» Notícias » Geral » Ler notícia

05/06/2013
III Semana do Meio Ambiente Eventos

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Reserva florestal, com os dias contados

Programação dos Eventos da III Semana Municipal do Meio Ambiente de Caieiras.


Data: 05/06/2013 - Inauguração da Primeira Etapa do Projeto Viveiro de Mudas - Cooperação com o Parque Estadual do Juquery e Fundação Florestal.Horário: das 10:00 às 12:00 horas Local: Viveiro de Mudas - Parque Estadual do Juquery - Av. Olindo Dartora, s/nº - Morro Grande (Acesso pela Av. da Paz,  após o Santuário Mãe Rainha - área da antiga Horta dos Pires) oficinaC/ONSTRUINDO A COLETA SELETIVA

Data: 05/06/2013

Horário: das 19:00 às 22:00 horas

Local: Centro Cultural Isaura Neves - Cecin - Rua Argentina, 400 - Centro – Caieiras/SP (Evento aberto ao público).Objetivo:Apresentar e debater um modelo dinâmico de implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (lixo) para o território do município de Caieiras, tendo como premissa a valorização dos recicláveis e principalmente dos recicladores atuantes, com o fortalecimento dos atores do mercado de venda e compra de recicláveis através do incentivo à criação de rodadas de negócios. Debater formas de fomentar a logística reversa de RSU, parcerias para separação, desmonte, compactação, transporte, depósito e comercialização por atacado derecicláveis, estimulando a articulação e integração de iniciativas de recicladores da Bacia do Juquery, como forma de agregar valor ao trabalho e aos produtos da seleção e do beneficiamento dos resíduos.Expositores/Debatedores:Abertura: Dr. Roberto Hamamoto – Prefeito Municipal Palestra Magna: Francisco Maciel, Empresário em Sustentabilidade, Eng pela Poli-USP, Mestre em Energia e Meio Ambiente, Doutorando em Mudanças Climáticas. Atua em projetos de sustentabilidade há 20 anos, tendo sido consultor do PNUD, Banco Mundial, GIZ/MMA e palestrante nas conferencias de mudanças climáticas da ONU. Um dos 100 nomes destacados pela sua contribuição a sustentabilidade em São Paulo na Virada Sustentável 2013, também é conhecido como Txai Brasil (como músico e compositor), tendo sido palestrante no tedxportoalegre e curador no tedxpelourinho.Bonfilio Alves Ferreira, advogado, jornalista e educador ambiental (criador do Projeto Reciclarte), Secretário Municipal do Meio Ambiente de Caieiras. Tema: Plano Piloto para Implantação da Coleta Seletiva de Caieiras.Essencis Soluções Ambientais(CTR Caieiras). Tema: Gerenciamento de RSU em Caieiras e as novas tecnologias de reciclagem de resíduos sólidos, recuperação de matérias-primas e produção de energias renováveis. Parcerias na Coleta Regular e no Programa da Coleta Seletiva de Caieiras.Horácio Pedro Peralta, advogado, diretor presidente do Grupo PPEC Ambiental. Tema: Destinação Final e Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil.Debatedores (Convidados Especiais): SEBRAE (Oeste), Sindicato das Cooperativas de Catadores do Estado de São Paulo, empresas do setor de Reciclagem e Recicladores de Caieiras e região. Gestores públicos das áreas de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Emprego de Caieiras e demais municípios do Vale do Juquery. Comunidade em geral (Aberto ao Público).Promoção – Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Obras e Planejamento, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caieiras. Apoio: Secretaria Municipal de Ação Cultural. Feira de Trocas Solidárias / Os 3 R's no Bazar Desapega Oficina de Capacitação (atividade Simulada + Dinâmica).

Data: 06/06/2013
Horário: das 15:00 às 19:00 horas (atividade de Feira Simulada e em seguida dinâmica da Feira na prática)Local: Centro Cultural Isaura Neves - Cecin - Rua Argentina, 400 - Centro – Caieiras/SP (Evento aberto ao público).Objetivo:Oficina teórica e prática de treinamento dos organizadores e participantes da futura Feira de Trocas Solidárias / Bazar Desapega, na metodologia de inclusão social da Feira e do uso e circulação da moeda social alternativa, em eventos a serem promovidos e mantido com regularidade em Caieiras (em espaços públicos como o MAC/PC e Praças da Família) em parceria com Fundo Social de Solidariedade, Fundações e Associações Beneficentes da cidade.Abertura: Dr. Roberto Hamamoto – Prefeito Municipal Moderação: Bonfilio Alves Ferreira Facilitadores: Equipe das Secretárias Municipais do Meio Ambiente, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade.Apoio: Voluntários(as) das entidades parceiras e do Bazar Desapega.Palestrantes:Carlos Henrique de Castro, Contador, fundador do primeiro Clube de Trocas no Brasil, atualmente animador e interlocutor de projetos ligados a clubes de trocas em São Paulo e no Brasil, oferecendo cursos, oficinas  e palestras aos interessados na metodologia.Rute Barreto Ramos, Assistente Social Sanitarista, trabalha no CECCO Santo Amaro e Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar, respondendo pela Interlocução de Saúde Mental da Região. É integrante da Comissão Executiva da Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária.Promoção – Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Promoção Social, desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caieiras. Parcerias e Co-organização: Bazar Desapega.Apoio: Secretaria Municipal de Ação Cultural.
Participação Especial/Entidades Parceiras: Bazar da Fundação Vó Ambrosina; Bazar do Hospital Fabiano de Cristo; Feira de Artesanato; Expositores selecionados da iniciativa Bazar Desapega e Comunidade convidada (aberto ao público).

 



Sec.meio Ambiente