» Colunas » Saúde

04/01/2012
Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.

A Associação Médica de Podiatria Americana divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa que revela o risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos. Por ano, são estimadas 42 mil pessoas com diabetes que precisam amputar membros inferiores.

 

Conhecido como "pé diabético" pela comunidade médica, a doença apresenta como sintomas feridas que não curam, dormência, falta de sensibilidade, cor azulada, ressecamento e inchaço local. O "pé diabético" pode atingir ainda a circulação sanguínea, bem como os nervos.

O diagnóstico precoce e o tratamento devido podem evitar a maioria dos casos de amputação, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Guilherme Pitta. Além do "pé diabético", medidas de precaução ajudam a afastar casos de insuficiência renal com hemodiálise, infarto e a cegueira.

 

A SBACV tem uma página na internet (www.sbacv.com.br) na qual informa sobre formas de prevenir lesões e orienta sobre exames e sintomas. A entidade pretende realizar parceria com o Ministério da Saúde para implantar na rede pública de saúde um programa de profilaxia do "pé diabético". Números divulgados pela instituição mostram que em 2002 e 2003, houve queda de 50% dos casos de amputações de coxas e pernas.


Rius / SRZD

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar