» Notícias » Cultura » Ler notícia

09/11/2011
Equipe de teatro é modelo de evolução

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Equipe de Teatro de Caieiras É Modelo de Evolução

Os alunos de teatro da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Caieiras – Semac encerraram a primeira fase de apresentações de suas peças neste fim de semana. Entre os dias 02 e 06 de novembro, a plateia que compareceu pôde apreciar dez títulos para todas as idades, de infantis à temática mais profunda, como foi o caso de “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tenessee Williams, e “Dona Xepa”, de Pedro Bloch. Além disso, os espetáculos mostraram tanto comédia como drama.
Constantemente, a Semac leva entretenimento, arte e cultura gratuitos à população da região ou no palco do centro cultural ou em bairros diversos do município. Quem tem aproveitado a oportunidade para ver teatro ao longo dos anos no Cecin percebe a evolução a cada ano. A maioria do público que prestigia as Mostras certamente não está preocupada com técnicas, mecânica de procedimentos cênicos, análise de gestual etc. - função de críticos de teatro. Entretanto, essa maioria é composta por pessoas que gostam de arte cênica, que veem a importância de comparecer e dar força ao teatro local, que notam os esforços empreendidos pelo grupo de alunos do prof. Sérgio de Camargo e pela equipe do centro cultural de Caieiras.
Essas mesmas pessoas comentam o desempenho em cada peça apresentada, mencionando o nível de cada ator, a adequação dos cenários, a profundidade dos textos, a efetividade dos temas escolhidos, o trabalho de bastidores (iluminação, sonoplastia, apoio etc.). O fato, em si, cria clima de sucesso e êxito ao redor das apresentações.
A postura dos atores e atrizes nesta Mostra está digna de resultado de grandes trabalhos teatrais. O prof. Sérgio de Camargo conseguiu fazer dos alunos verdadeiros polos de vontade de encenar. Em cada apresentação, é possível notar o crescimento da segurança na expressão corporal, na entonação da fala – que, por si, é ponto focal em teatro. Todos passam certeza de que sabem o que estão fazendo, que conhecem o âmago de cada texto.
A Nona Mostra de Teatro de Caieiras – edição 2011 retorna com as mesmas peças a partir do dia 11, às 14h00, com A Incrível Viagem e se encerra no dia 15, com O Pagador de Promessas, às 20h00 – um clássico da arte brasileira mundialmente premiado, capaz de nos fazer raciocinar nas muitas questões que envolvem os conceitos da sociedade em que vivemos. Será nova chance para que sejam vistas por pessoas que não puderam comparecer.
O prof. Sérgio de Camargo e equipe, a secretária da cultura dra. Tânia Shibata e equipe e a prefeitura de Caieiras convidam todos os caieirenses a prestigiar.



SEMAC