» Notícias » Geral » Ler notícia

07/12/2011
Fanfarra é Hexa Campeã

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Componentes da fanfarra

Após 15 anos sem participar de um Concurso Nacional, a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras foi a grande campeã, em 27/11, na cidade de Lorena (SP), no Vale do Paraíba.
Essa é a sexta conquista de um título nacional na história da Fanfarra, que representa Caieiras em diversas cidades do país, há mais de 40 anos. Competindo com outras corporações, no concurso promovido pela Confederação Nacional de Fanfarras e Bandas, a Fanfarra de Caieiras além de sagrar-se a grande vencedora, com 762 pontos – a maior pontuação entre todas as categorias do campeonato – teve seu Corpo Coreográfico, sob a coordenação de Silvana Barbosa, premiado com o título de Vice-Campeã, por uma diferença de apenas meio ponto do primeiro colocado.

“Pudemos soltar aquele grito que estava preso na garganta: ‘é campeã!’, ‘hexa campeã!’”, comemora Célia Bitencourt, maestrina que rege a Fanfarra desde 2007.
A corporação iniciou sua apresentação marchando e tocando o dobrado Brasília, adaptação de José Branco Zuglian. Para a avaliação dos jurados, tocou as peças Transformações, composição do músico caieirense, Antonio Carlos Lopes Junior, e For The Fallen, do americano David Shaffer. Encerrou a apresentação com Saideira, do grupo Skank, arranjo de Célia Bitencourt.

UMA NOVA ETAPA

Essa vitória marca uma nova etapa para a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras, que mesmo passando por vários percalços - a morte de cinco componentes, em 1994; a saída forçada da sede e local onde a Fanfarra havia nascido e consequente redução do número de componentes, entre 1996 e 1997; a morte do seu maestro, fundador e líder, Zilton Bicudo, em 2001; e a quase extinção da corporação, no início de 2004 -, seguiu sua vocação, reafirmando a reputação construída ao longo de décadas no cenário musical brasileiro.

“Várias pessoas, no seu devido momento, ajudaram muito nessa superação”, destaca Célia que, juntamente com o marido, Renato Masiviero, e o casal Camila Bianchini e Marcelo Ribeiro, iniciaram em 2004, o trabalho de  reconstrução da Fanfarra de Caieiras. “Graças a Deus pudemos contar com a permanência de alguns componentes e com o auxilio do professor, maestro e trompetista, José Branco Zuglian”, lembra a maestrina que também destaca a colaboração de vários diretores da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras e pais de alunos, “que sempre estavam presentes para qualquer coisa, desde limpar o chão, até acompanhar nas apresentações”.

Célia ainda comenta que nesse caminho, muitas pessoas chegaram para ajudar. Ex-componentes retornaram para tocar, dançar ou ensinar. “Fomos crescendo pouco a pouco. Sempre formando crianças e jovens, ensinando a arte da música e da dança, a arte de ser uma Fanfarra. Mantivemos nosso estilo, nossa marcha, mas também incorporamos novidades. E agora o resultado está aí”, celebra a Maestrina.

O diretor executivo da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras, Renato Masiviero, que participa da corporação há 31 anos, destaca a dedicação de todos os envolvidos nessa conquista. “Parabéns a todos os componentes e instrutores, que se empenharam nos ensaios e nas aulas durante o ano inteiro. Valeu a pena cada minuto que passamos juntos, em busca dessa conquista!”, celebrou. Parabéns ao grupo de apoio, tão importante na realização das nossas atividades! Obrigada a todos que diretamente ou indiretamente colaboram com a Fanfarra de Caieiras”.

PRESENÇA EM 2011

Este ano, a Fanfarra de Caieiras participou das eliminatórias para o Concurso Estadual que aconteceram em Amparo e em Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo; do concurso em Francisco Morato; da classificatória para o Nacional, realizada em Jambeiro (SP), e, finalmente do Concurso Nacional, em Lorena(SP).

