» Notícias » Meio Ambiente » Ler notícia

14/01/2010
Se chover mais, as comportas abrem

Enchente de 8/12/09 - pode se repetir a qualquer momento
O governador José Serra (PSDB) reuniu ontem representantes de 16 municípios para alertar para o risco de inundação no entorno de quatro represas do sistema Cantareira. Com as chuvas constantes, três estão no limite máximo de operação. "Foram aqui chamados os municípios potencialmente com problemas", discursou Serra.  O Prefeito de Caieiras foi um dos participantes.
Na prática o alerta do governador equivale a dizer que a Cidade de Caieiras pode ser inundada a qualquer momento, desde que as chuvas continuem intensas, isso mostra que não é só o assoreamento do rio juqueri que provoca os alagamentos, na última grande enchente provavelmente a barragem de mairiporã abriu as comportas.
A grande preocupação é o tempo que leva para as aguas liberadas da reprêsa chegarem à Cidade, segundo um especialista não mais que quinze minutos. Imaginem quem for surpreendido na av. valdemar marino e outros pontos de alagamento. Entretanto, o mais grave de tudo isso é que as autoridades não cuidam de avisar do iminente desastre, no mínimo a defesa civil deveria ter meios para interditar imediatamente os pontos perigosos, não é o que acontece, infelizmente. O povo, ora o povo, é só um detalhe. (já dizia aquela brilhante economista ....)



Edson Navarro