) da Universidade de São Paulo descrevem que quanto mais frequente for a enxaqueca (migrânea crônica) mais severos serão os sintomas de DTM, como dificuldade de mastigação e tensão na articulação temporomandibular.

“Nosso estudo mostrou que um paciente que apresente migrânea crônica – aquela que ocorre em 15 ou mais dias por mês – tem o triplo de chances de relatar sintomas mais severos de DTM, se comparado a pacientes com migrânea episódica”, disse Lidiane Florencio, autora do estudo que integra o Projeto Temático “Estudo da associação de aspectos clínicos, funcionais e de neuroimagem em mulheres com migrânea”, apoiado pela FAPESP.

Os dados foram publicados no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics. O estudo avaliou 84 mulheres na faixa dos 30 anos. Vinte e uma apresentavam migrânea crônica, 32 migrânea episódica e 32 não tinham migrânea.

Foram observadas taxas de prevalência de sinais e sintomas de DTM em 54% das mulheres sem enxaqueca, 80% das mulheres com enxaqueca episódica e em 100% daquelas que apresentavam enxaqueca crônica.

Para Florencio, a justificativa da associação entre frequência da enxaqueca e severidade da DTM pode estar nos níveis mais elevados de sensibilização desses pacientes.

“A repetição de casos de enxaqueca pode amplificar a sensibilização à dor. Nossa hipótese é que a enxaqueca atue como um fator que predispõe à DTM. Por outro lado, a DTM pode ser considerada um fator de perpetuação potencial para a enxaqueca, pois atua como uma entrada nociceptiva [de recepção de estímulos aversivos] constante que contribui para manter a sensibilização central e os processamentos anormais de dor”, disse.

Quem veio primeiro

DTM e enxaqueca são comorbidades. No entanto, embora haja uma predisposição de quem tem enxaqueca apresentar DTM, não necessariamente quem tem DTM apresentará enxaqueca.

“Quando o paciente tem enxaqueca, há maior chance de ele apresentar sinais e sintomas de DTM, já o inverso não é verdadeiro. Há casos de pacientes com DTM severa sem apresentar nenhum quadro de enxaqueca”, disse Débora Grossi, orientadora do estudo e coordenadora do Projeto Temático.

Os pesquisadores estimam, no entanto, que, embora a DTM não seja a causa da enxaqueca, ela pode facilitar a frequência e severidade de uma nova crise.

“O que sabemos é que a migrânea não é causada pela DTM. A enxaqueca é uma doença neurológica com causas multifatoriais. Já a DTM, assim como a cervicalgia e outras doenças musculoesqueléticas, é um conjunto de fatores que piora a sensibilidade de quem tem enxaqueca. O fato de ter a DTM pode piorar a migrânea, tanto em severidade quanto em frequências”, disse Florencio.

Tanto enxaqueca quanto DTM têm mecanismos patológicos muito parecidos. A enxaqueca é uma condição que afeta 15% da população em geral, sendo que 2,5% delas têm progressão na forma crônica.

A DTM tem causas multifatoriais, como o estresse e a sobrecarga muscular. Ela é um conjunto de sinais e sintomas em que o paciente pode ter sinais e sintomas articulares, como dor na articulação, redução dos movimentos da mandíbula e estalidos, podendo apresentar também um quadro muscular, como dor e cansaço muscular, ou irradiação da dor na musculatura da face e pescoço.

Diante dos resultados, os pesquisadores defendem que pacientes com enxaqueca devem ter os sinais e sintomas da DTM clinicamente examinados.

“Os dados obtidos mostram que a relação com a DTM, apesar de existir, é menor em quem tem poucas crises de enxaqueca, ou enxaqueca episódica. Só essa informação já deveria mudar a forma de avaliar esse paciente. Se quem tem enxaqueca tende a ter DTM mais severa, é preciso então que os profissionais de saúde avaliem nos pacientes com enxaqueca se ele apresenta sinais de sintomas de DTM”, disse Grossi.

Fonte:

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP

 

NOVO OLHAR PARA O TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Seymour Diamond, MD

Cerca de 26 milhões de americanos, quase 70% deles mulheres, são desafiados pelas cefaléias persistentes, algumas vezes incapacitantes, da enxaqueca. Embora o tratamento tenha melhorado dramaticamente durante a última década, as cefaléias enxaquecosas continuam a levantar dilemas diagnósticos e perguntas de tratamento entre os médicos do atendimento primário. Neste artigo, o Dr. Diamond discute o diagnóstico, o tratamento atual e as medidas profiláticas que podem oferecer esperança a muitos pacientes.

NOVOS TRATAMENTOS PROMETEM MELHORA DA CONDUTA

A enfermidade conhecida como enxaqueca foi identificada há milhares de anos, sendo conhecida em todas as civilizações do planeta. O registro mais remoto com descrição da cefaléia data da Mesopotâmia, 4000 a.C. Aretaeus da Capadócia (130 a 200 d.C.) elaborou a primeira descrição verdadeira da enxaqueca como entidade distinta devido à sua ocorrência unilateral, associação com náuseas, recorrência regular e paroxismo de dor separados por intervalos sem dor. Como a dor era unilateral, Aretaeus chamou esse tipo de cefaléia de "heterocrânia". Agora usamos a palavra "hemicrânia", que, literalmente, significa "metade da cabeça". Aretaeus também reconheceu as diferenças entre crises agudas de dor de cabeça que duravam dias (cefalalgia) e dores de cabeça crônicas (cefaléia).

CLASSIFICAÇÃO DAS DORES DE CABEÇA

Foram formuladas muitas classificações elaboradas de cefaléia, incluindo as recomendações de 1962 do Ad Hoc Committee on Classification of Headache of National Institutes of Health. O mais recente esforço foi publicado em 1988 pela International Headache Society. Essas classificações são complexas e longas e usadas primariamente com finalidades de pesquisa. Portanto, são difíceis de traduzir para a prática clínica.

Meu colega Donald J. Dalessio, MD, e eu elaboramos uma classificação prática de cefaléia para uso clínico. Classificamos as cefaléias em três categorias primárias (Tabela 1): cefaléias vasculares (enxaqueca, em salvas), cefaléias tensionais (por contração muscular) e cefaléias orgânicas (por tração, inflamatórias). Também subdividimos a enxaqueca em três tipos: enxaqueca com aura (clássica), enxaqueca sem aura (comum) e enxaqueca complicada (hemiplégica, oftalmoplégica e enxaqueca da artéria basilar).

Um grande número de pacientes tem enxaqueca, coexistência de enxaqueca e cefaléia tensional, o que consideramos uma categoria de sobreposição. Essa cefaléia combinada algumas vezes é chamada síndrome mista de cefaléia, enxaqueca transformada ou cefaléia diária crônica. Os pacientes que têm essas cefaléias geralmente podem diferenciar a cefaléia severa, que tem características enxaquecosas e ocorre duas a cinco vezes por mês, da cefaléia diária crônica menos intensa.

FISIOPATOLOGIA

Embora a fisiopatologia da enxaqueca não tenha sido estabelecida firmemente, devemos grande parte de nossos conhecimentos sobre fisiopatologia da enxaqueca a Harold G. Wolff, MD. Durante a década de 1930, O Dr. Wolff fez extensa pesquisa sobre enxaqueca, incluindo a realização de uma craniotomia em paciente que estava tendo uma crise aguda de enxaqueca. Ele observou a vasoconstrição cerebral inicial, seguida por vasodilatação extra e intracraniana. Também observou que a reação inflamatória estéril cercava o vaso afetado e que estava presente contração muscular secundária.

Com base nessas informações, o Dr. Wolff formulou a teoria vascular da enxaqueca. Ele também observou que certas substâncias vasoativas encontradas no tecido inflamado em torno dos vasos continham catecolaminas, histamina, serotonina, peptídeos, prostaglandinas e a substância de reação lenta da anafilaxia, que é um lípide ácido. O Dr. Wolff especulou se as crises de enxaqueca prolongadas (durando 24 a 48 horas) pareciam estar relacionadas à reação inflamatória estéril. Em decorrência dos achados do Dr. Wolff, foram usados corticosteróides para tratar cefaléias enxaquecosas prolongadas.

Os trabalhos de Sicuteri e cols. e de Curran e cols. confirmaram o papel da serotonina e de seus metabólitos durante todas as fases de uma crise de enxaqueca. Essas investigações demonstraram que os agentes liberadores de serotonina podem induzir crises enxaqueca-símiles. O fato de que muitos dos medicamentos mais recentes para tratamento de enxaqueca aguda são agonistas dos receptores de serotonina implica ainda mais a serotonina como participante fundamental na patogênese da enxaqueca.

Também foram propostas teorias neurológicas da enxaqueca. Estudos de Olesen e cols. sugeriram que a enxaqueca resulte de uma descarga anormal de um neurônio cerebral. A depressão alastrante, parte da teoria neurológica, poderia explicar o pródromo ou a aura da enxaqueca. Moskowitz identificou o gânglio trigeminal como fator na indução de inflamação dural neurogênica e subseqüente padrão vascular da crise de enxaqueca. Outras investigações mais recentes sugeriram que a substância P, a calcitonina e o óxido nítrico sejam ativos na cascata inflamatória dural que ocorre com as alterações vasculares ou que as causa.

DEFINIÇÃO DE ENXAQUECA

Embora tenham sido formuladas várias definições de enxaqueca, dependemos da definição desenvolvida pela World Federation of Neurology. Define enxaqueca como "distúrbio familial caracterizado por crises recorrentes de cefaléia amplamente variável em intensidade, freqüência e duração. As crises são comumente unilaterais e geralmente se associam a anorexia, náuseas e vômitos. Em alguns casos, são precedidas por desequilíbrios neurológicos e de humor ou se associam com eles".

A característica definitiva da enxaqueca com aura é a ocorrência de um complexo de sintomas neurológicos 5 a 30 minutos antes do início de uma crise aguda de enxaqueca. A enxaqueca complicada é descrita como crise de enxaqueca associada a sintomas neurológicos focais que podem persistir depois que a cefaléia desaparece. As enxaquecas oftalmoplégica, hemiplégica e da artéria basilar são consideradas formas de enxaqueca complicada.

Entre os adultos que têm enxaqueca, cerca de 70% são mulheres e, destas, cerca de 70% relatam uma relação entre crises agudas de enxaqueca e menstruação. As crises de enxaqueca menstrual podem ocorrer imediatamente antes, durante ou depois das menstruações. No entanto, algumas mulheres também podem ter crises em outras ocasiões do mês. Muitas mulheres relatam diminuição ou remissão completa das crises de enxaqueca depois do primeiro trimestre da gravidez.

CLÍNICA

A enxaqueca não é diária. A freqüência varia de algumas cefaléias a cada semana a um ou dois episódios a cada ano. Mais freqüentemente, as crises ocorrem duas a oito vezes por mês. A duração média é de 4 a 24 horas, embora alguns pacientes se queixem de cefaléia durando vários dias (estado de mal enxaquecoso). O grau de intensidade varia de moderado a incapacitante.

Pacientes que têm cefaléias enxaquecosas costumam descrevê-las como latejantes ou pulsáteis. Embora a dor da enxaqueca geralmente seja unilateral, pode ocorrer em ambos os lados da cabeça. A dor muitas vezes afeta as regiões frontal e temporal, mas pode ficar localizada atrás do olho. Da mesma forma, a dor pode irradiar-se para a cabeça e para outras regiões da face e do pescoço.

Devido à sua associação com náuseas, vômitos, fotofobia e fonofobia, tonturas, tinido e embaçamento visual, a enxaqueca costuma ser retratada como cefaléia "doentia". Os sintomas podem influenciar a seleção da medicação abortiva e de alívio da dor, bem como a via de administração. As cefaléias enxaquecosas costumam ser exacerbadas pela atividade física.

Embora a enxaqueca possa ocorrer primeiro na infância ou até os 50 anos, geralmente se inicia durante a adolescência ou a idade adulta jovem. Na enxaqueca infantil, os meninos e meninas são afetados igualmente até a puberdade, quando a predominância muda para meninas (60% a 70%). Até 70% dos enxaquecosos relatam antecedentes familiares de cefaléias semelhantes.

