» Notícias » Geral » Ler notícia

11/02/2013
Papa Bento XVI anuncia sua renúncia

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Leia abaixo a íntegra da renúncia

 

"Queridísimos irmãos,

Convoquei-os a este Consistório, não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.

Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino. Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando.

No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado.

Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de modo que, desde 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Queridísimos irmãos, lhes dou as graças de coração por todo o amor e o trabalho com que levastes junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.

Agora, confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista com sua materna bondade os Cardeais a escolherem o novo Sumo Pontífice. Quanto ao que diz respeito a mim, também no futuro, gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.

Vaticano, 10 de fevereiro 2013."

 

Bento XVI deixa as seguintes encíclicas:

Deus caritas est

A encíclica Deus é amor (em latim, Deus caritas est, palavra tiradas do evangelho de São João) divide-se em duas partes. Na primeira, que trata da unidade do amor na criação e da história da salvação, Bento XVI reflete sobre três dimensões do amor, a partir das acepções dos termos gregos eros, philia e ágape. Na segunda parte, chama caritas, a encíclica fala da prática do amor pela Igreja como "comunidade de amor", ou do exercício concreto do amor ao próximo. O eros é o tipo de amor existente entre o homem e a mulher, a philia é sinônimo de amizade e ágape refere-se ao amor que une o ser humano a Deus. O papa adverte que, para não ser entendido como puro sexo, o eros tem necessidade de disciplina e de purificação. "A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política parda a realizar a sociedade mais justa possível", adverte o texto, ao discorrer sobre a desigualdade e a injustiça social nos últimos dois séculos. O papa observa que o marxismo falhou, ao apontar a revolução como panaceia para os problemas sociais. Deus caritas est, a primeira encíclica de Bento XVI, foi publicada no Natal de 2005.

Spe salvi

A segunda encíclica de Bento XVI, de novembro de 2007, é uma reflexão marcadamente teológica para um mundo em crise, dominado pelo ceticismo em relação às questões relacionadas com o transcendente, com Deus. "O homem tem necessidade de Deus, do contrário fica privado de esperança", afirma Ratzinger. "Deus é o fundamento da esperança, não um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim, cada indivíduo e a humanidade em seu conjunto", observa ele. O papa cita Platão, Lutero, Kant, Bacon, Dostoievski, Engels e Marx, ao falar de esperança, razão e liberdade na construção de um mundo sem Deus que pretende responder aos anseios do homem. "Nenhuma estrutura positiva do mundo é possível nos lugares onde as almas se brutalizam", adverte. A salvação, segundo a encíclica, ultrapassa o individual. "Como cristãos, não basta perguntarmo-nos como posso salvar-me, devemos antes perguntar: o que posso fazer para que os outros sejam salvos e nasça, também para eles a estrela da esperança? ", observa Bento XVI. Essa dimensão comunitária da esperança segue a linha da primeira encíclica, Deus é amor, e lhe dá continuidade.

Caritas in veritate

A encíclica Caritas in veritate (Caridade na verdade), de julho de 2009, dedicada "ao desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade", atualiza a doutrina social da Igreja, com ênfase nos ensinamentos das encíclicas Populorum progressio, de Paulo VI (1967) e Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II (1988). Bento XVI adverte para os riscos de uma caridade que pode cair no sentimentalismo se não se basear na verdade, pois nesse caso "o amor torna-se um invólucro vazio, que se pode encher arbitrariamente". O papa afirma que a Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende imiscuir-se na política dos Estados, mas tem uma missão a serviço da verdade, que é "irrenunciável". Ratzinger acrescenta que "não é suficiente progredir do ponto de vista econômico e tecnológico", porque o desenvolvimento tem de ser verdadeiro e integral. A encíclica recorda aos governantes que, na renovação dos sistemas econômicos e sociais do mundo, "o primeiro capital a preservar e valorizar é o homem, a pessoa, na sua integridade". A luta contra a fome, as desigualdades sociais, a globalização, a solidariedade, o crescimento demográfico e o meio ambiente também são temas tratados na encíclica.

Fontes: Folhaonline/Estadão

 



JAS