» Notícias » Geral » Ler notícia

18/05/2010
Apae ganha sala de informatica interativa

Acessibilidade para todos

APAE ganha uma sala de informática interativa, adaptada e de última geração para atender jovens e crianças sem mobilidade alguma.

Você deve ter torcido muito para a Luciana, da novela global, se recuperar do processo de tetraplegia. Afinal, como pode uma pessoa tão bela e rica passar por um problema como esse? Nas novelas, o pior dos dramas tem seu toque de beleza, seu romance. Mas, na vida real, não é bem assim.

Você sabia que a APAE de Caieiras atende a oito jovens e crianças que não têm mobilidade alguma? Eles estariam condenados a vegetar não fosse a luta de suas famílias, na grande maioria carentes, e o trabalho da instituição para melhorar dia após dia a qualidade de vida desses meninos e meninas.

Com o extraordinário avanço da tecnologia, pessoas sem nenhuma mobilidade conseguem, hoje, operar um computador com um simples movimento de cabeça e piscar de olhos. E, agora, a APAE de Caieiras também vai poder proporcionar esse avanço aos seus estudantes.

Uma visita inesperada

No dia 26 de março, assessoras do Deputado Federal Marco Aurélio Ubiali, Presidente da Federação Estadual das APAEs de São Paulo (FEAPAES), chegaram de surpresa na APAE de Caieiras.

Na oportunidade, conheceram o trabalho pedagógico aplicado a 60 estudantes que frequentam diariamente a instituição. Acompanharam o atendimento a estudantes com deficiência intelectual, deficiência múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento (autismo) associado à deficiência intelectual, além do ensino estruturado para os autistas.

As assessoras também visitaram a nova instalação da Unidade de Reabilitação/Habilitação na qual, hoje, a APAE de Caieiras presta gratuitamente cerca de mil atendimentos mensais a crianças, jovens e adultos do município. Essa unidade possui uma equipe terapêutica com Fonoaudióloga, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista e Assistente Social.


Os resultados da visita

Ao final da visita, as diretoras da Federação é que estavam surpresas com o que viram. Elogiaram a estrutura e a organização da entidade. Luiza Pinto Coelho, superintendente da FEAPAES ressaltou que a APAE de Caieiras é um modelo de instituição a ser seguido e comentou para a equipe: “A cidade tem que se orgulhar de uma entidade que realiza um trabalho como o de vocês”.

O outro resultado dessa visita foi a APAE de Caieiras ter sido contemplada, em 5 de maio, por uma emenda parlamentar do Deputado Federal Ubiali, no valor de R$ 50 mil, para implantar uma sala de informática interativa e adaptada de última geração.


Como a APAE sobrevive

Ao contrário do que se possa imaginar, a APAE de Caieiras sobrevive basicamente de recursos próprios, gerados por muito trabalho de uma equipe que batalha por doações e apoio de empresas, realiza eventos e bazares beneficentes.

Para se ter uma ideia, em maio foi a sala de informática interativa e adaptada. Mas, antes disso, a APAE de Caieiras já havia ganhado de uma empresa amiga o aluguel e a reforma da nova Unidade de Reabilitação/Habilitação.

Também foi beneficiada por três emendas parlamentares, uma do Deputado Estadual Pedro Bigardi, e duas do Deputado Federal, SilvioTorres, por indicação do ex-prefeito, Névio Dartora, que possibilitaram a compra de um veículo Van Boxer 0 Km, mobiliários e equipamentos para a escola e a nova Unidade de Reabilitação.

A APAE de Caieiras ainda conseguiu recurso para comprar, recentemente, um conjunto de cadeiras adaptadas para a sala de aula dedicada a estudantes com deficiências múltiplas, arrecadando fundos em um chá beneficente e contando com uma doação de Mara Romero.

“A população de Caieiras e as empresas da região têm sido sempre parceiras fiéis, pois sem essa ajuda a APAE não sobreviveria”, agradece Marli A. da Silveira Assoni.


Colabore você também

A APAE de Caieiras fica na rua Bolívia, 433, Centro.
Para quem quiser conhecer o trabalho realizado, fazer doações, ou ser voluntário, basta ligar para 4605-2342.

Por:
Isabel Duarte – mtb 22.259
Voluntária



APAE