» Notícias » Geral » Ler notícia

27/01/2019
Brumadinho a tragédia inesperada

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região.

Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

Até o momento, há confirmação de 37 mortos; oito foram identificados.

Os trabalhos de resgates devem durar semanas. São 250 desaparecidos.

Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área no sábado de manhã.

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segundo o Corpo dos Bombeiros, agora são 37 mortes confirmadas e 192 pessoas resgatadas com vida.

No bairro Alberto Flores, brigadistas orientaram os moradores a saírem de casa.

Moradores começam a se reunir e trazer alimentos para a UBS do Parque da Cachoeira na região de Brumadinho, MG (Foto: G1/BH)

Embora exista bloqueio em alguns pontos da cidade, não há bloqueio ou apoio na parte mais afetada de Parque da Cachoeira. Os primeiros bombeiros civis chegaram por volta das 8h.

Marcos Vinícius Pinto e Naiara Pereira  foram acordados com o alerta do toque da sirene nesta madrugada. Eles contam que, com o clima de apreensão, um vizinho, que tem problemas cardíacos, passou mal. Eles dizem que, às pressas, levaram o homem para UPA. Agora, o casal vive outra apreensão já que foi impedido de voltar para casa na Cohab por causa do bloqueio montado pela polícia. A filha dos jovens ficou na casa da avó, que fica em uma parte mais baixa e já foi atingida por enchentes provocadas por temporais anteriormente.

As equipes continuam realizando trabalho de evacuação da área por conta do risco de rompimento de outra barragem. O ponto de preocupação principal é a região do Parque da Cachoeira, onde tem aproximadamente 25 casas. Equipes da Academia de Bombeiros Militar estão no local para evacuar a área.

Soldados das Forças de Defesa de Israel vão trazer material especializado para auxílio nos resgates. A chegada ao Brasil deve ser à noite.

São sonares do tipo usado em submarinos para localizar pessoas em longas profundidades com qualidade de recepção e imagem. A equipe do Ministério de Relações Exteriores de Israel disse que é uma "honra" acompanhar o embaixador nesta missão, porque o Brasil é uma "nação amiga" de Israel.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, 16 toneladas de equipamentos estão sendo trazidas.

130 soldados das Forças de Defesa de Israel estão a caminho do Brasil para ajudar nas buscas. "Salvar vidas não é sobre o quão longa é a distância, mas até onde você está disposto a ir", escreveram no Twitter.



HTTPS://G1.GLOBO.COM