» Colunas » Saúde Conteudo Patrocinado por Poliem Industrial

04/01/2012
Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.

A Associação Médica de Podiatria Americana divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa que revela o risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos. Por ano, são estimadas 42 mil pessoas com diabetes que precisam amputar membros inferiores.

 

Conhecido como "pé diabético" pela comunidade médica, a doença apresenta como sintomas feridas que não curam, dormência, falta de sensibilidade, cor azulada, ressecamento e inchaço local. O "pé diabético" pode atingir ainda a circulação sanguínea, bem como os nervos.

O diagnóstico precoce e o tratamento devido podem evitar a maioria dos casos de amputação, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Guilherme Pitta. Além do "pé diabético", medidas de precaução ajudam a afastar casos de insuficiência renal com hemodiálise, infarto e a cegueira.

 

A SBACV tem uma página na internet (www.sbacv.com.br) na qual informa sobre formas de prevenir lesões e orienta sobre exames e sintomas. A entidade pretende realizar parceria com o Ministério da Saúde para implantar na rede pública de saúde um programa de profilaxia do "pé diabético". Números divulgados pela instituição mostram que em 2002 e 2003, houve queda de 50% dos casos de amputações de coxas e pernas.


Rius / SRZD

Leia outras matérias desta seção
 » PARECE MAS NÃO É....ALIMENTO
 » OZEMPIC E WEGOVY EFEITOS INDESEJÁVEIS
 » Envelhecimento x estatinas
 » Vitamina D x Esclerose Múltipla
 » URSINHOS X ÁCAROS
 » GLUCOMANANO O QUE É
 » OMEGA 3 X ENVELHECIMENTO CEREBRAL
 » A incrível conexão entre intestino e cérebro
 » BRASILEIROS TEM 8 MILHÕES DE MUTAÇÕES GENÉTICAS
 » MELASMA OU MANCHAS NO ROSTO
 » COVID 19 X ESQUIZOFRENIA
 » Esquizofrenia Unicamp descobre proteína
 » LIPODISTROFIA
 » BEBER XIXI NÃO É ACONSELHÁVEL
 » Você está envelhecendo bem ?
 » Queima de gordura
 » ASPIRINA
 » SORO CASEIRO SALVA VIDAS
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer


Voltar