A FASE DE AVISO

Conforme declarado antes, os dois tipos principais de enxaqueca são diferenciados pela presença de aura (pródromos). A aura consiste em sintomas neurológicos focais localizados no córtex cerebral ou tronco encefálico e pode iniciar ou acompanhar a fase de cefaléia. Os sintomas se desenvolvem gradualmente no decorrer de 5 a 20 minutos e são atribuídos à vasoconstrição inicial. A aura tipicamente dura menos de uma hora.

Os sintomas da aura geralmente incluem fenômenos visuais como luzes cintilantes, linhas em ziguezague ou recortadas, manchas cegas, dificuldade de focalização e percepção distorcida. Algumas vezes, as imagens visuais ficam fora de foco ou parecem ser incomumente grandes ou pequenas.

Outro sintoma ocasional de aviso é a dificuldade de fala, como a incapacidade de encontrar a palavra certa ou o uso errado de palavras. Ocorre, em raras ocasiões, uma incapacidade completa de falar. Alguns pacientes não conseguem compreender o que é dito. Igualmente, a cefaléia pode ser precedida por afasia motora.

Alguns pacientes que têm crises enxaquecosas, com ou sem aura, também têm sintomas premonitórios vagos que iniciam de 12 a 36 horas antes que ocorra a cefaléia real. Os sintomas geralmente começam imperceptivelmente e se desenvolvem lentamente. Os sintomas premonitórios variam e podem ir de um extremo a outro (da euforia à retração, da hiperatividade à morosidade, da fome extrema à anorexia, da diarréia à constipação, da micção freqüente à retenção hídrica).

Outros sintomas premonitórios incluem bocejos e cansaço, dificuldade de atenção, alterações da personalidade, fala ininteligível, comprometimento da concentração, irritabilidade, agitação, sensibilidade à luz ou ao som, rigidez de nuca, fraqueza muscular geral, pele sensível e sede. Algumas pessoas têm uma sensação de bem-estar, ficam incomumente falantes e notam uma onda de energia. A face da pessoa pode ficar pálida, e os olhos podem parecer escuros, pesados ou fundos. Embora a vítima de enxaqueca não esteja ciente desses sinais de aviso, amigos ou parentes podem notá-los.

ariações nos níveis hormonais desencadeiam cefaléias em muitas mulheres; cansaço, dormir demais ou saltar uma refeição podem ocasionar enxaqueca em algumas pessoas. Medicamentos também têm sido implicados em crises de enxaqueca, incluindo agentes tais como a nitroglicerina, a reserpina, a indometacina, os contraceptivos orais e os medicamentos cíclicos de reposição estrogênica. Fatores psicossociais, como ansiedade, depressão, hostilidade reprimida, raiva e medo podem também ter seu papel.

TRATAMENTO

O tratamento da enxaqueca pode ser dividido em quatro tipos: medidas gerais, tratamento abortivo, medidas de alívio da dor e tratamento profilático. O estado de mal enxaquecoso pode precisar que sejam tentadas estratégias adicionais.

1. Medidas Gerais

Um importante passo no tratamento da enxaqueca é identificar e evitar desencadeantes de cefaléia. Como os pacientes com enxaqueca são particularmente sensíveis a alterações de rotina, sono regular e horários para as refeições devem ser mantidos. Embora o estresse não possa ser evitado, pode ser benéfico o treinamento em estratégias de convivência ou de tratamento do estresse. Semelhantemente, um número significativo de portadores de enxaqueca parece ser obsessivo, compulsivo e rígido, embora essa hipótese seja controversa.

Podem criar ambientes que apresentem enormes desafios. Por exemplo, uma mãe que trabalha volta à escola e também participa de numerosas atividades voluntárias. Em muitos casos, o portador de enxaqueca resiste a um período estressante, mas depois tem cefaléia intensa uma vez aliviado o estresse.

Certas atividades costumam desencadear crises agudas de enxaqueca, como olhar para luzes brilhantes ou para o Sol, bem como assistir a um programa ou filme televisão bruxuleante ou fora de foco. Recomendo o uso de lentes coloridas durante os momentos de exposição à luz brilhante para meus pacientes com enxaqueca. Ademais, voar ou estar em grandes altitudes, onde a tensão e a concentração de oxigênio geralmente fica abaixo do normal, pode precipitar crises de enxaqueca. A acetazolamida, diurético e inibidor da anidrase carbônica, tomada no dia anterior e no dia do vôo, pode ajudar os pacientes que tenham enxaqueca relacionada às grandes altitudes.

Alterações da pressão barométrica também são identificadas como desencadeante de enxaqueca, e os pacientes enxaquecosos podem ser especialmente sensíveis às condições climáticas.

2. Tratamento Abortivo

Até o início da década de 1990, existiam apenas alguns medicamentos para o tratamento agudo da enxaqueca. Muitos médicos começavam com analgésicos de venda livre ou antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs) de prescrição, progrediam para os ergotamínicos e usavam narcóticos como último recurso em pacientes que tinham crises agudas de enxaqueca. Muitas vezes, o tratamento envolvia uma ladainha de tentativas e erros antes que fosse encontrado um agente adequado. Com a introdução dos triptanos, a intervenção precoce com esses agentes pode reverter a cascata da enxaqueca.

Desde esse tempo, tem havido avanços no tratamento farmacológico da enxaqueca. Todavia, o tratamento do paciente com enxaqueca ainda requer freqüentes consultas, comunicação aberta entre médico e paciente e conhecimentos do médico e do paciente sobre os pontos intrincados do tratamento medicamentoso e das interações.

Por exemplo, a via de administração é importante para se obter o alívio porque tem impacto sobre a velocidade de ação. Embora a administração oral seja a mais simples, pode não ser apropriada para até 70% dos enxaquecosos que tenham náuseas e vômitos associados. A administração parenteral oferece a ação mais rápida, mas a auto-injeção pode não ser a escolha ótima para muitos pacientes, e uma ida ao consultório ou ao pronto-socorro atrasa o alívio tão terrivelmente necessário.

2.1 - Triptanos

A descoberta dos agonistas do receptor da 5-hidroxitriptamina (5-HT1) ("triptanos") ocasionou avanços notáveis no tratamento da enxaqueca. Esses medicamentos demonstraram eficácia em abortar crises de enxaqueca e têm afinidade variável pelos receptores 5-HT1A, 5-HT1B, 5-HT1D e 5-HT1F. Seu efeito antienxaquecoso é exercido por meio de uma via neural mediada por receptores no sistema nervoso central e no nervo trigêmeo, ponto em que a reação inflamatória neurogênica é bloqueada.

O succinato de sumatriptano, primeiro triptano a ser aprovado para tratamento abortivo da enxaqueca no início da década de 1990, originalmente estava disponível somente para injeções subcutâneas. Agora, o sumatriptano pode ser dado pelas vias oral e intranasal, bem como por injeção. Geralmente é bem tolerado e causa apenas efeitos colaterais menores (rubor, parestesias, opressão ou dor no peito ou rigidez de nuca, náuseas, desconforto na orofaringe).

Na primeira dose, o sumatriptano oferece pelo menos alívio parcial da cefaléia; uma segunda dose pode ser dada uma hora mais tarde ou em qualquer momento nas 24 horas seguintes se a cefaléia recorrer. No entanto, deve ser mantido um hiato de 5 dias entre os dias de uso. O sumatriptano não deve ser usado em pacientes com enxaqueca basilar ou hemiplégica, cardiopatia isquêmica ou angina de Prinzmetal e não pode ser usado concomitantemente com preparações de ergotamina ou inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs).

Foram desenvolvidos, nos últimos anos, vários agonistas da 5-HT1B/1D de segunda geração. Em 1998, a US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o naratriptano, o benzoato de rizatriptano e o zolmitriptano para o tratamento de enxaqueca. Deve ser observado que nenhum dos triptanos pode ser usado concomitantemente com derivados da ergotamina nem deve ser usado em pacientes com enxaqueca basilar ou hemiplégica, com cardiopatia isquêmica ou com angina de Prinzmetal.

O naratriptano tem meia-vida mais longa do que os outros triptanos e permanece ativo nos vasos por até 6 horas. Tem baixa incidência de efeitos colaterais, os mais comuns dos quais são náuseas e vômitos. O naratriptano é promissor no tratamento da enxaqueca menstrual porque tem meia-vida longa. Ademais, pode ser usado com IMAOs.

O rizatriptano é absorvido rapidamente, e seus efeitos podem ser observados em 30 minutos. É bem tolerado, mas pode causar alguns efeitos colaterais leves (gosto amargo na boca, tonturas, cansaço, sonolência, náuseas). O rizatriptano é o único triptano atualmente disponível em comprimido oral desintegrante, que oferece aos pacientes uma alternativa conveniente se preferirem não tomar água com sua medicação para enxaqueca. A formulação se dissolve rapidamente na língua, sendo absorvida através do trato gastrointestinal. Não exacerba as náuseas freqüentemente associadas a uma crise aguda de enxaqueca.

O zolmitriptano também é absorvido rapidamente e alivia crises de enxaqueca mais rapidamente do que alguns dos outros triptanos. Parece ter efeito em aliviar os sintomas associados, incluindo náuseas e sensibilidade à luz e ao som. Seus efeitos colaterais são semelhantes aos vistos com o sumatriptano e incluem náuseas, tonturas, parestesias na pele, sonolência, sensações de calor ou de frio, dor na mandíbula e opressão no pescoço ou na garganta.

Três novos triptanos (eletriptano, almotriptano e frovatriptano) podem ficar disponíveis em futuro próximo.

2.2 - Derivados da ergotamina

As preparações com tartarato de ergotamina, vasoconstritoras, são usadas no tratamento abortivo de enxaqueca há mais de 50 anos. Esses agentes estão à disposição para administração oral em combinação com a cafeína. A ergotamina também está à disposição para administração sublingual, mas, nos Estados Unidos, já não está disponível sob a forma parenteral. Numa crise de enxaqueca, deve ser tomada a dose adequada assim que possível para obtenção de resposta máxima.

Para prevenir as cefaléias de rebote ou ergotismo, deve-se ter cuidado em permanecer dentro dos limites de dosagem recomendados. Os derivados da ergotamina não devem ser usados em pacientes com doença vascular cerebral, cardiovascular, vascular periférica, cardiopatia isquêmica, doença renal ou doenças hepáticas, em casos de sepse e hipertensão severa. Ademais, as preparações com ergotamina devem ser usadas com cautela em pacientes com úlcera péptica e infecção recente, não devendo ser usadas na gravidez.

O mesilato de diidroergotamina também tem sido usado segura e eficazmente no tratamento abortivo da enxaqueca, e recentemente foi "redescoberto" por sua ação como agonista do receptor 5-HT1D. Também tem potente efeito sobre numerosos outros pontos receptores de aminas biogênicas. Diferentemente do tartarato de ergotamina, a diidroergotamina se associa a uma incidência mais baixa de náuseas, sendo mais venoconstritora do que vasoconstritora. Também pode ser usada para ajudar os pacientes que estejam em abstinência por dependência do uso de ergotamina.

A diidroergotamina está à disposição para injeção intramuscular/subcutânea e como spray nasal (no Brasil, somente spray nasal). Também tem sido usada com sucesso em doses intravenosas repetidas em pacientes com enxaqueca intratável; uma dose de 0,5 mg é dada em bolo intravenoso durante 2 a 3 minutos, em combinação com 10 mg do antiemético/antivertiginoso metoclopramida, podendo ser repetida a cada 8 horas por 3 dias nesses casos.

Devido às suas propriedades vasoconstritoras, a diidroergotamina está contra-indicada em pacientes que tenham doença vascular periférica, cardiopatia isquêmica, angina de Prinzmetal, hipertensão não controlada, enxaqueca hemiplégica ou basilar, comprometimento da função hepática ou renal ou sepse, bem como nas grávidas. Não deve ser usada concomitantemente com agonistas da 5-HT ou preparações de ergotamina. Igualmente, a diidroergotamina não deve ser dada a pacientes que tenham fatores de risco para coronariopatia, a menos que uma avaliação cardiovascular forneça evidências clínicas satisfatórias de que o paciente esteja razoavelmente livre de coronariopatia, miocardiopatia isquêmica e de outros distúrbios cardiovasculares significativos.

Para pacientes com fatores de risco preditivos de coronariopatia e que tenham avaliação cardiovascular satisfatória, a primeira dose de diidroergotamina deve ser dada num consultório. Como pode ocorrer isquemia cardíaca na ausência de sintomas clínicos, deve-se pensar em pedir um eletrocardiograma depois que é dada a primeira dose a um paciente com risco sabido de coronariopatia.

2.3 - Mucato de isometepteno

Nos pacientes que não consigam tolerar a ergotamina ou em quem os derivados de ergotamina estejam contra-indicados, o isometepteno pode ser alternativa eficaz. Como a ergotamina, o isometepteno tem ações vasoconstritoras cerebrais. Está disponível em preparação que também contém acetaminofen e dicloralfenazona, um tranqüilizante leve (nos Estados Unidos).

2.4 - Ácido acetilsalicílico e AINEs

O ácido acetilsalicílico e outros AINEs (ibuprofeno, naproxeno sódico) têm sido usados com sucesso em tratamento abortivo de enxaqueca. Os AINEs estabilizam e inibem a formação de prostaglandinas ativas. Também inibem a inflamação através de seus efeitos sobre a quimiotaxia, a fagocitose, a liberação de enzimas lisossômicas e a geração de cininas.

2.5 - Fenotiazínicos

Os fenotiazínicos cloridrato de clorpromazina e proclorperazina têm sido usados com eficácia nos pronto-socorros para o tratamento abortivo da enxaqueca aguda. A eficácia dessas drogas tem sido atribuída aos seus efeitos antinauseantes e tranqüilizantes. Ademais, suas ações dopaminérgicas e adrenérgicas podem desencadear mecanismos específicos envolvidos no processo de abortar a enxaqueca.

2.6 - Lidocaína

Um trabalho recente sugeriu que o uso de lidocaína intranasal seja útil para tratamento abortivo da enxaqueca aguda. Observou-se uma redução de 50% da cefaléia em 55% dos pacientes que usaram lidocaína. No entanto, foi comum a recidiva, que ocorreu logo depois do tratamento. Em pacientes selecionados, esse tratamento demonstrou benefício significativo.

3. MEDIDAS DE ALÍVIO DA DOR

O tratamento abortivo pode não resolver completamente uma crise de enxaqueca, podendo ser necessários analgésicos para aliviar a dor. Analgésicos de venda livre (ácido acetilsalicílico, acetaminofen, ibuprofeno, naproxeno sódico, cetoprofeno) podem ser eficazes. No entanto, o consumo exagerado desses analgésicos, particularmente os que contenham cafeína, pode produzir sérios efeitos colaterais. A abstinência de drogas contendo cafeína pode desencadear a cefaléia por falta de cafeína. Portanto, esses medicamentos devem ser evitados nos pacientes com crises freqüentes de enxaqueca.

O primeiro agente de venda livre aprovado pelo FDA para alívio da dor da enxaqueca foi a combinação de ácido acetilsalicílico, acetaminofen e cafeína. Esse agente combinado é sugerido para o tratamento agudo de cefaléia leve a moderada sem associação de vômitos e incapacidade. Recentemente, duas outras preparações de venda livre do ibuprofeno também receberam aprovação para o alívio da dor da enxaqueca. Ademais, um AINE parenteral, o cetorolac de trometamina, oferece analgesia não-narcótica e que não causa tolerância, tendo baixo perfil de efeitos colaterais. O medicamento é dado por via intramuscular em dose de 60 mg.

Entre as outras opções para alívio da dor estão o uso de narcoanalgésicos, antieméticos, fenotiazínicos e bolsas de gelo. Os narcoanalgésicos (codeína, cloridrato de meperidina, cloridrato de metadona), preferivelmente administrados por via parenteral, são eficazes para alívio da dor, mas têm o potencial de causar tolerância. Como com outras síndromes dolorosas, esses medicamentos não devem ser usados em pacientes com crises freqüentes de enxaqueca e jamais devem ser usados para cefaléias diárias.

Antieméticos e fenotiazínicos, dados por via parenteral ou retal, podem estar indicados em alguns pacientes com enxaqueca.

Os fenotiazínicos (incluindo o cloridrato de prometazina, a clorpromazina e a proclorperazina) também são úteis devido às suas ações tranqüilizante e antinauseante. Alguns antieméticos, como o cloridrato de trimetobenzamida e a metoclopramida, têm pouco efeito tranqüilizante. No entanto, a metoclopramida, um agonista do receptor 5-HT3, intensifica a absorção de medicamentos orais e tem sido usada com efeito em combinação com a diidroergotamina intravenosa. Esse uso da metoclopramida ocasionalmente causa nervosismo e tremores.

O tartarato de butorfanol intranasal é analgésico opióide agonista-antagonista misto totalmente sintético que originalmente estava disponível para administração parenteral. Sua absorção rápida através do nariz é intensificada por sua natureza lipofílica. O caráter altamente vascular da mucosa nasal acelera a captação e a absorção. Deve-se ter cautela devido à possibilidade de criação de tolerância com o butorfanol e não deve ser prescrito a pacientes que tenham cefaléias diárias.

Bolsas de gelo têm sido usadas por pacientes enxaquecosos há muitos anos. A aplicação de bolsas de gelo ou a comercialização de bolsas de gelo para aplicação no local da dor, juntamente com pressão delicada, pode reduzir a dor pulsátil associada às crises agudas de enxaqueca.

4. TRATAMENTO PROFILÁTICO

O tratamento medicamentoso profilático deve ser considerado nos pacientes que tenham mais de duas crises agudas de enxaqueca por mês. Também deve ser considerado em pacientes que tenham crises que comprometam seriamente as atividades diárias ou que durem vários dias.

4.1 - Betabloqueadores

Nas duas últimas décadas, os betabloqueadores têm sido reconhecidos por sua eficácia na prevenção das enxaquecas. Os pesquisadores têm sugerido que os betabloqueadores sem atividade simpatomimética intrínseca sejam mais benéficos do que os que possuam tal atividade. O cloridrato de propranolol, o maleato de timolol e o nadolol, todos os quais não possuem atividade simpatomimética intrínseca, são reconhecidos como agentes eficazes na profilaxia da enxaqueca. Cada um desses agentes é considerado não-seletivo e não deve ser usado em pacientes com distúrbios pulmonares.

Para pacientes com asma e outros distúrbios respiratórios, está indicado o tratamento com betabloqueador cardiosseletivo, como o metoprolol. Os betabloqueadores também estão contra-indicados nos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e distúrbios da condução atrioventricular. Ademais, os betabloqueadores devem ser usados com cautela em pacientes que usem insulina, hipoglicemiantes orais ou IMAOs.

4.2 - Anticonvulsivantes

O divalproex sódico tem mostrado eficácia na profilaxia da enxaqueca. Pode ter um uso particular nos enxaquecosos com distúrbios convulsivos concomitantes porque tem o potencial para prevenir crises convulsivas. O divalproex deve ser evitado em pacientes que tenham antecedentes de hepatite ou função hepática anormal. Recentemente, uma formulação de liberação prolongada e que pode ser usada uma vez ao dia recebeu aprovação do FDA.

4.3 - AINEs

O uso dos AINEs tornou-se cada vez mais comum na profilaxia da enxaqueca. A aceitação do tratamento com AINEs foi acelerada pelos resultados de um estudo randomizado com mais de 22 mil médicos do sexo masculino que usaram baixas doses de ácido acetilsalicílico ou placebo em dias alternados. Cerca de 6% dos que fizeram uso de medicação ativa tiveram crises de enxaqueca, comparando-se a 7,4% do grupo-placebo. Embora essa diminuição da freqüência da enxaqueca (20%) fosse modesta, os resultados sugerem que o tratamento com AINEs possa ser eficaz na prevenção da enxaqueca. Vários AINEs têm demonstrado eficácia profilática em diminuir a freqüência e a severidade da enxaqueca.

3.4 - Bloqueadores dos canais de cálcio

Os bloqueadores dos canais de cálcio podem ser considerados na profilaxia da enxaqueca, particularmente em pacientes refratários ao tratamento com betabloqueadores. A lógica para usar esses agentes origina-se em seu efeito na vasoconstrição intracraniana. A nimodipina parece ter acentuada seletividade para a vasculatura cerebral, e o cloridrato de verapamil também tem demonstrado efeitos antiplaquetários.

4.5 - Bloqueadores alfa-adrenérgicos

Para pacientes que apresentem enxaqueca relacionada a alimentos, o cloridrato de clonidina tem demonstrado eficácia. Também se observa que a clonidina, um agonista alfa, traz benefícios aos pacientes submetidos a abstinência de opiáceos.

4.6 - Antidepressivos

Os antidepressivos têm demonstrado eficácia contínua na profilaxia da enxaqueca há várias décadas. Acredita-se que os tricíclicos, particularmente o cloridrato de amitriptilina, sejam eficazes na prevenção da cefaléia devido às ações analgésicas, independentemente de seus efeitos antidepressivos. O uso de antidepressivos é preferido para o tratamento de enxaqueca coexistente com cefaléia tensional. O tratamento com antidepressivos também pode ser útil em pacientes refratários a outras formas padronizadas de tratamento. Nesses pacientes, deve-se considerar uma experiência com IMAOs.

4.7 - Anti-histamínicos e bloqueadores da serotonina

O cloridrato de ciproeptadina é o agente de escolha na enxaqueca infantil porque bloqueia os receptores de histamina e de serotonina. Os efeitos colaterais incluem sonolência e ganho de peso. A eficácia em adultos é mínima.

4.8 - Metisergida

Um derivado do ácido lisérgico, o maleato de metisergida é estreitamente ligado à ergotamina. Além de suas ações vasoconstritoras, a metisergida também parece bloquear os mecanismos inflamatórios da serotonina. Embora tenha mostrado eficácia na prevenção da enxaqueca, não é amplamente usada por causa dos efeitos colaterais graves em tratamento prolongado. Quando usada, os pacientes devem ser avaliados em intervalos mensais para descartar fibrose pulmonar, coronariana ou retroperitoneal, bem como vasculopatia periférica. Se um paciente tiver de ser mantido em uso de metisergida por 6 meses consecutivos, deverá ser pedido um intervalo de 4 a 6 semanas e um estudo com urografia excretora para descartar fibrose retroperitoneal.

ESTADO DE MAL ENXAQUECOSO

Nos pacientes que têm esse distúrbio, as crises de enxaqueca são implacáveis e refratárias ao tratamento convencional. Para algumas crises de enxaqueca que persistem por mais de 24 horas, o tratamento de escolha é o tratamento com adrenocorticosteróides, como a dexametasona ou a metilprednisolona na dose preconizada na bula. Considera-se uma reação inflamatória estéril como causa dessas crises prolongadas de enxaqueca.

Quando a enxaqueca persiste, os sintomas associados (náuseas, vômitos) podem trazer uma ameaça ao bem-estar do paciente. A desidratação pode tornar-se um problema e pode até ser necessária a internação para reposição de líquidos por via intravenosa e monitorização de eletrólitos no sangue. A diidroergotamina intravenosa (0,5 mg) dada com metoclopramida (10 mg) a cada 8 horas por 2 dias tem demonstrado eficácia no tratamento do estado de mal enxaquecoso. Esse tratamento evita o uso de narcoanalgésicos que causam dependência.

RESUMO

O tratamento bem-sucedido das enxaquecas envolve identificar e evitar os desencadeantes da cefaléia e usar tratamento abortivo apropriado uma vez reconhecida a cefaléia. As medidas de alívio da dor incluem analgésicos de venda livre, tratamento com AINEs parenterais quando necessário, e o uso de antieméticos e bolsas de gelo. Os narcoanalgésicos são usados somente como medida de "último recurso".

