» Notícias » Geral » Ler notícia

15/08/2022
Vacinação contra a poliomielite - paralisia infantil

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Não existe tratamento específico e a única prevenção é a vacinação.

A queda de cobertura vacinal nos últimos anos, acabou por reintroduzir no Brasil, doenças até então consideradas erradicadas, como o sarampo, por exemplo. O último caso registrado de poliomielite selvagem no Brasil, ocorreu em 1989, ou seja, estamos livres dessa doença há 33 anos, graças a um trabalho incansável dos profissionais de saúde e de toda a população engajada no propósito de eliminar o vírus de circulação.

Por isso, papais, mamães e responsáveis, não deixem de levar as crianças de 1 a 5 anos para tomar a gotinha contra a pólio. Vamos todos juntos manter essa terrível doença longe dos nossos lares!

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas UBSs com sala de vacina (Morro Grande, Laranjeiras, Sítio Aparecida, CIAS, Jd. Esperança, Jd. Eucaliptos, Jd. Pinheiros e Jd. Marcelino).

E uma novidade: até o final da campanha (09/09), a UBS Laranjeiras estará abertas aos sábados, das 9h às 16h para vacinação contra a pólio.

 



Site Pmc