» Notícias » Geral » Ler notícia

16/01/2016
Nova Caieiras V - EIV tem falhas cômicas

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Na  Audiência Pública que começou tumultuada  e mal conduzida pelos interessados, foi grande a presença dos moradores do bairro. Os questionamentos sobre  o EIV - Estudo de Impacto da Vizinhança  sobre a fase V do loteamento foram muitos.

Algumas falhas mostraram que o estudo apresentado foi realizado sem maiores critérios como remanejamento de vegetação, tráfego calculado fora dos horários de pico, etc.

A parte cômica ficou por  conta da inclusão no projeto da existência de um NEC- Escola Municipal  e de um Posto de Gasolina dentro do bairro existente, provavelmente  a base para o disparate foi o Dr. Google. Só faltou colocarem o Trem Bala e o Aeroporto, além do maravilhoso ex-projeto da Camargo Correa, onde uma carta de intenção de compra foi transformada em um condomínio para trinta mil pessoas.

Segundo os presentes a palhaçada predominou na audiência, os expositores após cansativa narrativa não responderam às perguntas. Os moradores começaram no dia seguinte a mobilização para esclarecimentos, protocolaram requerimentos em órgãos públicos e  vão entregar as gravações da reunião à Promotoria Pública para providências,  alegam ter havido obstrução e cerceamento ao direito das garantias constitucionais individuais.

Outros EIV colocados em dúvida quanto a veracidade técnica ainda perambulam pela Cidade .Autoridades, políticos e empreendedores imobiliários ou mobiliários,  parecem não acreditar que estamos no Século XXI (21), a informatização eletrônica tornou  o big brother do Orwell real (não confundir com o penico da Globo).

Fazer o que bem entender com a propriedade é direito constitucional, por enquanto, se a implantação de um estado bolivariano for obstada, entretanto, existem leis que devem ser respeitadas e visam o bem estar de toda a comunidade. EIA, EIV  e outras são algumas que os "empreendedores" políticos e autoridades públicas,  dos séculos 10 e 20 gostam de ignorar.

A reserva florestal da Cia Melhoramentos junto a Cantareira é sobejamente conhecida como pulmão verde da Grande São Paulo, seu manuseio não pode ficar restrito a um plano diretor e uso do solo, elaborado na gestão do prefeito hamamoto, que até hoje causa polêmica. "Irreversível por conta da expansão urbana  e  valorização das terras, que torna  o reflorestamento mesmo que homogêneo inviável, exceto se a consciência coletiva prevalecer com a implantação de incentivos fiscais e garantias legais". Palavras do Dr.Mario Toledo de Moraes, há mais de trinta anos.


 



Edson Navarro