O tratamento profilático deve ser considerado em pacientes que tenham mais de duas crises agudas de enxaqueca a cada mês e cujas atividades diárias sejam gravemente comprometidas pelas cefaléias. Para o paciente no qual o estado de mal enxaquecoso ameace o bem-estar, podem ser necessários internação e tratamento mais intensivo.

https://www.psiquiatriageral.com.br/cefaleias/texto3.htm

 

 



Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna
 » ASCO 2023 Muitas novidades sobre o câncer
 » Vitaminas o perigo da Overdose
 » Omeprazol: os riscos de tomar por muito tempo
 » Noctúria
 » As comidas que você deve evitar
 » Depressão rebelde - Anedonia
 » Quantos passos é preciso para manter a saúde
 » Perda de peso x caneta injetável
 » Paracetamol o vilão do fígado
 » As diferenças entre homens e mulheres
 » Colesterol:50% menos
 » Transplante de fezes
 » AAS uma dose cada três dias basta
 » Câncer: o mistério dos micróbios que vivem em tumores
 » Alimentos processados podem ser melhores que naturais
 » Câncer:Tratamento CAR-T
 » Câncer de pulmão
 » Colesterol MITOS X VERDADES
 » Covid 19 x demência
 » Pão engorda?
 » Você sabe o que come?-cabelo no pão por exemplo!
 » Alimentos ultraprocessados fazem mal à saúde
 » 4 boas notícias no tratamento do câncer
 » Doença de Chagas está de volta
 » Os mitos e erros sobre os hemisférios do cérebro
 » Câncer de próstata:Remissão total
 » Magnésio tipos e benefícios
 » Semaglutida x perda de peso
 » Vitamina D
 » Cortisol x estresse
 » Vírus respiratório VSR o vilão da temporada
 » Carne processada & nitratos e nitritos
 » Agua
 » Colchão: Você limpa ele?
 » Vinagre x limpeza
 » Magnésio e sua importância para o corpo
 » Intestino irritável veja como se alimentar
 » Como substituir o açúcar com seis opções saudáveis
 » Dengue tem vacina aprovada
 » Enxaqueca
 » Fibromialgia
 » Salgadinho é mais barato que fruta
 » ELECTROMA
 » DIABETES X VITAMINA D3
 » Ameaça de AVC
 » Emoções nas redes sociais
 » Enfisema pulmonar é a terceira causa de mortes no mundo
 » Nao esquece da cabeça porque está grudada ?
 » Beber 8 copos de água por dia é exagero ?
 »  Alzheimer os sintomas
 » Dez mitos sobre envelhecer
 » NOVA ONDA COVID19 - VACINA BIVALENTE
 » Magnésio
 » Mudanças climáticas
 » ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS O PERIGO
 » Gripe ou a nova onda Covid19 ?
 » Meningite meningocócica pode ter evolução rápida
 » Papel higiênico entope o vaso ou não? Vamos descobrir!
 » Mudanças sociais
 » Chocolate
 » Imunoterapia contra o câncer
 » Restrição de proteínas ajuda a controlar diabete e reduzir obesidade,
 » Leishmaniose pode ser fatal
 » Câncer de sangue - nova terapia
 » Câncer retal curado
 » Sequelas de quem teve Covid-19
 » Zeaxantina protege os olhos
 » Emagrecedores proibidos pela Anvisa
 » Doença Falciforme a cura
 » Losartana:remédios são recolhidos
 » AVC ou derrame o que é ?
 » Câncer no testículo
 » Fungos podem transmitir doenças graves
 » Covid19 vírus desafia nossa imunidade
 » Covid19 e o Dímero-D
 » Assombroso não é ter câncer, mas sim não ter
 » Os chás que são venenos ou não ?
 » Vacinas com vírus desativados protegem mais
 » Aterosclerose e seus fatores de risco
 » Vacina em crianças
 » Câncer de tireoide em mulheres, superdiagnosticadas?
 » Leuclopasia oral
 » Melatonina
 » Covid19 - O pesadelo vai continuar em 2022 ?
 » Vacina: A importância da 3ª dose
 » USP isola variante do ômicron
 » Alzheimer x Viagra (sildenafil)
 » Um copo de água a cada refeição?
 » Ômicron o novo pesadelo
 » Semaglutida para emagrecer compensa ?
 » Inflamação sistêmica
 » Corticoide x escorpião amarelo
 » Antibióticos x bactérias resistentes
 » Aditivos químicos nos alimentos
 » Dedos de covid
 » Carambola uma fruta neurotóxica
 » Cardíacos e Idosos muita cautela em tomar Aspirina
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal
 » Coronavírus:Quem está com ele pode se vacinar?
 » Coronavírus:Variante P1 está se alastrando rapidamente
 » Paralisia facial reversão com laser
 » Vitamina D:suplemento não tem melhoras
 » Quando as vitaminas se tornam tóxicas
 » Coronavírus-remédio para câncer é esperança
 » Coronavírus:Atividade física não evita agravamento
 » Coronavírus: quanto tempo leva a resposta imunológica da vacina?
 » Vacinação: Perguntas e Respostas
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante
 » Coronavírus: Cientistas da USP fazem um panorama da situação
 » Alimentos que reduzem o colesterol e o triglicérides
 » Droga experimental pode reverter problemas na memória
 » Teste do covid19 pela saliva
 » Coronavírus: inflamassomas
 » O calor veio para ficar
 » Artrite reumatóide x hemopressina
 » Cirurgia combinada catarata mais buraco macular
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus
 » Tuberculose novos fármacos para o futuro
 » Coronavírus: perda repentina do olfato
 » Coma Ovo.....ou não ?
 » Guaraná contra o diabetes tipo 2
 » Nova terapia para o mal de Parkinson
 » Coronavírus são seis tipos com sintomas diferentes
 » Coronavírus: teste pelo plano de saúde
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19
 » Reumatismo e seus vários tipos
 » Colesterol alto x coronavírus
 » Coronavírus:Imunidade cruzada
 » Coronavírus: Porque os Diabéticos correm mais risco
 » Canabidiol desenvolvido na USP chega às farmácias
 » Espinheira santa
 » Coronavírus: Pneumonia silenciosa
 » Coronavírus: Ar condicionado pode espalhar
 » Fakes sobre o coronavírus
 » Coronavírus: Doenças crônicas
 » Alcool gel exige cuidados
 » Coronavírus e o Oxímetro
 » Coronavírus: Uso do anticoagulante heparina
 » A batata Yacon e o diabetes
 » Coronavírus não é pior que as outras pandemias
 » Coronavírus: Remdesivir - antiviral
 » Coronavírus: veja a posição da sua Cidade no ranking de mortes
 » Anita contra o coronavírus
 » Coronavírus: visão geral
 » Coronavírus: Mais um medicamento parece que funciona
 » Coronavírus: perguntas e respostas atualizadas
 » Coronavírus; hidroxicloroquina + Azitromicina = cura ?
 » Coronavírus: novos sintomas
 » Coronavírus: Vitamina "D" ajuda
 » Coronavírus-Guia para conviver com infectados
 » Coronavírus: cheirou cocô e não sentiu, cuidado
 » Coronavírus-Redução precoce do contato social
 » Coronavírus: o pânico mata!
 » Plantas antivirais
 » Coronavírus: Água e sabão é melhor que álcool
 » Coronavírus: China aprova medicamento
 » Coronavírus: Cartilha
 » Câncer de Mama - Novidade
 » Corona: Perguntas e Respostas
 » Corona: Mentiras e Verdades
 » Stress como lidar com ele
 » Coronavirus - novas notícias
 » Perda de Ossos:droga promissora
 » Cuide do seu coração
 » Hanseníase (Leprae) em alta
 » Câncer: mais uma esperança
 » Bactéria da gonorreia está mais resistente
 » Água viva - Caravela portuguesa podem matar
 » Aspirina, AAS novos estudos
 » Viciados em videogames-Coletânea
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento
 » Mirtilo (blueberries) baixa a pressão
 » Herpes genital
 » Demência: anticolinérgico aumenta o risco
 » Refrigerantes e Sucos x Câncer
 » Queimaduras o que fazer
 » Planos de Saúde:novas regras de portabilidade
 » Câncer de Mama: novo medicamento
 » Alimentos que aumentam 60% o risco de morte
 » Guia da Demência
 » Losartana pode causar câncer de pele
 » SUS entendendo seu atendimento
 » Barba é mais suja que pelo de cachorro
 » Super fungo se espalha pelo mundo
 » Aspirina baixa dose, a bomba
 » Fungos cuidado com eles
 » Insulina Basaglar como usar
 » Gingko Biloba - Compêndio
 » Aspirina, diurético e omeprazol são associados a câncer
 » Insulina antiga é boa e segura diz Harvard Medical School
 » Retinoblastoma virus é esperança
 » As batatas de sofá começam cedo-Harvard M.S.
 » Moringa um modismo ?
 » Ômega 3,6,9 não servem para nada? - Há controvérsias
 » Plantas medicinais
 » Ataques de pânico
 » Peixe x envenenamento por mercúrio
 » Escritórios: fonte de germes
 » Diarreia como tratar
 » Laticínios ajudam contra doenças
 » Doença da urina preta (Haff)
 » Rapidinhas II da Harvard Saúde
 » Ômega-3: quando vale a pena tomar
 » Rapidinhas da Harvard Saúde I
 » Metformina droga maravilha ?
 » Espuma na urina
 » O café nosso de cada dia
 » Sangue na urina
 » Manga reduz gases e faz bem na pós-menopausa
 » Sono: alimentos que não combinam
 » Alimentos que combatem o diabetes
 » Perder peso: mitos e verdades
 » Aspirina contra Alzheimer
 » ayahuasca é antidepressivo segundo a UFRN
 » Pulgões como acabar com a praga
 » Microondas porque a comida não é gostosa
 » Rinosinusite tratado geral
 » Álcool em pequenas doses pode proteger o cérebro
 » Sepse aprenda a reconhecer
 » Vírus da zika elimina câncer cerebral
 » Transplante de células-tronco é eficiente contra diabete tipo 1
 » Como Remover Super Bonder-Super colas
 » Interstício o novo órgão do corpo humano
 » Antibióticos: hepatotóxicos e nefrotóxicos
 » Autistas: novas pesquisas
 » Câncer raro é curado com imunoterapia
 » Hanseníase tem cura
 » Doenças do pênis
 » Sangramento no nariz
 » Remédios que podem fazer mal aos rins
 » DST - Doenças sexualmente transmissíveis
 » Coluna: Infiltração e bloqueio
 » Remédios que têm efeitos colaterais assustadores
 » Alimentos nada saudáveis
 » Luz infravermelha terapeutica
 » Osteoporose tem novo medicamento
 » Iluminação artificial aumenta o risco de câncer e depressão
 » Calcinhas menstruais absorventes
 » DNA seria um biocomputador ?
 » Laringite
 » Tratamentos fúteis e degradantes
 » Bicarbonato desintoxica a Maçã
 » Febre Amarela Vacinação tem contra indicações
 » Como se Livrar de Catarro na Garganta
 » Imã de mosquito
 » Mal de Parkinson: nova droga
 » Ibuprofeno e Diclofenato podem parar o coração
 » Gordura no Fígado x açucar
 » Estudo da USP usa planta para matar células infectadas com HIV
 » Carboidrato: pior para o coração
 » Enxaqueca x mandíbula x crânio
 » Fome celular leva à metástese
 » 10 coisas que você jamais deve usar no avião
 » Sexo oral e a supergonorréia
 » Ervas e plantas que combatem doenças
 » Sal rosa do Himalaia faz mesmo bem para a saúde?
 » Diabetes: Veja as novidades
 » Câncer de próstata: Olaparibe
 » Cigarro light é mais perigoso
 » Chocolate amargo faz bem ao coração
 » Enxaqueca além da dor de cabeça
 » AVC - Acidente vascular cerebral
 » Você cheira mal ?
 » Tipo sanguìneo e o risco de infarto
 » Maconha: a diferença entre o remédio e o veneno
 » Vermes invasores de cérebros
 » Plantas medicinais
 » Infecções urinárias na mulher
 » Queijo: comer muito não afeta o colesterol
 » Glútem:baixo consumo pode levar à diabetes
 » Salsicha: menos 15 minutos de vida em cada uma
