» Colunas » Economia

13/03/2015
Petrobras o buraco é bem mais embaixo

Claro está toda a corrupção e dilapidação do patrimônio da empresa por criminosos, mas não é esse o abalo principal.A empresa tem reserva de petróleo bruto, cujo valor é estimado pelo preço corrente de mercado, como toda comodity.

O estoque do ouro negro está muito alto, consequentemente o preço caiu. Despencou de U$ 100,00  o barril para U$ 50,00  (preços médios).Em consequência  os valores do petróleo disponível nos poços ,também sofreram o impacto na mesma proporção.

A Petrobras é uma sociedade anônima e seu capital dividido em ações, com seu principal ativo perdendo 50% do valor é natural que a cotação de suas ações sofram o reflexo.

O investidor em ações tem consciência que isso pode ocorrer e vir a  sofrer pesadas perdas, só o prejuízo oriundo da corrupção não causaria maiores danos para uma companhia das dimensões da Petrobras, no máximo os acionistas ficariam sem os dividendos por algum tempo.

O mercado acionário é de risco, todos sabem. Grandes companhias mundo afora  já sofreram ou vão sofrer com as variações de mercado, entrar na justiça pedindo indenização por um investimento de risco é meio surreal, procurar reparo judicial  contra a má e corrupta administração é válido (aqui incluindo a política de preços do governo), e se o resultado for compensação financeira tanto melhor.

Fundos de pensão estrangeiros  anunciam a disposição  de pedirem ressarcimento judicial pela desvalorização das ações que possuem, como se na terra deles  não existisse as “Enron” da vida. A diferença é que o Tesouro Brasileiro é proprietário de mais da metade da Petrobras, consequentemente o contribuinte vai acabar pagando a conta, lá os investidores suportam o prejuízo e ponto final.  Aliás o Eike perto da Enron é batedor de carteira.

 


Edson Navarro - economista credor da Panam desde 1991

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar