» Notícias » Geral » Ler notícia

06/01/2021
Caieiras: a busca por vagas na escola pública

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Em Caieiras, enquanto pais reclamam da dificuldade em garantir vaga no Ensino Integral, dirigente regional de ensino fala de baixa demanda.

Começou no dia 5 o período de inscrição para transferência de alunos da rede pública de ensino, que vai até 12 de janeiro. O governo do estado de São Paulo ainda não divulgou a data para as inscrições dos estudantes que desejam migrar da escola particular para a pública. Mas deve ser logo em seguida.

A inscrição pode ser feita diretamente na escola mediante apresentação do RG do aluno e do responsável e comprovante de residência, ou online, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED), plataforma disponível para estudantes da rede estadual, com login do responsável (https://sed.educacao.sp.gov.br).

Programa Ensino Integral (PEI), em Caieiras

Para quem está buscando o Programa Ensino Integral (PEI), em Caieiras, as escolas Isaías Matiazzo, no Jardim dos Pinheiros, e Albino Fiore, no Jardim Esperança, oferecem ensino fundamental de nove horas.

Já as escolas Armando Sestini, no Jardim dos Eucaliptos, Alfried Weiszflog, na Vila dos Pinheiros, e Francisco Gonçalves, em Laranjeiras, oferecem o PEI com 2 turnos, sendo de 7 às 14 horas para o ensino fundamental e de 15 às 21 horas para o ensino médio. Nas duas últimas, o modelo de período integral começa este ano.

Walther Weiszflog, na região central de Caieiras, é a única escola da cidade que oferece PEI com carga horária de nove horas para o ensino médio. As aulas começam às 7h30 e terminam às 16h30.

No PEI, os alunos estudam todas as disciplinas da Base Nacional e cursam as disciplinas de projeto de vida, participam de aulas práticas no laboratório, recebem orientação de estudo, têm aulas de tecnologia e eletivas. Cada aluno tem um tutor - um professor ou um gestor -, que acompanha seus alunos no dia a dia, dando foco ao desempenho escolar e orientando em seu projeto de vida.

A escola que faz parte da história da cidade é também a melhor localizada para atender alunos dos diferentes pontos da cidade, que desejam cursar o PEI de nove horas

Postagens no Facebook chamam atenção para o fato de a Escola Walther Weiszflog estar gradualmente perdendo parte de suas salas de aula para departamentos da Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, e reduzindo a quantidade de vagas de ensino médio, apesar de vir apresentando resultados que atestam a qualidade do seu ensino. Veja:

https://www.facebook.com/isabel.duarte.39/posts/4237069299643837

https://www.facebook.com/amanda.brenda.9469/posts/2810215105892486

https://www.facebook.com/CaieirasAntiga/posts/4782550701818596

Obra iniciada pela DE em suas dependências, em dezembro de 2020, deixa indícios de que novos departamentos podem ser transferidos para lá. Tudo indica que a Diretoria de Ensino precisa deixar o prédio onde está há anos e pelo qual paga aluguel.

Desde que o PEI começou, em 2015, até 2019, a escola Walther Weiszflog ofereceu três salas para as três séries do ensino médio, com cerca de 40 alunos cada. Em 2020, reduziu uma sala de primeira série de EM e, segundo comentários nas postagens sobre o assunto, estaria oferecendo somente uma sala para o primeiro ano em 2021.

Apesar de negar um possível fechamento da escola, o dirigente Regional de Ensino, Celso de Jesus Nicoleti, não informou quantidade de vagas na escola Walther Weiszflog para este ano, quando questionado em conversa por whatsapp, em 12/12/2020. “No momento, estamos no processo de matrícula e acompanhando a demanda local de cada escola. A preocupação agora é que todo aluno tenha sua vaga garantida próxima da sua residência. Após esse processo, iniciaremos as transferências”.

No site da DE, até o dia 5 não havia destaque para o período de inscrições de 5 a 12 de janeiro para transferência de alunos da rede pública.