 » Hipoparatireoidismo é tema no Endocaipira
 » Câncer antes dos 30 anos
 » Sinais ignorados antes de um infarto
 » Mal de Parkinson: antibiótico é esperança
 » Absorvente pode causar choque tóxico
 » Fitoterápicos x alopáticos interações perigosas
 » Ibuprofeno alivia pouco a dor nas costas
 » Noz da Índia e chapéu de Napoleão proibidos
 » Lichia cuidado com ela
 » Faz mal tomar remédio vencido?
 » Cuidado com analgésicos
 » Câncer de próstata novo tratamento promissor
 » Medicamentos perigosos se mal utilizados
 » Estética: produtos provocam deformidades
 » Alimentos perigosos
 » Secador de mãos: Cuidado!
 » Alimentos que substituem produtos de limpeza
 » Câncer de ovário:medicamentos mais precisos
 » Salada em pacote tem risco de contaminação
 » Como prever o divórcio com duas perguntas
 » Pipoca faz bem à saúde ?
 » O câncer de mama e as "despeitadas"
 » Quantos litros de água devemos beber por dia?
 » O que acontece quando você não sonha
 » Falta de proteínas causa doenças
 » Planos de saúde com coparticipação
 » Hospitais: Erros podem matar mais que câncer
 » Câncer de pulmão tem novo medicamento
 » Gonorréia está ficando intratável, diz OMS
 » Anticoncepcional para emagrecer é perigoso
 » Calcio em excesso pode fazer mal ao coração
 » Alimento caiu no chão ? Cuidado
 » Precisa descansar? Então fique sozinho
 » Chia e seus benefícios, segundo a Unicamp
 » Remédio para asma é associado a surtos psicóticos em crianças
 » Salsicha não, café sim!
 » Droga consegue efeitos contra Alzheimer
 » soneca reduz o risco de infarto e derrame.
 » Dormir cedo e o risco de problemas cardíacos
 » Aspirina: ingerir uma a cada três dias pode evitar infartos e AVC
 » Fio dental: continua a polêmica
 » Quer saber se vai passar dos 70 anos? Olhe para seus pais
 » Garrafas plásticas têm mais germes que vasilha de cachorro
 » Dez medicamentos que oferecem risco
 » Baixo consumo de água aumenta risco de obesidade
 » Cai o mito da alimentação de três em três horas
 » Zumbido nos ouvidos
 » Manteiga não faz mal ao coração
 » Luz de led pode curar feridas expostas
 » Perdoar faz muito bem à saúde
 » Cereais integrais reduzem o risco de morte em 20%
 » Esclerose múltipla: novos tratamentos
 » Antidepressivos para crianças
 » Muito sal faz mal ? pouco também
 » Pipoca de Micro Ondas pode fazer mal a saúde ?
 » Zika pode ser combatido com cloroquina
 » Plantas venenosas para seu animal de estimação
 » Câncer tem novo medicamento imunoterápico
 » Gripe Comum x Gripe Suina ( H1N1)
 » Tamiflu gera controvérsias, é um medicamento bom ou ruim ?
 » Tamiflu: medicamento polêmico
 » Gripe Suina: Vacina causou polêmica
 » Alimentos que podem matar
 » Pílula da USP contra o Câncer acompanhe
 » Não dirija se estiver com raiva ou triste
 » Manual do diabetes
 » Zika vírus - microcefalia
 » Omeprazol : consequências do uso prolongado
 » 20 indícios de que você namora um(a) imbecil
 » Adolescentes: Cuidado com absorvente interno
 » Cremes para estrias não funcionam
 » O Apêndice é útil para o corpo
 » Mitos sobre o Diabetes
 » Exame de urina
 » Medidas de segurança do paciente têm resistência de médicos, diz anestesista
 » Cheirar cocô é melhor que tomar antibióticos
 » Uma em cada três pessoas no mundo não lava as mãos adequadamente após ir ao banheiro
 » Conheça os benefícios da pimenta
 » Gestantes não devem beber uma só gota de álcool
 » Câncer: fosfoetalonamina feita pela USP causa polêmica
 » Uso prolongado de calmantes pode elevar risco de Alzheimer
 » Como prevenir a perda de memória
 » Diabetes pode aumentar risco de Alzheimer em 50%
 » Dicas para ajudar no contrôle do diabetes
 » Ajustes na dieta ajudam a controlar o diabetes
 » Remédio contra diabetes reduz risco de morte cardiovascular
 » Pressão alta, 12x8 agora é oficial
 » Truvada pode ser a nova vacina contra o HIV
 » Hospital do Homem
 » Diclofenatos: qual a diferença ?
 » Café x Câncer
 » Manual da Insulina 40 horas
 » Margarina e ataque cardíaco
 » Cinco dicas para reduzir o açúcar
 » Diabetes x Cromo (Chromium)
 » Tabelas de carboidratos
 » Plano de saúde da empresa pode ser mantido após demissão
 » Bebidas açucaradas causam mortes
 » Pílula do dia seguinte antiaids passa a ser distribuída
 » Câncer de mama na menopausa
 » Vinho tinto reduz chance de câncer de mama
 » Comer peixes e vegetais aumenta expectativa de vida
 » Manual de Contagem de carboidratos e calorias
 » Alimentação balanceada e atividades físicas previnem diabetes
 » Alzheimer pode ter início 18 anos antes dos primeiros sintomas
 » Sedentarismo atinge 46% dos brasileiros; mulheres são maioria
 » Limão e Cravo para afastar insetos
 » Otimismo e satisfação com a vida diminuem risco de morte
 » Alimentos que ajudam a proteger das doenças de inverno
 » Conheça seis alimentos anticâncer
 » As cinco piores e melhores guloseimas das festas juninas
 » Castanha do Pará combate o envelhecimento
 » Alzheimer: tipo sanguíneo O ajuda contra a doença
 » Canela
 » Carqueja tudo o que se sabe sobre ela
 » Cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer
 » Copinho menstrual, novidade no mercado feminino
 » Ginko Biloba, Ginseng interação medicamentosa
 » Gatos: a mordida pode ser fatal
 » Pães e suas calorias
 » Aspirina diminui risco de câncer colorretal — mas não para todos
 » Amendoim faz bem ao coração
 » Os homens que passam o HIV de propósito
 » Doenças cardíacas: previsão é superestimada
 » Menopausa, câncer de ovário e a reposição hormonal
 » Invenção substitui antibiótico por luz
 » Dor de ouvido - altas temperaturas
 » Câncer : maioria é "Má Sorte ou Azar"
 » Metformina x doença renal
 » Aspirina x AVC (30 mg.)
 » Aspirina : mais estudos
 » Coceira nos olhos e pálpebras
 » Risco de pacientes desenvolverem diabetes pós-transplante renal
 » Pesquisa descobre pimenta que funciona como Viagra
 » Plano de saúde cobre tratamento experimental
 » Câncer de Mama e a falta de lubrificação vaginal
 » Câncer de mama e o ginseng vermelho
 » Câncer: nova droga (proteina da saliva de carrapato)
 » Ebola
 » Câncer de mama previna-se
 » Acha que está com Alzheimer? Talvez você esteja mesmo
 » Estudo indica que adoçante eleva glicose no sangue
 » Planos de saúde: saiba como garantir seus direitos
 » Cerveja faz bem para a saúde?
 » Plano de Saúde aumento por faixa etária
 » Insuficiência cardíaca nova droga traz esperança
 » Café ajuda a evitar zumbido nos ouvidos
 » Verrugas: como tratar
 » Aplicação de insulina com agulha certa
 » Dez maneiras de evitar a alergia respiratória
 » AVC: proteínas de carnes não vermelha protegem contra derrame
 » Diabetes: Implante combate doença dos olhos
 » Alzheimer: Proteína reverte danos
 » Alzheimer: Canela ajuda diz Professor
 » Alzheimer: uma moléstia espiritual ?
 » Imunoterapia traz esperança para tratamento de câncer agressivo
 » Remédio para diabetes combate envelhecimento (metformina)
 » Margarina: câncer de mama e doença cardíaca nas mulheres
 » Diabetes prejudica mais a saúde cardíaca das mulheres do que dos homens
 » Diabetes últimas notícias
 » Exercício intenso pode causar problema cardiovascular
 » Vinho não faz tão bem para a saúde como você pensa
 » Antibióticos: OMS alerta para a resistência
 » Gripe H1N1 evite com medidas simples
 » Hepatite C novo tratamento é eficaz
 » Tamiflu é um remédio ruim
 » Vitamina D : falta prejudica os rins diz estudo feito na USP
 » Doença rara é ligada a prótese de silicone e vacinas
 » Diabetes: inflamação pode ser a causa
 » Como a medicina da doença funciona!
 » Erva chinesa contra o câncer de mama
 » Os senões da vacina contra o HPV
 » Insulina como aplicar corretamente
 » Santo dime - ayahuasca
 » Vida longa.....
 » A grande mentira do colesterol
 » A agonia do Colesterol - Estatinas, a grande fraude
 » “A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”
 » Planos de Saúde Idosos
 » Próstata: novo exame não invasivo
 » Planos de Saúde: Perguntas & Respostas
 » Dietas: os vilões camuflados
 » Café faz bem ao coração, diz estudo no Incor
 » Diabéticos: cuidado com os novos medicamentos
 » Alumínio, tenha cuidado com ele.
 » Própolis
 » Alzheimer: Medicamento contra câncer pode levar à cura
 » Hérnia de disco, antibióticos são úteis, diz estudo.
 » Insuficiência de vitamina D
 » EUA investigam riscos ao pâncreas causados por remédios contra diabetes
 » Direitos dos diabéticos
 » kimchi combate o colesterol
 » USP testa estimulação com corrente elétrica para depressão
 » Vacina contra a Gripe e narcolepsia, fique atento
 » Tio Tonico
 » Tumores renais benignos tem tratamento
 » Angioplastia, mais uma controvércia na medicina
 » Leucemia: terapia usa HIV inativo
 » Veneno de cascavel contra o câncer
 » Técnica experimental livra diabéticos de injeções de insulina
 » Ponte de safena é melhor para coração diabético
 » Equilíbrio do PH corporal
 » Mastigação é aliada do emagrecimento.
 » Vacina contra gripe : Mitos x Verdades
 » Urine antes de entrar no carro
 » Quando devemos nos preocupar com as marcas de nascença ?
 » Exercícios podem estimular o cérebro a preservar a memória.
 » Primavera, beleza pelas flores, pesadelo para os alérgicos.
 » Como identificar falsos nódulos de tireóide ?
 » Posição correta ao dormir evita problemas na coluna .
 » DESCUBRA A DIFERENÇA DO HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO ...
 » Um bicho papão chamado Alzheimer .
 » Enurese Noturna .
 » 11 fatores de risco para a Osteoporose .
 » Cuidados com o coração.
 » Anvisa suspende venda de lote de xarope adulto rotulado como infantil .
 » Celulares têm em média , dez vezes mais bactérias do que banheiros .
 » Manteiga x Margarina
 » Idosos estão sendo medicados erroneamente?
 » Sucos e chás .
 » Colesterol sugestões para tratamento
 » Endometriose novo medicamento
 » Quimioterapia pode estimular o crescimento do câncer
 » Sedentarismo
 » Pimentas combatem a depressão , ajudam a perder peso e melhoram a cirulação sanguínea .
 » Problemas na coluna ou no joelho podem ser causados por sapato inadequado , dizem especialistas .
 » Para dormir melhor ....
 » Sete dicas para cuidar do coração.
 » Doenças
 » Pé Diabético ...
 » Soja : pode ser uma grande vilã ....
 » Café evita insuficiência Cardíaca .
 » Hipoglicemia :
 » Contagem de Carboidratos !!
 » Adoçantes : Que tal conhecê- los melhor ?
 » O que afeta o controle da glicemia ?
 » Bebida alcoólica pode provocar hipoglicemia ?
 » Café contra o Alzheimer
 » Curiosidades sobre o nosso corpo
 » Complicações.
 » Brasil terá açúcar que não engorda e pode ser usado por diabéticos.
