09/05/2012
Lobo

Meu pai sempre gostou de um bom animal de sela - cavalo ou mula e um cachorro para ajudá-lo na lida do gado. Lembro-me que nosso primeiro cão chamava-se Tarzan, por sinal, muito inteligente e dócil com a família. Ficou em nosso convívio por quatro anos até ser atropelado por um caminhão. Sua morte de forma traumática foi sentida por toda família e para suavizar a tristeza ganhamos outro – um cruzamento de pastor alemão com vira- lata, mas não menos ativo, brincalhão e querido que o Tarzan.  Foi batizado pelo nome de Lobo.
Muitas vezes o fazíamos de travesseiro no quintal de casa, outras o mandávamos buscar objetos esparramados – principalmente chinelos. Não demorou muito e o Lobo ganhou o carinho e a confiança da família. Todas as vezes que meu pai chegava da roça chamava - o para ajudar a tirar carrapichos grudados nas pernas da calça -, tarefa que fazia com muita eficiência e rapidez.
Na lida do gado era campeão. Agarrava uma rês pelo focinho e só largava quando meu pai gritava seu nome com firmeza. Era um excelente reprodutor, demonstrou isso ao cruzar com uma cadela do vizinho - onde nasceu uma bela ninhada, digna de uma foto preto e branco que apesar de desbotada, guardo comigo até hoje.
Numa tarde, ao cair da noite, meu tio foi até nossa casa fazer uma reclamação sobre o mau comportamento do nosso cachorro – havia matado duas de suas galinhas. Era tudo o que eu não queria ouvir, pois eu conhecia o temperamento e principalmente o caráter do meu pai em relação a não admitir coisas erradas que pudessem causar prejuízos a outrem. 
Ao despontar na porteira, corri contar-lhe a tragédia. Claro, - de forma sutil, acreditando que meu velho deixaria isso pra lá, mas foi em vão.  Aplicou-lhe uma tremenda surra de fazer dó. Parecia que as chibatadas eram em minhas costas -, que pena eu sentia! Na roça a gente sabia - uma vez adquirido este costume, jamais o perderia.
Passaram-se três meses e tivemos a impressão que o Lobo tinha aprendido a lição, mas que nada – lá vem meu tio novamente, desta vez o danado tinha matado mais duas galinhas. Aí o bicho pegou!
Meu pai morrendo de raiva e vergonha pediu que entrássemos em casa, porque ele queria ter uma conversa particular com o cachorro, - não irei surrá-lo fique tranqüilo, apenas terei uma conversa curtinha com o Lobo - nos disse.
Fiquei escondido atrás da porta para ouvir a tal conversa, mas ao apanhar a espingarda pressenti cheiro de tragédia no ar. Eu não queria acreditar na sua coragem de fazer aquilo com o nosso estimado cachorro, apesar de todas suas artes.
Sentado no terreiro com a língua de fora, como estivesse me esperando para brincar – assim fazíamos todas as tardes, levou um tiro certeiro no peito e se foi nossa riqueza!  Todos choraram muito, inclusive meu pai - e um rastro de tristeza impregnou nosso lar por vários dias.
Para mim foi um grande choque, e até hoje fico me perguntando qual seria outra forma de puni-lo sem ter de sacrificá-lo. Mas todos confirmaram os dizeres de meu pai, na ocasião, que olhando nos meus olhos disse: - filho, infelizmente, não teve outra saída, pois ele jamais deixaria este costume e continuaria nos envergonhando para sempre, vamos arrumar outro cão, amanhã mesmo. E assim foi feito.
E VIVA O LOBO!
[email protected]


Osvaldo Piccinin

Leia outras matérias desta seção
 » Situações indesejáveis .
 » A lição do pato .
 » Maldita ganância
 » Tonico e Tinoco Inesquecíveis
 » Maria Fumaça
 » REI ROBERTO CARLOS
 » Um navio de saudade
 » No escurinho do cinema
 » Tributo á primavera
 » Serenata do adeus
 » Que belíssimo exemplo
 » Papai noel esqueceu de mim
 » O domador de burro xucro
 » Nerso meu primo sabido
 » Mané cebola
 » Jabuticabeiras centenárias
 » Exame de próstata
 » Dor da saudade
 » Clima de velório
 » Bar do trinta

Voltar