O dirigente também comentou via whatsapp que a demanda regional é decrescente, e que para abrirem uma sala em uma determinada escola, uma sala em outra escola precisaria ser fechada. Mas a pergunta que fica é: se a qualidade de ensino na escola Walther Weiszflog tem melhorado, se a escola está próxima da avenida por onde passam quase todas as linhas de ônibus da cidade e próxima da estação de trem, por que o governo do estado não cria a demanda, assim, como acontece com escolas em Jundiaí e São Paulo, por exemplo, que atraem estudantes de diferentes localidades?

Caieiras vem crescendo muito, basta observar a quantidade de novas unidades residenciais no centro e nos bairros. Uma escola de ensino integral pode ser a opção para os pais que trabalham fora da cidade e precisam deixar seus filhos sozinhos.

A saga para garantir a vaga da filha na escola que fica a 7 minutos de casa

Mariana Cristina Bertollo, professora universitária e estudante de Direito, moradora da região central de Caieiras conta sobre as dificuldades que teve para transferir sua filha de 15 anos, que estudava na escola Otto Weiszflog, para a Walther Weiszflog, que fica a 7 minutos a pé da sua casa.

A mãe solicitou vaga para o PEI no Walther Weiszflog no período de Rematrícula, no segundo semestre de 2020, mas não foi atendida. “Apenas cinco crianças do OTTO foram para a escola Walther Weiszflog”, conta.

Mariana procurou a DE e não obteve resposta. Procurou a escola da filha sem sucesso. Então, procurou a ouvidoria do Estado. “Mandei e-mail, mandei prints de matérias e publicações postadas em rede social, procurei o Celso (dirigente regional de ensino), que me atendeu e disse que minha filha teria vaga sim e que estaria verificando também o que aconteceu”.

Outras sete mães apontaram o mesmo problema para Mariana. Então, ela as orientou a contatar a Ouvidoria do Estado (https://www.ouvidoria.sp.gov.br).

“Depois que o Celso se manifestou, fiquei no aguardo do contato dele”, conta Mariana. “Tentei por dois dias. Ontem (5 de janeiro), depois de muita insistência, ele me disse que a Diretora entraria em contato mais uma vez”. A mãe, que trabalha fora de Caieiras, precisou contatar a DE e em resposta, foi informada que teria que fazer a inscrição. “Estava no trem, o sistema estava instável e ficou impossível naquele momento realizar a inscrição por endereço”.

No dia 6, Mariana finalmente conseguiu fazer a inscrição. Mas um aviso no final da página, em vermelho, deixa claro que a matrícula na escola que ela espera que a filha estude, e que é mais perto de sua casa, ainda não está garantida: “IMPORTANTE. ESTA INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA UMA MATRÍCULA, PORTANTO É NECESSÁRIO CONTINUAR FREQUENTANDO SUA ESCOLA ATUAL ATÉ SER COMUNICADO. “Assim, de fato, não existe demanda”, destaca.

Mariana deseja que a filha estude no PEI Walther Weiszflog porque acredita na proposta e na qualidade do ensino. “Trabalho com Educação há quase 20 anos e sei reconhecer uma escola com ensino de qualidade. A proposta de ensino integral forma o aluno de maneira cognitiva e social. Todas as escolas de forma intrínseca trabalham com a função social, mas a escola integral busca formar o aluno fazendo com que ele reconheça seus sonhos, se planeje”.

Veja também:

https://www.educacao.sp.gov.br/governo-de-sp-anuncia-mais-400-escolas-no-programa-de-ensino-integral-e-triplica-unidades-no-estado/

Fontes:
Fotos:

Grupo do Facebook “Walther Weiszflog- Alunos dos anos 80/90” (https://www.facebook.com/groups/335541776500201)

Página do Facebook da escola (https://www.facebook.com/escolawalther)

 

 



Isabel Bogajo Duarte - Jornalista