» Notícias » Meio Ambiente » Ler notícia

11/04/2005
Como aproveitar o lixo que não é lixo

Reciclar significa submeter uma substância a um tratamento para alterar suas propriedades ou aproveitar melhor seu rendimento. É o caso do vidro, do alumínio, do plástico e do papel, que embalam diferentes produtos. Reaproveitar estes materiais poupa a natureza. É que para fabricá-los o homem interfere no meio ambiental. É o caso, por exemplo, de derrubada de árvores para a construção de papel. Quanto mais a sociedade reaproveitar estes materiais, menos agride a natureza. Mas a reciclagem depende da coleta seletiva de lixo. Primeiro é preciso separar o lixo orgânico - resto de comida - do reciclável - vidros, papéis, plásticos e metais. Depois, deve-se colocá-lo em sacos separados para a coleta. Este lixo é vendido para empresas que reciclam.

Plástico dura muito tempo

Todos os tipos de Plástico são feitos a partir do petróleo. É barato e para fazer um copo de iogurte, por exemplo, são necessários 5g de plástico. Mas tem vida longa e se não for reciclado, junta-se nos aterros. Mas os plásticos reciclados não são usados para embalar alimentos, mas apenas para sacos de lixo, tubos de mangueira, brinquedos, etc. A reciclagem é assim: 1) Os plásticos são separados - garrafas, sacos de leite, etc. 2) O material é moído, lavado, descontaminado e secado. 3) Depois, é derretido e granulado. 4) Os grãos são usados para fazer novos plásticos, que voltam às lojas.

Lata amassada não é lixo

No Brasil são produzidas 1 bilhão e 300 milhões de latas de alumínio por ano e 46% deste total é recuperado. O que não é reciclado vai para o lixo. Com este desperdício, o país perde US$ 6 milhões. O alumínio é feito de bauxita, minério que fica no solo. Para extraí-la, são usadas escavadeiras que fazem estragos na terra. A reciclagem das latas de alumínio diminui o problema. Por exemplo: uma tonelada de latinha reciclada economiza 5 toneladas de bauxita. Veja o ciclo da reciclagem: 1) As latas vazias são prensadas e vão para o forno, quando transformam-se em chapas de alumínio; 2) Destas chapas são fabricadas novas latas.

A vida eterna do vidro

Nunca jogue vidro no lixo, pois ele é 100% reciclável. Ou seja, uma garrafa pode ser garrafa eternamente. Todo vidro usado pode virar vidro de novo. Garrafas de refrigerante, de cervejas one-way, de sucos e de águas podem ser recicladas. Já os espelhos, potes de cerâmica, lâmpadas não. A reciclagem é assim; 1) Os vidros são separados por cores: âmbar, azul e branco. 2) É triturado e peneirado para tirar as impurezas e é lavado. 3) Depois, é misturado com a matéria-prima e outros minerais. 4) Fervida a uma temperatura de 1300°C, a matéria-prima se transforma em uma massa. 5) Esta massa vai para a indústria vidreira, que molda e a transforma em uma embalagem nova.

Poupando algumas árvores

A maior parte do papel vem dos eucaliptos. Cada tonelada deste material reciclado poupa 17 árvores. A compra dos papéis usados de catadores e de empresas especializadas, vira embalagens como caixa de pasta de dente, calçados, capa de caderno, etc. Veja como é a reciclagem: 1) Os tipos de papéis são separados; 2) É misturado com água e se transforma numa pasta; 3) Esta massa vai para outra máquina e a água é retirada; 4) A massa é prensada, seca e recebe tinta; 5) Cortada em folhas e vendida para gráficas.

Andréa Carvalho da Silva


Fonte: O Estado De São Paulo