» Notícias » Geral » Ler notícia

22/02/2023
Reunião do Conseg Caieiras

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Leia a ata da reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Caieiras e fique por dentro das atividades do órgão. 

 

C ONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE CAIEIRAS

ÁREA CORRESPONDENTE A DELEGACIA DE POLÍCIA DE CAIEIRAS E 5ª CIA do 26º BPM/PM

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA

 

  • Data: 14/02/2022

  • Horário de início: 18h50min

  • Local: Auditório da Prefeitura Municipal – Avenida Professor Carvalho Pinto, nº 207 – Centro – Caieiras/SP.

  • Membros da Diretoria presentes: Presidente: Maizi Navarro; Vice Presidente: Rafael Ferraz Carbajo; 2º Secretário: João Vitor Milano; Delegada de Polícia: Virgínia Selmer; Capitão da Polícia Militar: Marcos Nobre

  • Autoridades presentes: Guilherme Balbino Rigo: Secretário Municipal de Segurança Pública; Dr. Wladimir Panelli Vereador ; Josemar Soares Vicente Vereador.

 

  • Assuntos tratados: A Reunião Ordinária teve como principal debate a segurança pública em dois bairros do Município : Jardim San Marino e Jardim Europa, locais que nos últimos meses ocorreu aumento no índice de criminalidade como roubos e furtos de residências e também de veículos e sequestros. Ressalva-se que a maioria do público presente são moradores dos referidos bairros que receosos com a situação e visando buscar soluções procuraram este Conselho para expor o problema o qual estão enfrentando.

 

Os moradores questionaram a falta de policiamento ostensivo na região, sendo que foi explicado pelas Autoridades presentes que existe pequena defasagem no número de policiais que apesar do crescimento da Cidade e do aumento do número de residências continua o mesmo desde 2014, no caso da Guarda Municipal, que atualmente possui 79 homens, sendo que Secretário de Segurança Pública Municipal informou que no momento 42 Guardas Civis estão em formação e devem estar nas ruas até o final deste ano, observando que alguns poderão ser desclassificados devido a capacitação ser considerada como fase classificatória do concurso municipal.

 

Ainda foi debatida a possibilidade de realizar estudo visando que seja instalado no Município “Ponto de Apoio”, onde as forças policiais em conjunto possam monitorar eventuais entradas e saídas da Cidade nas proximidades dos bairros em questão (Jardim San Marino e Jardim Europa). Outra sugestão foi que os moradores se organizassem, visando formar uma Associação para que juntos consigam implantar uma portaria regularizada nos bairros, fazendo controle de entrada e saída nas imediações. Além disso, outra sugestão foi adotar um método para compartilhar os IPS das câmeras de monitoramento externa das residências fossem compartilhadas com a central de monitoramento do Município para colaborar com um serviço de inteligência e vigilância.

Foi sugerido também que todos os moradores adotassem a postura de colocar placas padrões indicando que as casas são monitoradas 24 horas.

 

A curto prazo, foi definido que a Guarda Civil Municipal intensificará as rondas nos bairros em questão nos horários considerados de “pico”, tais como horário de saída para trabalho/escola, horário de retorno para as residências e períodos noturnos quando eventuais moradores retornem mais tarde devido maior tempo em sua locomoção trabalho/residência.

 

Esta ata conforme o regulamento do Conseg será encaminhada à Secretaria da Segurança Pública de São Paulo para autuação, O Secretário Municipal de Segurança Municipal presente a esta reunião fica ciente por meio desta Ata do aumento das rondas.

  • Solicitações à Coordenadoria dos CONSEG: Apoiar as reivindicações da Polícia Civil e Polícia Militar junto a administração da Secretaria da Segurança tanto em meios materiais quanto humano.

  • Campanhas em andamento: Proerd da Polícia Militar.

  • Quantidade de pessoas presentes: 42

  • Local e data da próxima reunião: Data: 14/03/2023 – Local e hora a definir

  • Horário de encerramento da reunião: 20h32min.



JAS