» Notícias » Esportes » Ler notícia

04/08/2010
Prof.Zéca: não utilizamos caminhos mais fáceis

Prof. Zéca, secretário de esportes
Caieiras é mais esportes:
Secretaria incentiva a participação de atletas locais nos Jogos Regionais


Os 54º Jogos Regionais da segunda região de São Paulo estão acontecendo em Taubaté e Caieiras já demonstra ótimos resultados, comparados com as últimas edições. No entanto, algumas cidades continuam a manter as primeiras colocações por utilizarem caminhos “mais fáceis” e rápidos para garantirem vitórias.

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS - A contratação de atletas de ponta para representarem os municípios nas competições é um desses caminhos. De acordo com o Secretário de Esportes, José Luiz de Abreu, o professor Zeca, optar por contratar atletas não é uma boa solução para se obter êxito nos Jogos Regionais. “Ao contratar atletas de fora da cidade, de nível profissional, a delegação pode até retornar vitoriosa para sua cidade, mas encontrará problemas com os atletas que treinam no próprio município, já que muitos deles podem ficar desmotivados e abandonar os treinos, mesmo sendo talentosos”, explica.

PONTUAÇÃO POR INSCRIÇÃO - Outra situação polêmica que acontece nos Jogos é a pontuação por inscrição. A delegação recebe pontos de acordo com o número de modalidade para as quais se inscreve, mesmo que não possua treinamento gratuito, fornecido pela prefeitura, para a modalidade no município, o que melhora a classificação no quadro geral.

ATLETAS LOCAIS - Em Caieiras, a Secretaria de Esportes comandada pelo Professor optou por levar às competições apenas atletas treinados na cidade, iniciativa que foi apoiada pelo prefeito, Dr. Roberto Hamamoto. Assim, levando seus legítimos representantes, a cidade pode até não retornar com ótimos resultados ou muitas medalhas, mas tem a consciência de que deu aos seus atletas a oportunidade de mostrar o seu talento naquele esporte que foi treinado e levado a sério durante meses. E os profissionais do esporte que treinam esses atletas também têm a chance de mostrar seu trabalho.

INCENTIVO - Incentivar o esporte local é a característica da atual administração. E esse incentivo faz com que as modalidades evoluam a cada ano, além de gerar um bom relacionamento entre atletas e treinadores. “Durante os Jogos Regionais, seja nos alojamentos ou nas competições, é nítido o envolvimento dos atletas, que fazem questão de torcer uns pelos outros, independente da modalidade. Eles se orgulham de estar participando do evento, pois sabem que estão representando a sua cidade, mostrando total comprometimento”, finalizou Zeca.


AIMPC