Também recepcionou cerca de 60 corporações que participaram do 22º Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras, tradicional evento da cidade, resgatado em 2010 pela atual administração municipal e realizado em outubro.

MAESTROS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA FANFARRA

Zilton Bicudo (1970 a 2001)
Luiz Crema (2001)
Marcelo Menegatti (2002 a 2003)
Luiz Crema (2003)
Zé Branco (2004 a 2007)
Célia Bitencourt (2007 até o momento)

Saiba mais sobre a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras, suas ações, a história, as conquistas e como fazer para apoiar essa iniciativa acessando o site: http://www.fanfarradecaieiras.org.br/


Uma história marcada por desafios

(trecho extraído do site da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras: http://www.fanfarradecaieiras.org.br/historia/)

Em 1969, o professor de matemática Zilton Bicudo, natural de São Paulo e criado em Franco da Rocha, passou a lecionar matemática no Colégio Walther Weiszflog em Caieiras. Coincidentemente, nessa mesma época, a escola recebeu do Governo do Estado de São Paulo um kit com instrumentos para fanfarra.

Zilton, filho de maestro, durante toda sua juventude teve contato com instrumentos musicais e teoria musical, aproveitou a oportunidade para organizar uma fanfarra na escola. Não existem registros exatos de quando os ensaios começaram, mas o grande marco do inicio dessa empreitada cultural foi o desfile de 7 de setembro de 1970, em Caieiras. Nesse dia a Fanfarra do Colégio Walther Weiszflog se apresentou, assim como outras corporações musicais da região. Entretanto, o locutor do evento não mencionou a presença da fanfarra, apenas exaltando as qualidades das outras corporações.

Os componentes se recolheram a escola pelos fundos. Estavam muito tristes por terem sido desprezados e desvalorizados. Nesse momento, Zilton Bicudo fez valer o talento nato que possuía para liderar: conclamou seus alunos a superarem esse percalço e perguntou quem prosseguiria com ele para formar a melhor fanfarra do Brasil. Todos aceitaram o desafio! E a data de fundação da corporação passou a ser considerada como agosto de 1970.


Você sabe a diferença entre Fanfarra e Banda? Célia Bitencourt explica:

FANFARRA SIMPLES tem instrumentos da família da percussão (caixa, bumbos, pratos, tímpanos, xilofone, vibrafone, etc) e instrumentos da família dos metais, mas sem nenhum pisto (botão para apertar): cornetas, trombones, bombardinos, trompas, tubas, etc.
Por não possuírem botões, esses instrumentos tocam duas ou três notas musicais, exigindo que exista na corporação vários instrumentos para, em conjunto, produzirem o som de um instrumento completo e com os devidos pistos.

FANFARRA COM UM PISTO tem instrumentos da família da percussão e instrumentos da família dos metais, mas com um pisto (um botão para apertar). Nesse caso, os instrumentos alcançam mais algumas notas.

BANDA MARCIAL tem instrumentos da família da percussão e instrumentos da família dos metais, já completos e com todos os recursos convencionais (os pistos) para alcançar todas as notas.

BANDA MUSICAL tem instrumentos da família da percussão, instrumentos da família dos metais, completos e com todos os recursos convencionais e instrumentos da família das madeiras: flautas, clarinetes, saxofones, etc.
A Fanfarra de Caieiras é uma Fanfarra Simples. A Fanfarra da Escola Otto Weiszflog era uma fanfarra com um pisto, bem como a fanfarra da Escola Benedito Fagundes Marques (Befama), de Franco da Rocha.
A Orquestra Filarmônica Melhoramentos de Caieiras era uma Banda Musical antes de se tornar uma orquestra.


Contatos:
Rua João Dártora, 382 - Centro - Caieiras-SP
CEP: 07700-000
(11) 2876-4443
[email protected]


Jornalista responsável:
Isabel Duarte
7288-6603



Isabel Duarte