 » - Droga para diabetes pode ser aprovada como tratamento contra ... Victoza (liraglutide): Novo remédio para emagrecer.
 » A diabetes toma controle das emoções.
 » Diabetes tipo 2 - critérios de diagnóstico e dicas de alimentação.
 » CUIDADOS ....
 » Pâncreas artificial passa por primeiro teste ambulatorial nos EUA.
 » Veneno de caracol marinho pode levar a nova abordagem contra o diabetes tipo 2.
 » Tatuagem que monitora diabetes !!
 » Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos.
 » Onde posso encontrar uma Associação de Diabetes ?
 » Diabetes e vacinação contra gripe.
 » Úlceras aumentam o risco de diabetes .
 » Tratamento odontológico gratuito - são 50 vagas para pacientes diabéticos .
 » Mudança de temperatura exige cuidados redobrados dos diabéticos .
 » Compostos presentes em cosméticos estão associados à diabetes.
 » Protozoário da doença de Chagas pode desenvolver proteção ao diabetes tipo 1.
 » Trabalhadores noturnos estão em maior risco de diabetes e obesidade.
 » Enzima encontrada na saliva ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
 » Café da manhã com baixo índice glicêmico controla taxa de açúcar durante o dia.
 » Dieta Pós Páscoa - Ficar sem comer por causa do exagero é errado, diz nutricionista.
 » Com novo pâncreas, paciente está livre do diabetes e das injeções de insulina .
 » Criança com diabetes precisa de cuidados especiais.
 » Medicamento para tratar diabetes pode reverter o avanço do Alzheimer.
 » Diabéticos e os Ovos de Páscoa.
 » Comer maçã e pêra regularmente diminui risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 » Anvisa interdita lote de remédio contra diabetes.
 » Ingestão regular de arroz branco aumenta risco de diabetes tipo 2.
 » Por que o Diabetes e a Depressão costumam caminhar junto ?
 » Anvisa cancela registro de medicamento contra Diabetes.
 » Controle da proteína FoxO1 protege músculo cardíaco do diabetes.
 » Direitos dos portadores de Diabetes .
 » Mulheres que ficam sentadas por longos períodos são mais propensas ao diabetes.
 » Vitamina E e a Osteoporose
 » Remédio contra diabetes melhora controle glicêmico sem causar hipoglicemia .
 » Diabetes pode começar no intestino.
 » Limão
 » Sangue retirado de doença periodontal pode ser usado para diagnosticar diabetes.
 » Mães com diabetes : saibam a melhor forma de amamentar seu filho.
 » Glicemia também afeta articulações.
 » Diabetes e Carnaval.
 » Recomendação : Mulher com diabetes não deve usar pilulas .
 » Xixi, porque ele muda de cor ?
 » Diabéticos : para refrescar , saiba escolher a bebida .
 » Diabetes age de maneira silenciosa e persistente podendo levar a resultados desastrosos
 » Coca Zero dá Câncer ?
 » Alimentos que controlam o Diabetes.
 » Remédios para pressão alta e diabetes ficarão mais baratos até maio.
 » Má alimentação é fator de risco para o diabetes , segundo os médicos .
 » Alterações na pele e Diabetes .
 » Homens são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 .
 » Disautonomia Diabética - Saiba do que se trata esta grave complicação do Diabetes.
 » Má alimentação na gravidez causaria diabetes em bebês, diz pesquisa.
 » Café reduz risco de diabetes tipo 2.
 » Célula-tronco de cordão umbilical atenua diabetes tipo 1 em estudo .
 » Compra saudável tem até receita.
 » Ratos diabéticos proporcionam avanço na pesquisa sobre a esclerose múltipla.
 » Estudo duvida de eficácia da redução de estômago contra diabetes tipo 2.
 » Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.
 » Sono ruim aumenta problemas de saúde e comportamento em diabéticos jovens.
 » Nutricionista da dicas para quem exagerou nas festas de fim de ano.
 » Mulheres Diabéticas.
 » Diabéticos e exercicios físicos .
 » Programas de verão pedem maior consumo de calorias.
 » Candidíase : Um mal comum em diabéticos .
 » Confira 6 dicas para controlar o diabetes durante as férias e viagens.
 » Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes.
 » Empregos de turno rotativo favorecem diabetes tipo 2.
 » Vem chegando o Natal !!!
 » Orientações dietéticas para o paciente diabético com insuficiência renal crônica.
 » Alimentos: Mitos e Verdades
 » Abaixo o colesterol
 » Dieta a base de vejetais reverte doenças cardíacas
 » Cuidados com os pés .
 » Infarto, conheça os sintomas
 » Diabetes e Emergências ....
 » Iogurte fortificado com vitamina D protege diabéticos contra doenças cardíacas.
 » Metformina pode ajudar a reduzir o risco de câncer
 » Ervas medicinais
 » Consumo de Peixes diminui risco de diabetes.
 » Diabulimia , os perigos da doença que associa a Diabetes com Bulimia Nervosa.
 » Diabetes pode causar atrofiamento cerebral.
 » 20 trocas saudáveis
 » Àgua contra o diabetes
 » Controle o diabetes em casa
 » Injeção de insulina em crianças
 » Medicamentos para diabéticos podem causar cancer
 » Quanto alcool diabético pode tomar?
 » Diabética pode tomar pílula anticoncepcional?
 » Trayenta, novo medicamento para diabéticos
 » A hipoglicemia pode causar seqüelas irreversíveis ?
 » Alzheimer, um texto alternativo
 » Calor é perigoso para diabéticos .
 » Diabete não é motivo para proibições radicais á mesa .
 » O que é índice glicêmico ?
 » O que é e pra que serve o teste da frutosamina ?
 » De que modo o fato de eu estar acima do peso, afeta minha capacidade de obter níveis glicêmicos normais?
 » Resveratrol é capaz de reduzir taxa de glicose no sangue, níveis de insulina e armazenamento de gordura no fígado.
 » Atenção contínua é o trunfo contra a neuropatia .
 » O impacto do diagnóstico do Diabetes e a difícil aceitação da doença.
 » Diabete Tipo 1 .
 » Esclareça sua dúvida.
 » Complicações do Diabetes .
 » Estudos em animais mostram que medicamento dado ao nascer , impede o Diabetes.
 » Consumo de vitaminas e diabetes
 » Refrigerantes diet e light contem benzeno, cuidado
 » Diabetes tem novo medicamento
 » Metformina
 » Depressao e Diabetes
 » Diabetes - Mitos
 » Alimentação desequilibrada , prejudica o rim diabético.
 » Cesárea deixa bebês 20% mais vulneráveis ao diabetes tipo 1 .
 » Victoza: as controvérsias
 » Infarto Agudo do Miocárdio - angina em diabéticos.
 » Glicose no Sangue.
 » Vitaminas e antioxidantes, heróis ou vilões ?
 » Urina em excesso pode indicar diabetes.
 » Os dez piores alimentos para sua saúde
 » Make love (Faça sexo, é bom para a saúde)
 » Regeneração macular por peptídeos retilínicos
 » Criança pode ter pé diabético ?
 » Saiba o que evitar , na hora de comer em restaurantes.
 » Orégano, o tempêro que ajuda no Diabetes
 » Zumbido no ouvido
 » A especialista explica os grupos alimentares que devem entrar na dieta.
 » Experimente uma dieta para o Diabetes.
 » Esclareça suas dúvidas sôbre o diabetes
 » De olho nos exames
 » Hepatite um grande perigo para os diabéticos
 » Duas novas drogas contra o diabetes causam doenças graves
 » Insulina causa alergia?
 » Se você come errado....
 » Cuidado: Diabético deve ter moderação ao consumir frutas.
 » Insulina provoca alergia?
 » Beber leite na adolescência previne diabetes tipo 2 na vida adulta.
 » Insulina, o hormonio que salva
 » Victoza, novo antidiabético
 » Diabéticos devem controlar o sal .
 » O que posso fazer para controlar meu Diabetes ?
 » O que fazer em caso de hipoglicemia, saiba mais.
 » Aparelho mede o suor dos pacientes e emite sinal até por mensagem de celular.
 » Fibras Alimentares X Diabetes.
 » Batata doce, um excelente alimento
 » Dieta para diabéticos
 » Retinopatia-Vitrectomia
 » Legumes podem ser consumidos à vontade e frutas pedem mais atenção .
 » Consumo de carne vermelha NÂO aumenta as chances de diabetes .
 » Diabetes em cães e gatos aumenta 32% em cinco anos.Fique atento
 » Linhaça e seus benefícios
 » Óleos para tratamento do colesterol
 » Carne vermelha aumenta risco de Diabetes,alerta estudo.
 » Quais as possíveis complicações da hipertensão arterial (pressão alta)?
 » Transplante renal, novo imunosupressor
 » Diabetes esta fora de controle no Brasil,conforme estudo.
 » Começa vigorar em Agosto, liminar que favorece crianças diabéticas.
 » Agua contra o diabetes
 » Fobia de agulhas , o que fazer .
 » Retinopatia: antivasogênicos
 » Potássio contra diabetes e AVC .
 » Aspirina pode impedir recorrência de doença cardíaca em diabéticos.
 » Fique Atento em sua próxima consulta,informe seu médico.
 » O Frio e o Diabetes
 » Adoçantes artificiais novamente sendo discutidos.
 » Glucosamina, cuidado com ela
 » Fisetina é eficaz em doença renal
 » Medicamento melhora função renal
 » Substância encontrada no morango reduz complicações do Diabetes.
 » Bebida diet e aspartame engordam
 » Vacina experimental contra Diabetes falha no segundo teste.
 » Glucosamina provoca a morte de células do pâncreas produtoras de insulina.
 » Chá de folhas de Yacon, cuidado!
 » Metformina contra o câncer
 » Inverno pode pesar na balança
 » Preferencia Mundial - Macarrão pode causar diabetes
 » Alimentação para diabéticos
 » Omega 3 na prevenção da retinopatia
 » Vacina e novo medicamento contra o câncer
 » Edema macular, nova droga
 » Festa Junina o que os diabéticos podem comer
 » Demência em diabéticos
 » Retinopatia: VEGF mostrou excelentes resultados
 » Interleucina-6 para prevenir danos da retinopatia
 » Insulina Degludec uma novidade promissora
 » Hipoglicemia pode provocar sequelas irreversíveis ?
 » Pé diabético em criança
 » Diabulimia: diabetes TIPO 1 + anorexia
 » Cirurgia bariátrica é benéfica para os diabéticos?
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Diabetes, lançado novo medicamento
 » Paxil e Pravachol
 » Diabéticos, dicas de boa alimentação
 » Doença renal nos diabéticos
 » Remédio espiritual
 » Dengue, cuidado com o paracetamol
 » Nefropatia
 » Calor contra o câncer
 » Veneno de cobra contra o cancer
 » Bebidas light e diet não causam diabetes
 » Ibuprofeno e o mal de Parkinson
 » Vacina contra a gripe (H1N1) você tomou ?
 » Ervas medicinais II
 » Ervas medicinais
 » Salsa um diurético natural
 » Ejaculação retrógada nos diabéticos
 » Diabetes: Teste de urina caseiro
 » Bomba de insulina inteligente
 » Cancer de mama e os antitranspirantes
 » Bactéria salmonela é usada em terapia contra câncer
 » Diabetes, a possível cura para o tipo 1
 » Cientistas podem ter descoberto caminho para a cura do câncer
 » Diabetes nas mulheres
 » Diabetes e tiróide
 » Diabetes:Proteína é capaz de normalizar nível de açúcar
 » Diabéticos, alguns escapam de complicações na visão
 » Diabética tem mais infecção urinária
 » Frutas, diabético pode comer t0das, sem abuso
 » Lave as mãos para usar omedidor de glicose
