» Notícias » Geral » Ler notícia

22/06/2012
Bairro Multicultural

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Teatro no Jardim Marcelino

Prefeitura e Cultura de Caieiras Levam Atrações a Bairros
A Secretaria Municipal da Ação Cultural - Semac – com incentivo da Prefeitura de Caieiras, oferece o evento que mais expressa sua postura atual: descentralização da cultura, política implantada na gestão atual. O Bairro Multicultural ocorre em quatro finais de semana dos meses de julho com atividades culturais, de entretenimento e lazer a diversos bairros do município. Colaboradores, artistas e organizadores em geral às dezenas trabalham para que a Cultura seja marco na região, levando Caieiras aos primeiros lugares no pódium dos municípios que mais incentivam as questões culturais no Estado.
A cada ano, são selecionados quatro bairros. Em 2012, Nova Era, Pinheiros, Laranjeiras e S. Francisco foram contemplados na escolha. Certamente, a Semac lamenta não chegar a todos os lugares, mas a disposição geográfica nas escolhas atividades é um fator preponderante a fim de se possibilitar que a maioria das pessoas tenha acesso aos eventos. Os três primeiros eventos têm início previsto para as 14h00 dos três primeiros domingos: em 08/07, Jd. Esperança (rua Assis Crema), receberá as atividades; em 14/07, será a vez do Jd. dos Pinheiros (rua Brasília) participar; em 21/07, Laranjeiras (pça. de Lazer e Cultura na avenida. L. G. Dártora) entrará na festa; já no dia 28/07, sábado, o Velódromo Municipal será palco para as atrações, culminando no encerramento do projeto Férias no Velódromo” da Secretaria Municipal do Esporte, a partir das 09h00.
Ao longo dos anos, a Semac tem buscado parceria com novos artistas para inclusão no Bairro Multicultural, que estejam ainda em fase de divulgação de sua arte. Desta maneira, é possível estender o foco dos eventos também ao fomento de novos participantes, de artista em busca de espaço. Assim, diversas bandas desconhecidas, ativistas culturais, performers em street dance e teatro etc. auxiliam no desenvolvimento ao se apresentar nos bairros e, ao mesmo tempo, tornam-se conhecidos do grande público.
O Bairro Multicultural também pode ser muito útil para os comerciantes de Caieiras. Com o passar dos anos, a Semac tem sido procurada por muitos deles que gostariam de ver os nomes de seus estabelecimentos atrelados à organização do evento. Desta maneira, a exemplo dos novos artistas, criam seus próprios espaços no mercado e mantêm-se fortes como parceiros da cultura caieirense (para mais informações, liguem 4442 7011).



SEMAC