» Notícias » Geral » Ler notícia

19/10/2021
Prêmio Nobel da Paz para dois Jornalistas

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2021 por sua "luta corajosa" em defesa da liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, respectivamente.

A comissão se referiu à dupla como "representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal".

Os vencedores do prestigioso prêmio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (mais de R$ 6 milhões), foram anunciados no Instituto Nobel norueguês, em Oslo. Eles foram escolhidos entre 329 candidatos.

Ressa, co-fundadora do site de notícias Rappler, foi elogiada por usar a liberdade de expressão para "expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal, as Filipinas".

O comitê responsável pela premiação disse que Muratov, que co-fundou o jornal independente Novaja Gazeta e foi seu editor-chefe por 24 anos, defendeu por décadas a liberdade de expressão na Rússia em condições cada vez mais desafiadoras.

"O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra", disse o comitê em um comunicado.

"Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo", acrescentou.

O Prêmio Nobel da Paz se destina a homenagear um indivíduo ou organização que "fez mais ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações".

Fonte: Reuters

 



JAS