 » Diabetes e manicure
 » Hipoglicemia: como tratar
 » ômega-3 ajuda na retinopatia
 » A cura do diabetes tipo 1 primeiro passo foi dado
 » Dieta para diabéticos
 » Açucar mascavo para diabéticos
 » Impacto econômico do diabetes no Brasil
 » Diabéticos tem mais chance de contrair gripe
 » Pata de vaca
 » Voce sabe o que seu filho diabético pode comer?
 » Proteína indica se câncer vai se propagar
 » Narcolepsia, o que é
 » Vacina contra a gripe suina multiplica o risco de contrair narcolepsia
 » Café da manhã e diabetes
 » Nova droga antiglicêmica é esperança
 » Manga combate a diabetes
 » Hidratação e diabetes
 » Adoçantes artificiais
 » Tapentadol pode melhorar a dor da neuropatia diabética
 » Medicamento contra cancer de mama é útil contra cancer de pulmão
 » Médicos de Portugal alertam sobre o diabetes
 » Gastroparesia; O que é e como cuidá-la?
 » Verão diet
 » Alerta sobre o diabetes
 » Saúde bucal no diabético
 » Diet & Light
 » O descontrole diabético no dia a dia
 » Café ajuda as mulheres
 » Perda auditiva nos diabéticos
 » Fatos e mitos sobre o diabetes
 » Tratamento cirúrgico do diabetes
 » Diabetes X Direção
 » Insulina antes de complicar
 » Controle do Diabetes
 » Dores ao caminhar, pés frios e dificuldade na cicatrização merecem atenção
 » Arroz & feijão
 » Tatuagem em diabéticos
 » Controle da glicemia
 » Diabetes nas crianças II
 » AAS para diabéticos
 » Entidades de ajuda para diabéticos
 » Infecções por fungos nos diabéticos
 » Diabéticos e as festas de fim de ano
 » Uso de colírio em diabéticos
 » Diabético pode consumir bebidas alcoólicas ?
 » Diabético pode usar aparelho dentário ?
 » Edema macular
 » Café & Diabetes
 » Diabetes em crianças é grave
 » Creatina e controle glicêmico
 » Acumulo de ácido úrico no sangue
 » Monitoração do diabetes
 » Bebes diabéticos
 » Diabetes no idoso
 » Motorista diabético pode causar acidentes graves
 » Cardápio para diabéticos
 » Spray de insulina
 » Diacereína ajuda a reduzir a resistência a insulina
 » Medidores de glicose
 » Cancer no pulmão e a metformina
 » Gordura abdominal nas crianças
 » Canela ajuda a diminuir a glicemia
 » Bomba de insulina
 » Gaseificados em excesso é prejudicial à saúde
 » Carambola é tóxica para doente renal
 » Açucar envelhece mais rápido
 » Metformina ajuda a reduzir o risco de cancer de mama
 » Frutas e dieta para os diabéticos
 » Exercício físico para diabéticos
 » Diabetes na gravidez
 » Diabetes na infância
 » Os estragos do diabete no corpo
 » Ejaculação retrógada no diabético
 » Avandia pode ser proibido
 » Agulha de insulina 4mm
 » Novas insulinas
 » Mastopatia diabética
 » Diabetes na gravidez
 » Pata de vaca e o diabetes
 » Agulha para insulina
 » Agua e pressão arterial
 » Vinho tinto é bom para diabéticos, em pequenas doses
 » Você é diabético ?
 » Festa junina para diabéticos
 » Canetas de aplicação de insulina
 » Café ajuda o diabético
 » Atletas diabéticos
 » Complicações do diabetes mal controlado
 » Arroz branco, um veneno para o diabético
 » Tratamento básico para diabetes
 » Consumo de alcool para diabéticos
 » Sintomas da hipoglicemia
 » Diabetes, critérios para o diagnóstico
 » Diabéticos, resistência em se tratar
 » Metformina para perder peso
 » Idosos diabéticos, normas mais brandas
 » Diabetes e exercício
 » Carboidratos a noite
 » Hipoglicemia
 » Frutas
 » Transplante de pâncreas
 » Diabetes e o tratamento dos dentes
 » Insulina sem sustos
 » Vaidade poder virar pesadelo no pé diabético
 » Retinopatia diabética
 » Frutas os diabéticos podem comer?
 » Diabetes tipo 1 e 2
 » Glaucoma: diabetes é fator de risco
 » A aceitação do diabetes
 » Frieira no diabético
 » A menopausa e o diabetes
 » Pressão alta em diabéticos
 » Crianças diabéticas nas escolas
 » Dieta simplificada para diabéticos
 » Salivação no diabético
 » Mulheres diabéticas e o cancer
 » Vitamina B e doença renal
 » Sal diet
 » Dengue: repelente caseiro
 » Avanços na Cura de Complicações do Diabetes
 » Byetta e o risco de cancer, de novo.
 » A dengue e o diabetes
 » Disfunção erétil nos diabéticos
 » Hipoglicemia, muito cuidado com ela
 » Pressão sistólica ideal para diabéticos
 » Tratamento rigoroso para diabéticos são ineficientes
 » Ração humana para diabéticos
 » Salsalate ajuda no diabetes
 » Cancer x Avelós
 » Visão turva é irreversível ?
 » Excesso de peso em diabéticos
 » Tratamento periodontal para diabéticos
 » Carboidratos, consumo por diabéticos
 » lesões na boca
 » Filhos com diabetes
 » Estatinas aumentam risco de diabetes
 » liraglutida x cancer
 » Adoçantes artificiais
 » Gastroenterite virótica, o que é.
 » Hemoglobina glicosilada
 » Colesterol
 » Canela faz bem para os diabéticos
 » Gengivites
 » Sulfonilureas eleva o risco de problemas cardíacos
 » Bomba de insulina
 » Controle ideal da glicemia
 » Vinagre é bom para diabéticos
 » Agua mineral e o arsênico
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Gravidez nas diabéticas e o anticoncepcional
 » Bolhas nos diabéticos
 » AVC como identificar
 » Teste seu conhecimento sobre diabetes
 » Exercícios físicos para o diabético
 » Radicais livres complicam o diabetes
 » Fumante diabético
 » Feridas no pé diabético
 » Adoçantes artificiais
 » Teste de glicemia
 » Insulina em goma de mascar
 » Diabetes: Mitos e verdades
 » Micoses
 » Resveratrol
 » Diabulimia
 » Diabetes na gravidez
 » Não existem alimentos milagrosos para o diabetes
 » Neuropatia nos membros inferiores
 » Orégano baixa os níveis de glicemia
 » Diabetes e pressão alta
 » Diabetes: Como detectar
 » Diabetes, descontrole no dia a dia
 » Diabetes tipo 2
 » Dor neuropática
 » Diabetes: anti-histamínicos ajudam
 » Diabetes: As insulinas
 » Diabetes: Gripe suina
 » Diabetes: Insulina não é o bicho papão
 » Diabetes: lista de supermercado
 » Diabetes e o trigo
 » Fibromialgia novo medicamento
 » Diabetes: chá preto é bom
 » Diabetes: manga ajuda
 » Diabetes, nova técnica cirúrgica
 » Diabetes: conte os carboidratos que ingere
 » Diabetes: mais um medicamento novo aprovado
 » Diabetes: redução de estômago
 » Diabetes. sódio no sangue
 » Queimaduras, o que fazer
 » Hipertensão, novo medicamento
 » Byetta x Insulina glargina
 » Diabetes nos filhos
 » Canela ajuda a tratar diabetes
 » Diabetes e hepatites
 » Pé frio e dores ao andar
 » Troque seus alimentos e diminua o colesterol
 » Cuidado com os fitoterápicos
 » Retinopatia: novo composto é descoberto
 » Depressão é maior em diabéticos
 » Sapatos gratuitos para diabéticos
 » Insulina sem agulha
 » Colesterol alto e a disfunção erétil
 » Adiponectina reduz risco de diabetes?
 » Irritabilidade do diabético
 » Feijão é bom para a pressão arterial
 » Óleo de côco e diabetes
 » Diet & light qual a diferença?
 » Insulina Glargina, dúvidas
 » Zinco reduz o risco de diabetes
 » Aplicação de insulina
 » Diabetes,cirurgia ou medicamentos para o coração?
 » Diabetes, medicamentos atrasam cegueira
 » Diabete, novo medicamento em breve
 » Diabetes e vitamina C
 » O que é que a banana tem ?
 » Alimentos que nos protegem
 » Dieta, como obter sucesso
 » Anemia, nove dicas para combater
 » Obesidade infantil como evitar
 » Dieta da Aveia
 » Almoçar sem engordar
 » O que são carboidratos
 » A alquimia das vitaminas
 » Os mistérios dos minerais
 » Desinchar a barriga
 » Quando os gases se tornam um problema
 » Chocolate é bom para o coração ?
 » Nutrição e beleza
 » Vitamina C
 » Colesterol elevado
 » Alimentos e a ansiedade
 » Aveia
 » Acordando os intestinos
 » Linhaça
 » Levedo de cerveja
 » Dobesilato de cálcio e edema macular
 » Triglicérides e neuropatia
 » Diabetes e Nutrição
 » Diabetes e retinopatia
 » Exames gratuitos na USP Guarulhos
 » Falta de desejo sexual nas diabéticas
 » Células tronco e diabéticos voluntários
 » Refrigerantes, mais polêmica.
 » Hemoglobina glicosada
 » Câncer x Bicarbonato
 » Feridas em diabéticos, nova técnica
 » Diabéticos, vacinação
 » Diabetes e a disfunção erétil, novo medicamento
 » Diabetico pode comer chocolate?
 » Diabetes, mitos e verdades
 » Tratamento de feridas
 » Café da manhã é importante
 » Insulina, infusão automatica
 » Alzheimer uma forma de diabetes
 » Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos
 » Fumantes correm risco 70% maior de precisar de tratamento de canal
 » Por que longo intervalo de jejum causa mau hálito?
 » Terapias psicológicas podem ajudar mulheres com TPM, indica estudo
 » Depressão pós-sexo: disfunção cerebral ou razões psicológicas?
 » Doze Conselhos para ter um infarto feliz
 » Cura do diabetes pode estar no corpo
 » Nasa cria aparelho que vê pré-catarata
 » Homens resistem mais à tentação de comer que mulheres, sugere estudo
 » Diabetes
 » Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade
 » Estudo liga infidelidade em mulheres a hormônio
 » Amendoim, azeite e aveia ajudam a prevenir o diabetes
 » Diabetes pode deixar cérebro mais lento, diz estudo
 » Antipsicóticos fazem doente de Alzheimer viver menos
 » Pediatra defende bons modos infantis como parte essencial do desenvolvimento
 » Promessas da medicina para 2009
 » Homens de baixa renda não costumam fazer exames de câncer de próstata
 » Pesquisas e estudos
 » Consumo exagerado de refrigerante comum pode resultar em diabetes
 » Dormir pouco torna o organismo presa fácil da gripe, diz estudo
 » Saiba como os remédios para emagrecer atuam no organismo
 » Alto nível de açúcar no sangue é ruim para a memória, afirma estudo
 » Ofegar é mal-interpretado nos ataques cardíacos
 » Cientistas estudam química do amor
 » Exercícios físicos ajudam a proteger o fígado de diabéticos, diz estudo
 » Dicas que úteis para o controle de sua glicemia
 » Antibiótico antes de infecção salva vidas, diz estudo
 » Dieta para emagrecer reduz resistência a gripe, diz estudo
 » Portal Diabetes Responde
 » Acupuntura alivia dor de cabeça crônica, diz revisão de estudos
 » Terbutalina pode ajudar a prevenir hipoglicemia noturna na diabetes tipo 1
 » Filhos de pais mais velhos podem ter problemas sociais, indica estudo
 » Agua oxigenada e suas aplicações
 » WD e suas utilidades
 » CANOLA - A grande fraudola
 » Redução de estômago muda vida de 80% dos operados
 » Vitamina B1ajuda a reverter o desenvolvimento da nefropatia diabética
 » Mata nativa do cerrado e o combate aos males do diabetes
 » Fármacos antidiabéticos duplica o risco de fraturas ósseas em mulheres com diabetes tipo 2.
 » Aspartame, você decide.
 » A esperança das terapias-alvo
 » Comer e cuidar do coração não são opostos, mostra novo livro
