» Notícias » Geral » Ler notícia

15/03/2012
Projeto do Ecoparque

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Clique para ampliar

A íntegra do projeto executivo do futuro Parque Ecológico de Caieiras (PEC), além da maquete do projeto estão expostos, para visitação de toda população de Caieiras, no Centro Cultural Izaura Neves (CECIN), de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Alunos das escolas estaduais e municipais também serão convidados a visitar a área para conhecer o projeto.

O futuro parque terá mais de 443.000 m2 de área, sendo, em projeto, 17.600 m2 área construída. Serão construídos três núcleos de atividades: cultural, eventos e esportes.

Além disso, a recuperação da várzea do Rio Juqueri, que acontecerá por meio do enriquecimento da vegetação ciliar com plantio, pela CPTM, de 23.000 mudas de espécies nativas, se alia à própria implantação do parque, contribuindo para a contenção das cheias do rio Juqueri. Os lagos, com suas áreas de entorno, bem como as áreas verdes existentes, serão destinados a atividades turísticas, esportivas e de lazer.

Como será o Parque Ecológico de Caieiras (PEC)

O primeiro setor, denominado “Centro de Eventos”, corresponde à área do antigo MAC, e prevê ainda a construção de um Anfiteatro Multiuso (Artes Cênicas, Dança, Bailes, Conferências, etc.) e de duas marquises moduláveis para recepção de Feiras, Exposições e eventos do gênero, com salas de apoio e o chamado Palácio dos Conselhos que servirá para a promoção de ações de cidadania. Está prevista, também, a disponibilização de mais de 450 vagas de estacionamento, área livre de lazer e esportes de baixo impacto, ciclovia de integração e área de caminhada e passarela aérea para pedestres que ligará os setores ambiental e cultural, que envolve o lago e os prédios históricos da Cia. Melhoramentos.

O segundo setor, denominado “Área de Desporto”, compreenderá o atual Velódromo e as áreas adjacentes, entre a Av. 14 de Dezembro, a Ferrovia e a Rua João Dártora. Os estudos indicam a vocação da área para a implantação de um Parque Temático do Idoso, com a implantação de um parque aquático e equipamentos poliesportivos voltados com prioridade para a melhor idade. O plano também prevê a rearticulação do sistema viário entre a Av. Assis Crema e a Rua João Dártora, e a criação de pista de caminhada e ciclovia.


O terceiro setor compreende a recuperação ambiental da área do lago (em frente ao Centro da Cidade e ao lado dos trilhos da CPTM), com a implantação de equipamentos de lazer de baixo impacto, descanso, integração comunitária e contemplação aliado à com medidas de proteção ecológica e hidrológica. Compreende este setor os prédios tombados da Cia. Melhoramentos, onde se estuda a criação de um Complexo Cultural, com oficinas, área de pequenas feiras, mini-centro comercial e de apoio.

 

N.R. O Jornal reserva-se o direito de incluir os responsáveis pela obra, na lista do "Troféu Pinóquio" , caso nada seja feito. No momento estão a espera do troféu as seguintes promessas:

Viaduto, Posto do INSS, Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp, transparência total nos negócios públicos, reavaliação das àreas doadas ou cedidas, responsabilização dos autores do Tobogã. Obs. o troféu só não será entregue se a promessa for cumprida integralmente. Não vale alegações de falta de verba, mudança de governo e outras do gênero.



AIMPC