» Notícias » Política » Ler notícia

28/10/2010
Projeto Bilú causa polêmica na Câmara

Vereador Berti: Põe 200 crianças lá...
Ao enviar projeto de lei aumentando a subvenção municipal de 25 mil para 40 mil reais para o projeto Bilú, da Associação Prisma, o Prefeito Hamamoto provocou a reação inesperada de vereadores. O Vereador Calé pediu "vistas" para melhor análise e depois retirou o pedido, já o Vereador Alvaro Berti fez críticas duras à Entidade, achando um absurdo o aumento, isso para cuidar de quatorze crianças. O Projeto Bilú socorre crianças retiradas de seus lares por ordem judicial, vítimas de maus tratos ou violência de qualquer tipo.

O que se sabe sôbre a Associação Prisma e o Projeto Bilú

Muito pouco, o site embora de excelente qualidade deixa a desejar em informações essenciais, não esclarece quem são os responsáveis, não existe prestação de contas, não mostra os registros legais (CNPJ, Registro Municipal, Registro no Cartório, Declaração de Utilidade Pública que o credencia para receber subvenção ,etc. O dirigente do Projeto intitula-se Pastor, mas de que Igreja? - seria aquela apontada como parceira? . A Advogada Priscila Navarro esteve visitando o Projeto e encontrou o número de crianças citadas por Berti, todas sendo aparentemente bem tratadas, entretanto, no dia da visita a funcionária responsável pela alimentação (frente de trabalho da Prefeitura) não tinha leite para dar para as crianças, estava dando chá. As contas de luz e àgua estavam atrasadas a meses e o pastor desesperado. A Advogada solicitou ajuda da Associação Comercial e Industrial que prontamente se comprometeu em participar, desde que algumas exigências fossem atendidas, como relação das necessidades imediatas e documentos que comprovassem a existência legal da Associação além de permitir a visita de um auditor. Até o momento nenhuma resposta foi dada. Informações aleatórias colhidas na comunidade mostram desconhecimento quase completo das atividades desse Projeto, é necessário que os interessados venham a público e deem transparência total ao Projeto Bilú a fim de esclarecer as dúvidas levantadas. (Sessão de 19.10.2010 - exibição na íntegra no Sítio da Câmara). Com o pedido de "vistas" do Vereador Berti, o projeto de lei não foi votado.

Confira as publicações localizadas na internet


Jornal Nosso Bairro
Samaritan’s Feet pretende investir em Caieiras
Sexta, 26 Junho 2009 13:29

Você sabia que a cada manhã 300 milhões de pessoas andam descalças sem ter um par de calçados para proteger seus pés?

Em setembro do ano passado a Associação Prisma, detentora do Projeto Bilu, recebeu em Caieiras a equipe do Samaritan’s Feet, (Pés dos Samaritanos) uma organização filantrópica dedicada a transformar vidas através de doações de calçados em todo o mundo. Na oportunidade, os Samaritanos distribuíram cerca de 1.000 (um mil) pares de calçados à crianças e adolescentes assistidas pelo projeto Bilu. Nasceu daí uma grande parceria.
O pastor Jose Luis F. Oliveira, Presidente da Associação Prisma e gestor do Projeto Bilu, foi recebido na sede da Samaritan’s Feet em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pelo fundador da instituição, Samuel Ohonme. Manny, como gosta de ser chamado, apresentou ao pastor Jose Luis as metas da organização para a América do Sul e o convidou a fazer parte da diretoria da organização no Brasil. A cidade de Caieiras foi escolhida para sediar algumas operações, entre elas, a possível implantação de uma fábrica de calçados para atender a demanda da América Latina e África. A meta do Samaritan’s Feet é providenciar 10 milhões de pares de calçados nos próximos 10 anos, ensinando histórias bíblicas de fé, esperança e amor, demonstrando essas verdades através do ato de lavar pés e presentear as pessoas com um par de calçados.
No mês de julho estará vindo à Caieiras, Marcos Azevedo, um dos diretores da instituição, para conhecer a estrutura de nossa cidade e iniciar os primeiros passos para a implantação da fábrica de calçados.
Sabendo do projeto a vereadora Jailma, se colocou à disposição para viabilizar junto ao SEBRAE consultorias técnicas, como também levou ao conhecimento do Prefeito Dr.Roberto Hamamoto que prontamente recebeu o pastor Jose Luis em seu gabinete para explanação do projeto. O senhor prefeito solicitou ao Secretário do Trabalho e Desenvolvimento, Dr. Roberio Rocha, levantamentos técnicos e expressou seu contentamento de apoiar um projeto de cunho social que irá gerar empregos para a população caieirense, ajudando assim a realizar mais uma meta estabelecida em seu plano de governo.

Jornal Nosso Bairro
Projeto Bilu na copa do Mundo de 2010
Terça, 09 Junho 2009 17:38

Parece um sonho! Essa é a frase que resume a matéria que você começou a ler. No Brasil, a bola é o brinquedo que todo garoto ganha, antes mesmo de dar os primeiros passos. Pensando nisto a Associação Prisma, detentora do Projeto Bilu, idealizou um projeto esportivo especialmente elaborado para crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, oriundas de famílias de baixa renda, matriculadas em escolas públicas do município. Além de ensinar técnicas de futebol aos garotos, o mais importante é trabalhar para que esses meninos venham ser cidadãos de bem. A primeira etapa deste projeto é cadastrar os pequenos atletas para uma seleção, bairro a bairro, estabelecer em cada bairro um núcleo de treinamento. O carro chefe do projeto será o futebol, mas a implantação de outras categorias esportivas já estão sendo estudadas. Em sua recente viagem aos Estados Unidos o presidente da Associação Prisma, pastor Jose Luis F. Oliveira, estabeleceu parceria com instituições estrangeiras a fim de alavancar este projeto a nível internacional. Ainda em seus primeiros passos o projeto esportivo ganhou maiores proporções ao ser convidado a participar da abertura da Copa do Mundo de 2010 na Cidade do Cabo, África do Sul. Em reunião com o prefeito Dr. Roberto Hamamoto onde estiveram presentes; Vice-prefeito, Gerson Romero, Vereadora Jailma, Secretario de Esporte,professor Zeca,Secretario Desenvolvimento Econômico e do Emprego, Dr. Robério Rocha,Secretaria da Cultura,Dra. Tânia Shibata, e o Secretario do Meio Ambiente,Dr. Bonfílio, o pastor Jose Luis, recebeu total apoio do governo municipal. O Prefeito Roberto Hamamoto, falou da sua alegria em participar de um projeto social dessa proporção. O chefe do executivo, colocou toda infra-estrutura da Secretaria de Esportes a disposição deste projeto. Segundo ele, essa é uma oportunidade única e é um momento que devemos aproveitar porque o futuro dessas crianças pode sair daqui.



Edson Navarro