» Notícias » Meio Ambiente » Ler notícia

07/04/2005
O quanto você sabe sobre embalagens e Meio Ambiente?

Nesta edição publicamos as respostas do questionário da seção Eco em Foco de dezembro. De acordo com informações dos especialistas em embalagem, coordenados pelo Centro Internacional de Comércio (ITC- International Trade Centre), responsáveis pela elaboração do questionário, todas as afirmações propostas são falsas. Saiba agora o porquê.

1 - A embalagem é a maior responsável pelo problema de resíduos sólidos.
Resposta: Falso

Normalmente, a embalagem ocupa cerca de 1/3 do espaço nos aterros sanitários. Os papéis impressos e o lixo orgânico são mais responsáveis pelo problema do lixo sólido doméstico e a participação dos resíduos industriais é ainda maior.

2 - O espaço dos aterros sanitários está acabando.
Resposta: Falso

Na maioria dos países industrializados, pelo menos seis vezes mais buracos são cavados para extrair materiais de construção, etc, do que é necessário para enterrar o lixo produzido, sendo que nem todos são geologicamente adequados. Há buracos suficientes que podem ser fechados e tornarem-se seguros dentro dos altos padrões exigidos. A responsabilidade política do efeito "não no meu jardim", contudo, freqüentemente dificulta a obtenção da permissão para criar-se aterros sanitários.

3 - Materiais recicláveis são sempre melhores para o meio ambiente do que alternativas.
Resposta: Falso

A geração de lixo sólido é apenas um critério a ser considerado sobre o impacto ambiental de um produto. A reciclagem é apenas uma forma de manuseio dos resíduos. Elas tem seu próprio impacto ambiental e pode gerar gastos adicionais com o meio ambiente. A maioria dos materiais do lixo doméstico é tecnicamente reciclável. Se eles são ou não reciclados, depende de quanto à sociedade deseja gastar.

4. Os plásticos não são recicláveis.
Resposta: Falso

Existe tecnologia para reciclar a maioria das embalagens plásticas. Contudo, a infra-estrutura da coleta e da reciclagem, e os mercados para materiais reciclados, ainda estão sendo desenvolvidos e podem gerar gastos extras.

5. A reciclagem do papel poupa as florestas tropicais.
Resposta: Falso.

O papel normalmente é feito da madeira de árvores de florestas temperadas que são especialmente cultivadas. Desde que as florestas sejam manejadas adequadamente, o papel e outros produtos derivados de recursos renováveis, podem estar sempre disponíveis.

6. O papel e o vidro são ambientalmente superiores ao plástico.
Resposta: Falso.

Cada material de embalagem tem suas vantagens e desvantagens, do ponto de vista ambiental e sob outros aspectos. Análises de ciclo de vida e estudos de riscos / benefícios podem ajudar os fabricantes de embalagem a determinarem materiais adequados para cada aplicação. 7. Reduzir o volume de lixo gerado é mais importante do que reduzir o uso de energia.
Resposta: Falso.

O efeito ambiental do lixo sólido é mais local e existe tecnologia para lidar com ele de forma segura. O efeito ambiental do uso de energia (principalmente a derivada de combustíveis fósseis) é global e produz dióxido de carbono e calor. Ele também contribui para o que alguns ambientalistas consideram como o problema ambiental mais sério - o aquecimento global. A maioria dos materiais de embalagem contidos no lixo doméstico são provenientes de matéria-prima com relativa amplitude de fornecimento. Uma alta proporção é convertida com energia de combustível fóssil, que é comparativamente, escasso. Se a reciclagem de materiais usa menos energia do que a que é usada para fazer produtos de materiais virgens, então a reciclagem é ambientalmente melhor do ponto de vista do uso de energia, embora não necessariamente do ponto de vista de equilíbrio ecológico completo.

