» Notícias » Geral » Ler notícia

07/02/2011
A Cetesb vem "explicar" como fiscaliza o lixão

Equipamento necessário para morar ou passar por Caieiras
No próximo dia 17 de Fevereiro com inicio as 14 horas, no Centro Cultural, a Cetesb fará palestra sobre o sistema de contrôle, fiscalização e monitoramento do CTR Caieiras (Essencis). A informação é do Secretario do Meio Ambiente da Prefeitura, essa é uma excelente oportunidade para os cidadãos caieirenses se informarem junto ao órgão público, sobre o mau cheiro do lixão formado por gases prejudiciais à saúde que tem se tornado insuportável, os bairros mais próximos do lixão são os que mais sofrem.

O CTR Caieiras é aterro sanitário travestido de CTR, é a velha conversa de sempre do país do faz de conta,vender lebre e entregar gato, a Cetesb tem que explicar o porque do projeto eiarima que aprovou um CTR virou um aterro sanitário,convenientemente. Onde foi parar a reciclagem de resíduos do projeto original ? - é claro que simplesmente enterrar milhões de reais na forma de lixo é bem mais lucrativo que a custosa reciclagem, esquecem os políticos nanicos de plantão nos govêrnos,  que o reaproveitamento de resíduos é essencial para a sobrevivencia do planeta mas requer incentivos fiscais, financiamentos a longo prazo, etc. e os ambientalistas estrategistas de gabinete sempre tem um bode expiatório para eleger como vilão, no momento,as sacolinhas de plástico. Enquanto isso o verdadeiro objetivo do CTR vai sendo esquecido sob camadas de terra.

Os cidadãos que comparecerem a palestra devem questionar a Cetesb sobre a armanezamento de resíduos tóxicos no lixão, lama de mercúrio tem sido importada de outros municípios, uma verdadeira bomba a longo prazo, lembrar ainda que os políticos municipais sempre estão contra o lixão, mas na hora de agir se omitem alegando não ter autoridade, até parece que quem deu o alvará de funcionamento para a Essencis foi o Papa. Soluções extremas como fechar o lixão não são viáveis, provocaria o caos em São Paulo, a solução é obrigar a emprêsa a cumprir o eiarima e implantar o CTR, quem sabe a nova lei da PNRS (política nacional de resíduos sólidos) ajude, a prazo para adaptação é até 2013. Enfim, ou tratamos o problema do lixo com consciência e seriedade ou vamos negociar com algum procurador do Criador para devolver o planeta, se é que Ele vai aceitar.


Edson Navarro