» Notícias » Geral » Ler notícia

04/01/2016
Atenção com o IPVA

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Mensagens têm circulado pelas redes sociais avisando sobre possíveis golpes com boletos falsos para pagamento do IPVA de 2016. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, trata-se apenas de um boato.

A mensagem que circula na internet diz: “Cuidado com o IPVA se vier antes de janeiro, com a data de emissão em janeiro. Não pague! Consulte o site do Departamento de Trânsito (Detran), pois invadiram o sistema e se você pagar o valor irá para a conta dos bandidos. A notícia, inclusive apareceu no jornal e realmente as contas estão chegando antes. Para garantir, puxe a conta no site do Detran ou pague pelo boleto da internet”.

Esta mensagem contém algumas informações incoerentes: primeiro, a cobrança do IPVA é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda de cada estado e não do Detran. No caso de São Paulo, a secretaria estadual informou, que não houve nenhuma invasão no sistema, mas que não envia boletos para pagamento do IPVA. Ou seja, qualquer cobrança assim é falsa.

O que o órgão faz, é “emitir um aviso de que a data de vencimento está próxima (de acordo com o final da placa), e informar quais as opções e prazos para quitar à vista (com desconto de 3%) ou parcelar. Informados, os proprietários precisam consultar a rede bancária para saber do valor correto e efetuar o pagamento”.



Site Uol