 » Vitamina K ajuda a reduzir resistência à insulina em homens mais idosos
 » Cachorros são capazes de sentir "inveja", afirma pesquisa austríaca
 » Vitamina D ajuda a emagrecer além de fortalecer os ossos
 » Uma única célula de câncer pode gerar tumor, diz estudo
 » Humanos podem sentir "cheiro de medo", diz estudo
 » Irregularidade menstrual e excesso de peso podem sinalizar a doença
 » Sensação de limpeza afeta julgamento moral, diz pesquisa
 » Peixe pode evitar danos renais em diabéticos
 » Visão influencia intensidade da dor, diz pesquisa
 » Um ovo por dia aumenta risco de diabetes, diz estudo
 » Idade afeta sensibilidade ao frio, diz estudo
 » Maus gerentes podem prejudicar saúde dos funcionários, diz estudo
 » Composto do alho revela-se promissor no tratamento da diabetes
 » Maconha pode preservar memória na velhice, sugere estudo
 » Cicatrizes leves "deixam homem mais atraente", diz estudo
 » Horário de verão pode ser ruim para o coração
 » Pesquisadores da USP desenvolvem injeção contra o ronco
 » "Diabetes deve atingir 400 milhões de pessoas até 2030 e o tratamento será impagável", afirma especialista
 » Musculação diminui o risco de diabetes em idoso
 » Retinopatia Diabética e suas complicações
 » Escutar música boa faz bem ao coração, revela estudo
 » Cientistas criam "celulas-assassinas" para combater HIV
 » Diabetes e hipertensão "aceleram" mortalidade em pacientes com Alzheimer.
 » Estudo aponta que doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil
 » Estudos analisam os benefícios da soja para o colesterol
 » Mãos das mulheres "têm mais tipos de bactérias", diz estudo
 » Programas de TV com apelo sexual elevam risco de gravidez adolescente, diz estudo
 » Consumo "leve" de álcool na gravidez pode ajudar o bebê, diz estudo
 » Diabete tipo I propiciada pelo excesso de limpeza, segundo um estudo
 » Crianças podem se beneficiar de "agenda cheia", sugere pesquisa
 » Diabéticos devem tomar cuidado com coração
 » Estudo sugere adiantar tratamento de pessoas com HIV
 » Bebidas quentes estimulam sensações boas, diz estudo
 » Diabéticos têm duas vezes mais probabilidade de ficar surdos
 » Pesquisas derrubam suposto papel do café como analgésico após cirurgia
 » Dança controlada e extravagante "atrai mais as mulheres"
 » Barriga saliente traz mais prejuízos à saúde do que problemas estéticos
 » Cientista diz que medicamentos antienvelhecimento são ineficazes
 » Glicemia afeta duração de crise de herpes
 » Estudo liga antibióticos na gravidez à paralisia cerebral do bebê
 » Homens que nunca fumaram vivem mais e melhor, diz estudo
 » Matar células de gordura pode reverter o diabetes, diz estudo
 » Aleitamento materno previne obesidade em crianças
 » Células tiradas de testículo funcionam como células-tronco
 » Excesso de calorias deixa o cérebro em parafuso, diz estudo
 » Fome e urina em excesso podem ser sintomas de diabetes
 » Cientistas criam teste de sangue que detecta Síndrome de Down
 » Ulceras de decubito - processo de cicatrização
 » Vitamina C pode reduzir eficácia de drogas anticâncer, diz estudo
 » Síndrome da boca seca: como cuidar
 » Risco de câncer da próstata é maior para negros, diz estudo
 » Pessoas isoladas socialmente sentem mais frio, diz estudo
 » Exercício físico de adolescentes reduz riscos de câncer de mama, diz estudo
 » Tratamento com menos radioterapia é eficaz contra câncer de mama, diz estudo
 » Produtos para higiene bucal podem alterar taxas glicêmicas
 » Semelhança com os pais influencia na escolha do parceiro, diz estudo
 » Broncodilatadores aumentam risco de problemas cardíacos, diz estudo
 » Alguns benefícios do vinho também estão no suco de uva, dizem estudos
 » Estaríamos melhor com banha de porco que com margarina, diz autor
 » Diabetes em crianças: o apoio dos pais é fundamental
 » Uso repetido de pílula do dia seguinte é perigoso para a mulher
 » Alterações em genes ajudam a ‘prever’ evolução do câncer de mama
 » O Plastico pode estar relacionado à incidência de diabetes
 » Verme pode ajudar a tratar artrite reumatóide, diz estudo
 » Diabetes e estresse andam juntos com freqüência
 » Pesquisadores desvendam mecanismo de doença que pode causar aborto
 » Brócolis pode proteger pulmão de fumantes, diz estudo
 » Vacina antigripe não salva idoso, diz estudo
 » Problema respiratório pode até causar surdez em criança, alertam especialistas
 » Chá de camomila previne complicações da diabetes, diz estudo
 » Falta de ferro na comida pode comprometer futuro de crianças
 » Estudo traz novas evidências de que vacinas não causam autismo
 » Retinopatia precoce em adolescentes com diabetes tipo 1
 » Médicos convencionais buscam apoio oriental para tratar pacientes
 » Suar diminui riscos de asma durante exercícios
 » Terapias experimentais
 » O vilão açucar
 » Gene do bom marido é o mesmo de roedor fiel
 » FDA alerta: Byetta (exenatida) foi associado a pancreatite necrotizante ou hemorrágica e deve ser descontinuado nesses casos
 » Comunicado sobre Byetta e Pancreatite
 » Combinação de fármacos para a diabetes pode aumentar mortalidade
 » Estudo indica que 40% dos portadores de apnéia do sono são diabéticos
 » Terapia genética derrota HIV em roedor
 » Vacina contra hipertensão surge como proposta prática de tratamento
 » Dez sinais para você diferenciar os sintomas de Alzheimer e envelhecimento
 » Cientistas apontam causa do mau humor no inverno
 » Suco de frutas diminui absorção de remédios, diz pesquisa
 » Cientistas dos EUA desenvolvem tratamento que pode conter câncer
 » 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
 » Célula comum é transformada em produtora de insulina
 » Anvisa recomenda não dar mel para crianças com menos de um ano
 » Correr retarda efeitos do envelhecimento, diz estudo
 » Felicidade diminui risco de câncer de mama, diz estudo
 » Especialista ensina como usar sutiã da forma correta
 » Especialistas indicam como preparar dez alimentos
 » Dupla usa célula-tronco para produzir dente novo
 » Jovens diabéticos fazem jejum de insulina com intenção de emagrecer
 » Vitaminas e diabetes
 » Vacinação e diabetes
 » Yacon e diabetes
 » Diabetes e doação de sangue
 » Dieta para diebéticos
 » Halitose
 » Goma-guar
 » Algas brasileiras têm inibidor do vírus da aids
 » O brócolis e a diabete
 » Suco de frutas e diabetes
 » Retinopatia: novo fármaco
 » Osteoporose, diagnóstico simples
 » Mau hálito ou bafo de onça
 » Pé diabético
 » Descoberta pode dar fim ao herpes.
 » Câncer, nova esperança
 » Carambola, cuidado com ela
 » Indice glicêmico ideal
 » Cancer de mama, droga ajuda
 » Nova droga diabetes
 » Estudo usa veneno contra Alzheimer
 » Insulina inalável causou câncer
 » Estudo questiona benefício da sacarina
 » Gosto estranho em carne de boi confinado
 » Cuidado com o Micro Ondas
 » Óleo de Oliva
 » O Futuro
 » Atenção aos primeiros sinais
 » Nova Técnica em Transplante de Pâncreas
 » Estatinas amenizam Alzheimer
 » Controle da pressão reduz em 18% morte de diabético
 » Vacina de DNA contra esclerose passa por 1° teste
 » Retinopatia
 » Vitamina C não previne resfriados
 » Fome de inverno
 » Medicamento para diabetes ainda tem riscos, alertam os médicos
 » Remédio para diabete eleva risco de enfarte
 » Consenso Brasileiro de Conceitos e Condutas para o Diabetes Mellitus
 » Saiba mais: O que é Diabetes?
 » DMG
 » Saiba Mais: Diabetes
 » O que É Neuropatia Diabética
 » Novos Remédios para diabetes tipo 2
 » Ação cerebral é relacionada a diabete
 » Novo tipo de açúcar pode controlar diabetes
 » Açúcar de capim pode combater diabetes
 » Insulina pode provocar diabete tipo 1
 » Índice Glicêmico
 » Diabéticos transplantados cortam insulina
 » Alguns esclarecimentos sobre diabetes
 » Conhecendo os Edulcorantes
 » Contagem de carboidratos: mais uma estratégia
 » Vivendo bem com o diabetes
 » Glicose no Sangue: O que a faz baixar ou aumentar?
 » Diabetes Mellitus Tipo 2 - Do Diagnostico ao Tratamento - 2001
 » Pesquisa sugere remédios mesmo para diabético com baixo colesterol
 » Técnica reabilita movimento facial
 » Remédio contra câncer de mama reduz mortes
 » O aspartame, usado em refrigerantes diet, faz mal à saúde
 » País terá novo remédio para câncer de cabeça e pescoço
 » Solidão à noite gera hormônio do stress
 » Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal
 » Nova polêmica envolve antiinflamatórios
 » Varicocele
 » Vacina anti-HPV age por 4 anos e meio
 » Estudo liga vírus a câncer de próstata
 » Shakes geram desequilíbrio nutricional
 » Doença dada como extinta tem novo surto
 » Perto da cura para a esquistossomose
 » Localizado foco de maculosa no Rio
 » Medo de pandemia faz brasileiros começarem estoque de antiviral
 » Teste mostra eficácia de droga a base de erva chinesa contra malária
 » Células-tronco produzem colágeno
 » Leucemia: remédio evita transplante
 » Proteínas podem levar à cura de males degenerativos
 » Mais um estudo mostra riscos de antiinflamatórios
 » Começa pesquisa que vai salvar vidas
 » Célula-tronco trata lesão no joelho
 » Células embrionárias são estáveis
 » Coreanos personalizam célula-tronco
 » Escoceses experimentam terapia e curam câncer
 » Coréia faz 11 clones para estudar doenças
 » Proteínas contra o "Schistosoma"
 » Célula-Tronco deve evitar amputação
 » Recife usa método inédito com células-tronco
 » Célula adulta age como embrionária
 » Dentista avalia aparelhos que podem prevenir doença do sono
 » Apnéia uma síndrome que tem solução
 » Apnéia, uma doença que só os outros percebem
 » Pílula inteligente pode salvar o dia seguinte dos insones
 » Sp usa a nova técnica com célula-tronco
 » Vacina reduz carga viral do HIV em 60%
 » Esclerose
 » Mau humor pode ser doença
 » Vacina contra vírus que causa câncer é eficaz em testes
 » Peixe cru causa verminose em SP
 » Andar, sim. Mas com cuidado
 » Reposição hormonal triplica riscos de derrame
 » Descoberta pode reduzir infecções
 » Médico brasileiro ganha prêmio internacional
 » Da planta, uma arma contra o "Trypanosoma"
 » Bronzeador caseiro faz vítimas no interior
 » Estudo mostra meio de reduzir recidiva de Câncer
 » Micose: previna-se neste verão
 » cãibra
 » Ressaca - O que é?
 » Espinhas
 » Herpes: tratamento no Rio de Janeiro é esperança contra herpes
 » Gaúchos fazem cirurgia inédita com células-tronco
 » Nem todos embriões servem para pesquisa
 » Células-tronco: mais um tipo de transplante
 » Células-tronco regeneram retina de camundongo
 » Cientistas contestam lista de nomes contrários a pesquisas
 » Um novo laboratório para os olhos
 » Derrame: terapia com células tronco


Voltar