» Notícias » Geral » Ler notícia

10/10/2013
Câncer de mama prevenir é o melhor remédio

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Caieiras participa da campanha Outubro Rosa

Pontos da cidade serão iluminados com a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Assim como vários municípios do Brasil e do mundo, Caieiras também aderiu à campanha “Outubro Rosa”. A Prefeitura da cidade vai iluminar o Paço Municipal e o NEC Centro com lâmpadas cor de rosa.

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes da primeira “Corrida pela Cura do câncer de mama”, realizada anualmente em Nova York deste então. Por isso, eles são conhecidos como símbolo da luta contra esse tipo de câncer.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos caieirenses para as formas de prevenção da doença, que em 2012, levou quase 13 mil brasileiros à morte, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer. É importante lembrar que o câncer de mama também atinge os homens, apesar de a proporção ser muito menor: no ano passado, pouco mais de 1% dos óbitos foram masculinos.

A forma mais conhecida de prevenção é o autoexame das mamas. Contudo, não é a única e nem a mais eficiente: a mamografia é capaz de determinar com mais precisão a existência de um tumor.

Entre os principais fatores de risco para o aparecimento de células cancerosas nos seios estão a idade avançada, a obesidade e o consumo de álcool, assim como a genética: pessoas com histórico familiar da doença devem passar por acompanhamento médico a partir dos 35 anos de idade.



Site Da Pmc