» Notícias » Geral » Ler notícia

27/03/2018
Preciosidades no acervo do Juqueri

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Cristaleira com peças em porcelana que pertenceu ao Dr.Franco da Rocha

Todo o acervo histórico do Complexo Hospitalar do Juqueri está sendo catalogado e recuperado. São objetos antigos que remontam à època do Dr.Franco da Rocha, fundador do Hospital.

Prontuários dos pacientes, máquina de dar choque, pinturas e peças de cerâmica feitas pelos internos , cérebros preservados em formol, etc. São iinúmeras  peças utilizadas ou feitas no Juqueri que agora podem ser expostas em museo.

Segundo o Diretor do Hospital Glalco Cyriaco muito ainda se tem a fazer, o trabalho de restauração é demorado e a verba curta. Mas já se pode ver o resultado do trabalho, uma grande quantidade dessas peças estão prontas e  organizadas em arquivo, é a história de um dos mais importantes hospitais do Pais sendo preservada.

O local tem sido utilizado para pesquisas científicas, principalmente na visualização dos cérebros conservados em formol , alguns com mais de cem anos e o mais importante, na época na havia drogas.

 

 

Fonte: Publicado nos anais do Juqueri

Todo o acervo histórico do Complexo Hospitalar do Juqueri está sendo catalogado. Constam no acervo diversos objetos, desde pinturas e esculturas produzidas por pacientes, equipamentos eletromédicos, peças anatômicas preservadas em formol, até mobílias que remontam à época do Dr.Franco da Rocha, fundador do Hospital. Os prontuários médicos, muitos com mais de cem anos, servem como um material riquíssimo para os pesquisadores, uma vez que, na época, ainda não existiam medicamentos específicos para as doenças psiquiátricas. Segundo o Diretor do Hospital Glalco Cyriaco muito ainda se tem a fazer, o trabalho de restauração é demorado e o financiamento limitado. Atualmente, com recursos do FID - Fundo de Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, através da parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Franco da Rocha, está sendo restaurada a casa onde morou o Dr Franco da Rocha, que servirá como cede do Museu Osório César – criado na década de 80. Além disso a higienização, catalogação e acondicionamento de mais de oito mil obras de arte produzidas por pacientes que estiveram internados no Hospital. É a história de um dos mais importantes hospitais do País sendo preservada. A estimativa que até o final desse ano o Museu seja reaberto para visitação.



JAS