» Notícias » Cultura » Ler notícia

26/07/2011
Inverno cultural

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Cultura de Caieiras Aquece o Inverno 2011

A Secretaria Municipal da Ação Cultural de Caieiras – Semac organiza anualmente o Inverno Cultural para fortalecer ainda mais o conceito de cultura no município. Durante muitos dias de agosto, grande diversidade de expressão artístico-cultural é apresentada no centro cultural, com apoio da Prefeitura. Em 2010, a atividade de discussão sobre a obra do escritor português José Saramago foi uma das mais concorridas, atraindo centenas de pessoas ao salão principal do Cecin, assim como as noites de música, teatro e dança. Neste ano, o Inverno Cultural será de 18 a 27 de agosto e a comissão organizadora prepara atrações especiais.
Os corais de Franco da Rocha e de Louveira já confirmaram presença e se apresentarão ao lado do coral da secretaria de Cultura de Caieiras. Alunos de teclado farão audição demonstrativa, Tom Jobim será lembrado pelo pessoal de violão, a música estará representada na cultura sertaneja e no encontro de videokê, o circo estará presente em noite especial, as artes plásticas se terão exposição de obras e premiação entre participantes.
A dança terá duas noites, uma delas com o Projeto Arena, evento de incentivo ao hip hop que, cada vez mais, fortalece presença no conceito de cultura. Batalhas entre MCs e crews (grupos) serão o ápice do projeto. A exemplo do ano passado, o Inverno Cultural 2011 trará um diferencial: Sarau Astronômico com exposição de mitos, lendas e histórias. Outro ponto interessante é a noite de autógrafos com o artista plástico, historiador e escritor Sussumo Harada, de Itapevi, que mostrará seu mais recente trabalho Jaguamimbaba – Juqueri 1825, um passeio profundo nos inícios da história da região.
Uma das noites que serão bem concorridas é certamente a do videokê, com descontração total. O público poderá participar e ouvir performance de personalidades conhecidas da cidade, que estão sendo convidadas a “emprestar seu talento musical” para o evento.
“Cultura é elemento importante na construção de sociedades justas e competentes, capazes de levar bem-estar a cidadãos que trabalham constantemente pelo desenvolvimento. Oferecer momentos de lazer é compromisso de toda gestão pública responsável”, observa a secretária de Cultura, doutora Tânia Shibata. “E a gestão atual é responsável”, complementa.
Dezenas de funcionários da Semac trabalham pela expressividade do Inverno Cultural. A grade de eventos está em fase de finalização e será divulgada nos próximos dias em cartazes, outdoors, panfletos e mídia em geral. O Colégio Objetivo de Caieiras compõe o corpo de apoiadores, juntamente com a Rádio Onda FM (87,5).



Sergio Ming