» Notícias » Geral » Ler notícia

30/09/2011
Semana do trânsito, presença maciça de estudantes

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Na última semana a equipe do Departamento de Trânsito da prefeitura de Caieiras realizou uma ampla campanha de conscientização, junto aos alunos da rede municipal, para tratar sobre a importância de respeitar as Leis do trânsito.

Com a presença de 550 estudantes das escolas Marina Bayerlen  e Joaquim Osório de Azevedo a campanha levou até essas crianças e adolescentes informações sobre como se pode salvar vidas no trânsito apenas com a educação e o respeito. Realizada nacionalmente, a campanha deste ano teve como tema “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020: juntos, podemos salvar milhões de vidas”.

Segundo o diretor do departamento de Trânsito, Fabio Simas, o objetivo foi levar informações importantes e sérias, às crianças, de uma forma agradável. “Criamos uma cartilha educativa, com várias atividades de entretenimentos como o jogo dos sete erros, que ensinam as crianças brincando”, completou. “Na escola estadual Aladino Polon, por exemplo, realizamos uma palestra conscientizadora que mobilizou 370 estudantes”, acrescenta.

Além disso, foram distribuídos mais de três mil panfletos educativos e criada a Cidade Mirim do Trânsito,  um dos diferenciais que a cidade de Caieiras pensou para incentivar as crianças a respeitarem as Leis do trânsito e, dessa maneira, formar motoristas conscientes.

SOBRE A CAMPANHA – A campanha deste ano teve como foco estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar.
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
De acordo com sucessivos relatórios da Organização Mundial de Saúde, as perdas provocadas pela violência do trânsito representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas. Na avaliação da OMS, será necessário desenvolver e/ou reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de morbimortalidade no trânsito estão acima do razoável. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.



AIMPC