» Notícias » Geral » Ler notícia

25/08/2017
Osasco despeja lixo em Caieiras

Com aterro interditado, Prefeitura de Osasco despeja lixo em Caieiras Cetesb diz que lixão em Osasco opera acima da capacidade. Moradores pedem interdição definitiva, mas Prefeitura briga pela reabertura. A Prefeitura de Osasco joga lixo em Caieiras a um custo de R$100 mil por dia

O aterro sanitário de Osasco foi interditado pela segunda vez pela Justiça, a pedido da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), de acordo com o SP1 desta segunda-feira (21). A Prefeitura da cidade tem depositado os detritos no município de Caieiras, também situado na Grande São Paulo.

Em abril, o espaço foi interditado pela primeira vez. Segundo a Cetesb, o aterro sanitário de Osasco opera acima de sua capacidade e está irregular, pois mistura lixo orgânico com o lixo da construção civil, o que causa instabilidade no terreno.

Na ocasião, a Eco Osasco, companhia que administra o local desde 2008, entrou com pedido de liminar e a Justiça liberou a reabertura. A Cetesb, então, entrou com novo recurso, pedindo que o aterro se readequasse às regras no prazo de 30 dias.

No sábado (19), o prazo terminou e, como o pedido não foi atendido, a área foi fechada de novo. O prefeito do município informou que desde então envia o lixo da cidade para um aterro em Caieiras a um custo de R$ 100 mil por dia.

Nesta segunda uma nova decisão judicial deve ser anunciada sobre o caso. "Se tivesse qualquer risco para a população local eu seria o primeiro a pedir a interrupção do serviço”, disse Rogério Lins (PTN), garantiu o prefeito de Osasco.

Interdição definitiva

Os moradores do bairro vizinho, o Jardim Açucará, temem que a montanha de lixo despenque em cima das casas. “Os moradores querem que o aterro fique fechado para sempre porque, se abrir, é só transtorno, e a gente não aguenta mais sofrer com esse lixo. São mais de 40 anos que a gente vem sofrendo e não fecha”, disse a dona de casa Aurélia Patrícia da Costa Silva.

“A gente precisa de uma solução, que alguém veja isso hoje, já. O prefeito de Osasco não quer fechar o aterro sanitário. Pelo contrário - o plano é expandir o lixão”, complementou a desempregada Cleuza Lopes Silva.

Rogério Lins disse à reportagem que tem um plano de urbanização para o Jardim Açucará a fim de melhorar a vida dos moradores, mas não disse quando.

Aterro sanitário de Osasco foi interditado pela segunda vez pela Justiça, a pedido da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) (Foto: Reprodução/TV Globo) Aterro sanitário de Osasco foi interditado pela segunda vez pela Justiça, a pedido da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Aterro sanitário de Osasco foi interditado pela segunda vez pela Justiça, a pedido da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) 

N.R. Osasco e o mundo despejam lixo em Caieiras, o manso povo caieirense agradece ao ex-prefeito névio dartora e vereadores da época: Afdoquia, Nico Pollon, Daniel Marcolino, Jesuíto, Dr. Jorge, José Soares, Lagoa, Zezé Manzanares, Marli Agustinelli, Nelson Hurtado e Paulo Monteiro a Lei que autorizou o lixão. Lembrando que o pedido de autorização para ampliação está andando, vai passar pelo Comcid, prefeito e vereadores que podem entrar para a história.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/com-aterro-interditado-prefeitura-de-osasco-despeja-lixo-em-caieiras.ghtml



JAS