» Notícias » Geral » Ler notícia

19/09/2012
Reina a confusão na região

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Os candidatos a prefeito com registro  cassado pela Justiça Eleitoral, deixam o eleitorado confuso, de um lado os jornais que apoiam dizem que estar tudo bem, os opositores dizem que não, para atrapalhar mais ainda, a campanha continua nas ruas. É difícil explicar os procedimentos judiciais quase na véspera da eleição, o cidadão comum não entende como um candidato cassado pode continuar em campanha.

Em Caieiras novamente o pivô é Névio Dartora, teve seu registro cassado por  6x0 pelo TRE, continua fazendo campanha normalmente, o eleitor se pergunta: se ele foi cassado como continua fazendo campanha ?. a resposta parece simples para muitos, mas não o é para a maioria.

Francisco Morato: Tem a mesma situação de Caieiras, o agravante é ter dois candidatos com o registro cassado, restou  Marcelo Cechetini sem nenhum impedimento legal, estreante na política, empresário e  tem ficha limpa.

Em Franco da Rocha, por enquanto, a campanha corre sem maiores problemas, com nenhum candidato cassado.  Kiko x Pinduca disputam palmo a palmo os votos.  Em pesquisa encomendada pelo Jornal A Semana, Kiko tem vantagem de 9 pontos na intenção de votos espontânea, na estimulada sobe para 12 pontos, respectivamente 34 x 25 e 43 x 31. Outro dado interessante é a avaliação da atual administração, ótimo e bom 33% - regular 27% ou seja: 60%  no total. Mas 39% dos entrevistados disseram que  não votariam no candidato do Prefeito, o prestígio político seria difícil de transferir?.

Em resumo, nunca houve na região uma eleição tão tumultuada, os candidatos que não acreditaram na Lei da Ficha Limpa, a esta altura devem estar arrependidos, além de estarem contribuindo para tornar o pleito, extremamente confuso. O Jornal A Semana tem encomendado, mas ainda não realizadas,  mais duas pesquisas, Caieiras e Francisco Morato, mas, qual o nome a pesquisar?.

RESOLUÇÃO No 23.364 - TSE
Art. 11. Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, serão obrigatoriamente informados:
I - o período de realização da coleta de dados; Data de início: 07/09/12- Data de término: 12/09/12
II - a margem de erro; Para uma amostra de 600 entrevistas estima-se uma margem de erro total para mais ou para menos de 4,0% considerando-se um nível de confiança de 95%, numa hipótese de p=q=50%. O intervalo de confiança estimado é de 95%.
III - o número de entrevistas; 600

IV - o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; Scenso - Pesquisa de Opinião e de Mercado SC/LTDA -
V - o número de registro da pesquisa .Pesquisa Eleitoral - SP-00825/2012

Atenção: O conteúdo completo da pesquisa está a disposição de qualquer interessado no site do Jornal : email: [email protected] e no Cartório Eleitoral de Franco da Rocha.



Edson Navarro