» Notícias » Geral » Ler notícia

17/10/2014
Defesa Civil e a redução de desastres

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Equipe da Defesa Civil de Caieiras, sob o comando do Caio 1º da esquerda para a direita

Durante essa e a próxima semana, a Defesa Civil de Caieiras realizará uma série de ações com vistas a aumentar o senso de percepção da população caieirense acerca dos riscos de desastres, preparando-a para enfrentá-los. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, faz parte da Semana Nacional de Redução de Desastres.

Entre as ações desenvolvidas estavam trabalhos preventivos em áreas de risco, como palestras, cadastramento de famílias, distribuição de materiais informativos e, em alguns casos, levantamentos topográficos para estudo.

A melhor forma de combate e prevenção a desastres ainda é a ação humana. Por isso, "as medidas para redução dos efeitos de desastres são desenvolvidas em quatro etapas: a prevenção, para avaliar e reduzir riscos, a preparação, para reduzir a perda de vidas, a resposta, voltada para o salvamento de vidas e a redução das perdas e a reconstrução, para restaurar a normalidade", explicou a Defesa Civil.

A partir dessas ações, segundo a Defesa Civil, pode-se construir uma cidade resiliente, ou seja, que tenha a capacidade absorver os impactos de eventuais desastres e se recuperar de seus efeitos de forma eficiente e prevenir que vidas e bens sejam perdidos.



Site Da Pmc