» Notícias » Geral » Ler notícia

30/03/2012
Semana do Bem inclui Paixão de Cristo

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Semana do Bem de Caieiras – A Cultura da Fraternidade

A Secretaria Municipal da Ação Cultural de Caieiras reinvoca uma de suas ações culturais mais belas e agradáveis para a população: a Semana do Bem. Neste ano, acontece a terceira edição, com engajamento de mais pontos de visitação e participação.
A III Semana do Bem de Caieiras é ponto de apoio ao já tradicional evento de apresentação da peça Paixão de Cristo que, há quase vinte anos, enaltece o sentido de religiosidade e arte teatral no município. Ocorre sempre na semana anterior em que alunos, colaboradores e munícipes em geral atraem milhares de pessoas ao campo do centro esportivo Jorge Wrede – o Estádio Municipal – para mostrar a história de Cristo sob direção e concepção de Sérgio de Camargo, professor e diretor de teatro da Semac.
A Prefeitura do Município de Caieiras tem ampliado incentivo e apoio ao evento. A cada ano, a Semana do Bem recebe cada vez mais escolas e UBSs interessadas nas atividades da equipe de professores e colaboradores da Secretaria da Cultural. Em verdade, já é mais de uma semana por conta de tantas adesões: muitas escolas e UBSs foram incluídas e, neste ano, o comércio de Caieiras também estará envolvido.
Nas visitas, são apresentadas atrações culturais das mais diversas, de dança a expressão corporal, além de palestras. Todas as atividades têm por foco o envolvimento do conceito de Bem, o incentivo à ideia central do evento.  Uma grande estratégia são os captores de mensagens do bem. Desde a primeira edição, o artista plástico Shimu, do centro cultural – com auxílio de Dalthon Aoki e, neste ano, de Wellington R. Santos-, cria peças ocas nas quais as crianças depositam frases relacionadas à fraternidade e ao bem. Neste ano, dezenas de peixes foram esculpidas em papel reciclável – restos de papel e papelão não utilizados no dia a dia da Semac. A forma de peixe foi escolhida em clara alusão ao codinome de Cristo, O Pescador de Almas. Imagens das peças estão postadas em rede social virtual, a partir da qual todos podem puderam acompanhar a evolução dos trabalhos dos artistas. Aliás, o cenário da Paixão de Cristo deste ano também contará com peças esculpidas em isopor pelo artista plástico Carlos Japonês, que estão igualmente expostas na rede social.
Os Peixes do Bem circularão pelas escolas municipais e estaduais e UBSs que se incluíram no projeto, de forma que os alunos possam alimentá-los com frases escritas em punho próprio. A novidade desta terceira edição é a participação de estabelecimentos comerciais, nos quais também serão apostos os Peixes do Bem. Posteriormente, as peças serão levadas para outros pontos.
O evento Semana do Bem é um dos caminhos para que a Semac consiga abranger um sem-número de possibilidades de divulgação do conceito de cultura – sempre com a política de descentralização das atividades culturais. Com ele, chega às escolas, UBSs e comércio; com o Bairro Multicultural, a diversos bairros distantes; com o Inverno Cultural, ao Centro e arredores, com atividades dos professores e alunos dos cursos gratuitos do Cecin. Além disso, a Semana do Bem oferece aos professores do Cecin oportunidade ímpar para mostrar nos mais diversos locais  o excelente trabalho que é feito em sala de aula. Ainda, leva a mensagem de fraternidade a praticamente todo o município.
A III Semana do Bem de Caieiras já pode ser encarada como sucesso na preparação do clima da cidade para a apresentação da Paixão de Cristo. Participe você também da III Semana do Bem de Caieiras, promovendo o Bem no dia a dia, fazendo uma ação fraternal.
 



SEMAC