8. As sacolas de papel são melhores do ponto de vista ambiental do que as de plástico.
Resposta: Falso.

Numa análise ambiental completa, na maioria dos casos, não há escolha entre as duas. Cada uma usa diferentes quantidades de diferentes matérias-primas e produz diferentes volumes de diferentes tipos de lixo. Em termos da quantidade de energia de combustível fóssil necessária para produzir uma sacola de papel é geralmente maior que a quantidade total usada para produzir uma sacola plástica partindo do estoque de óleo.

9. Joga-se fora hoje mais embalagem do que jogava-se há 20 anos.
Resposta: Falso.

A geração de lixo doméstico per capita nos Estados Unidos, por exemplo, tem sido estatisticamente constante desde os anos 70. O volume de resíduos de embalagem disposto está apresentando um leve declínio. Um padrão similar existe no Norte da Europa. Em 1980 estudos feitos no Reino Unido mostraram que cada casa gerava 2,62 kg de embalagem usada/semana (23,8% do total). Embora limite-se às pesquisas, estes números parecem sustentar a tendência verificada nos Estados Unidos.

10. A embalagem representa metade do peso do lixo das residências.
Resposta: Falso.

Na maioria dos países europeus a embalagem representa entre 25% e 30% do peso gerado numa residência padrão médio, e cerca de 30% do peso nos aterros sanitários.

11. Os materiais de embalagem podem ser reciclados indefinidamente.
Resposta: Falso.

A maioria dos materiais de embalagem não pode ser reciclada indefinidamente sem alguma pedra de suas propriedades e de sua performance. Mesmo para os materiais que são indefinidamente satisfatório em comparação com outras alternativas.

12. Precisamos fazer plásticos degradáveis.
Resposta: Falso.

Algumas pessoas sustentam que fazer plásticos foto degradáveis ajudará a livrar-se do lixo. Não há, contudo, apelos para fazer-se outros materiais de embalagem inertes degradáveis, como vidro. A verdadeira solução para o lixo é o descarte de todos os resíduos cuidadosamente e de forma ambientalmente aceitável. A dissolução dos plásticos biodegradáveis nos aterros não é necessariamente uma característica desejável. Os materiais mais seguros de serem colocados nos aterros são os inertes. Materiais biodegradáveis produzem gás metano e podem contaminar os lençóis freáticos se o curso da água no local do aterro não for adequadamente controlado. Como todos os plásticos representam menos de 8% do lixo doméstico - as embalagens plásticas mal chegam aos 5% desse total - torná-los degradáveis, portanto, não significará muito para os aterros.

13. A embalagem feita de material reciclado custa menos que a embalagem feita de matéria-prima virgem.
Resposta: Falso.

Atualmente, a maioria dos materiais usados custa mais do que os materiais virgens alternativos.

14. Os termos "reciclável" e "embalagem reciclável" são sinônimos.
Resposta: Falso.

A definição convencional de "reciclável" é a capacidade de ser processado. A afirmação "embalagem reciclável", numa embalagem, significa que ela é um pré ou pós-lixo do consumidor.

15. A embalagem refil é ambientalmente melhor que a one-way.
Resposta: Falso

Os sistemas de refil funcionam melhor em artigos distribuídos em pequenas distâncias, em que os containers possam retornar para serem reenchidos. Os sistemas de refil raramente são justificáveis para entregas a longas distâncias: os containers são mais pesados e maiores que os one-way equivalentes, necessitando de mais energia para entregá-los e retorná-los. Containers que possam ser reenchidos têm que atingir um número mínimo de viagens antes de investirem-se recursos adicionais para torná-los adequados e compensar seu reenchimento.

16. Muitos produtos são superembalados (têm mais embalagem do que necessitam).
Resposta: Falso.

Alguns são, mas a maioria não, porque os produtores têm que pagar pela embalagem e, além disso, têm um interesse comercial direto: gastar o mínimo possível para manter o preço de seus produtos competitivo. Os produtores têm que encontrar um excelente equilíbrio entre os objetivos ambientais, as necessidades dos consumidores e a proteção eficiente dos produtos, dentro das exigências legais e oferecendo artigos a preços acessíveis.


Fonte: F&C Embalagem