» Notícias » Geral » Ler notícia

10/09/2008
10 de Setembro: Dia do 1º Jornal do Brasil

Jornal Correio Brasiliense
O primeiro jornal brasileiro foi o Correio Braziliense, lançado pelo exilado Hipólito José da Costa, no ano de 1808— ainda que fora do Brasil, em Londres. Enquanto o jornal oficial relatava o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, natalícios, odes e panegíricos da família reinante, o do exilado, criado especialmente para atacar “os defeitos da administração do Brasil", fazia política capaz de "pesar na opinião pública", e difundir suas idéias entre os formadores de opinião.

Pouco depois, no mesmo ano, em 10 de setembro, nasceu oficialmente no Rio de Janeiro a imprensa brasileira, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro.

Já os jornais de partidos, ou espontaneamente criados e mantidos por militantes, careciam de organização institucional e de profissionalismo jornalístico. Nos tempos de maior exaltação na campanha republicana (1870-1878 e 1886-1889), surgiam dezenas de jornais (que não passam de quatro páginas cada) efêmeros, mas não duravam mais que alguns meses.

O Jornal A Semana foi fundado em 1982. As publicações eram impressas e manteve-se assim até novembro de 1990. Mas anos depois voltou em sua versão on-line. Compreendendo que a internet tem uma abrangência mundial.

Hoje, o jornal publica notícias da região, mantêm um espaço aberto ao publico para opinar e contestar os mais diversos assuntos possui um sistema de consulta de leis municipais, além do grande acervo histórico da cidade de Caieiras.
 


Redação A Semana