» Notícias » Geral » Ler notícia

24/07/2007
3ª Reunião do Orçamento Participativo

A Prefeitura de Caieiras gasta cerca de 23% do orçamento com saúde.
Na quarta-feira, dia 18, foi realizado na sede do Clube da Terceira Idade a reunião do Conselho do Orçamento Participativo do Município que tratou sobre o tema Saúde.

O palestrante convidado foi o Dr. José Paulo que é diretor do ERSA. O palestrante explicou o que é, e como funciona o SUS (Sistema Único de Saúde).

A respeito de Caieiras, foi dito que a Cidade não possui o PSF (Programa Saúde da Família) implantado, e foi mostrado a sua importância e as suas vantagens. Foi dito ainda que Caieiras gasta cerca de 23% do orçamento (cerca de 9 milhões) com a saúde, e recebe cerca de 3 milhões de ajuda do Governo Federal para ser utilizado na Saúde.

O Dr. Hamilton Harada, secretário de saúde do município, disse que as reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem mensalmente, e que a população tem o direito de participar.

Dando fim a reunião, foram colocados as necessidades do município de acordo com o tema e a conclusão que se chegou foi que Caieiras necessita:

- Implantação do PSF
- Informatização do sistema de Saúde no município
- Transparência no uso dos recursos
- Melhora na comunicação entre a Prefeitura e a população
- Melhoria no atendimento a deficientes físicos
- Priorização no atendimento às crianças e aos idosos
- Aumento no número de ambulâncias

Embora importantíssima a discussão,as necessidades em termos de saúde no município, vão muito além das colocadas na reunião. Como exemplo disso, já denunciados anteriormente pelo Jornal, está a falta de medicamentos nas farmácias populares, e o atendimento precário nas UBS´s e no P.S. Central.A falta de transparência mencionada, bem como melhoria na comunicação, reflete a administração do Prefeito Dartora, quanto às reuniões que o Secretário disse ter o povo o direito de participar soa meio irreal, não temos conhecimento de nenhuma divulgação dessas reuniões, data, hora, etc. e as atas do Conselho são divulgadas onde? - a Sec. da Saúde gasta milhares de reais com anúncios em jornal local, assim como a municipalidade com suas publicações oficiais, porque não publica os trabalhos do Conselho que movimenta milhões de reais? ou não seria ele o órgão gestor da saúde pública? - muitas perguntas ficam no ar quanto a administração da saúde em Caieiras, e a propósito onde andam  os vereadores, fiscais constitucionais do executivo?. O fato é que saúde é um serviço caro  para ser prestado e não fica "visível"como asfalto por exemplo.E a situação do hospital municipal não entrou na discussão, será verdade que antes de funcionar já foi "privatizado"? .Com a palavra o Vice-Prefeito Joaquim Costa, incentivador do orçamento participativo em Caieiras.


Redação A Semana