» Colunas » História » Padre José

Publicação feita em 1988 / Eleições 1988
Monsenhor José Cesar de Oliveira

Padre José Cezar de Oliveira, pároco da Igreja matriz, veio da cidade de Jarinú radicando-se definitivamente em Caieiras.

Pode parecer ironia mas não é, quem trouxe o Padre José para Caieiras foi Gino Dártora, exatamente para substituí-lo como prefeito, sendo o segundo prefeito eleito de Caieiras,com o apoio de Gino. Mas as diferenças logo se encarregaram de separar os dois políticos , que tornaram-se, senão inimigos férreos, nem um pouco amigos, trocando acusações mútuas pelos anos a fora, não se tem notícias de que fosse tentada a reconciliação embora algumas pessoas digam que essa inimizade nunca existiu, só vale para efeito político e o revezamento dos dois no poder.

Padre José fez na sua primeira gestão uma brilhante administração , conseguindo o apoio popular maciço e sincero. Na sua segunda administração recebeu a cidade que já governara, com relativa situação administrativa e financeira, os problemas eram poucos, pois as administrações anteriores deram continuidade as obras.

Nessa administração começaram seus maiores revezes políticos, com alguns dos vereadores que o apoiavam rebelando-se contra sua administração, que achavam fraca. Nessa época o bairro de Vila Rosina era o grande problema para a municipalidade, que não sabia como resolver os apelos dos moradores do local. A popularidade do Padre José caia dia a dia, terminando melancolicamente sua segunda gestão na Prefeitura, o que jamais impediu de continuar sendo visto como um mito, espécie de político com visão messiânica,exerceu como ninguém a autoridade pública mantendo com mão de ferro seu govêrno.

São obras do Padre José a construção do pré-primário Inge N. Dell Porto, o asfaltamento de inúmeras ruas, escola de Sta. Inês, construção da delegacia de ensino, os prédios da Prefeitura e Câmara, a garagem Municipal, construção do prédio do distrito sanitário, ampliação de escolas dos bairros de Laranjeiras, Vera Tereza e Vila Rosina.

Na última campanha eleitoral não se candidatou, mas apoiou o candidato do PMDB, vitorioso, Nelson Fiore. Segundo voz corrente na cidade, foi o Padre José quem deu a vitória a Fiore, trabalhando por ele. Na benção a estátua do Cristo conseguiu que o próprio Bispo de Bragança elogiasse abertamente seu candidato , outro fator decisivo da campanha de Fiore foi a vinda das Missões para Caieiras, conseguida pelo Padre José, oportunamente antes das eleições, o sentimento religioso do povo foi aproveitado para fim eleitoral.

Padre José Cezar de Oliveira, também um político da velha escola, certamente bem mais escolarizado que os demais, também polêmico, de indiscutível capacidade oratória, líder, ficando difícil definir onde termina o Padre e onde começa o político.

Na segunda administração do Padre José, Caieiras sofreu sua mais importante diversificação industrial, quando para aqui vieram várias indústrias, todas não poluidoras e obedecendo a um plano diretor elaborado com bom senso.

Padre josé atualmente é presidente da Urcasa, empresa municipal amplamente criticada e tida como cabide de empregos, no momento cuida da construção das casas populares, e segundo  o Prefeito Fiore será desativada assim que o projeto estiver concluido, a extinção dessa empresa foi tônica na campanha do PMDB.

Jornal A Semana

Leia outras matérias desta seção
 » Monsenhor José Cesar de Oliveira

 

Voltar