» Notícias » Cultura » Ler notícia

26/05/2010
Oficina cultural gratuita, no Cecin

Associação Cultural de Caieiras oferece oficinas gratuitas à população

A Associação Cultural de Caieiras – ACDC, existente na cidade há aproximadamente 1 ano e meio, foi escolhida pelo programa “Mais Cultura – Pontos de Cultura” para integrar o quadro de associações que serão beneficiadas através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura no ano passado.

Por meio deste projeto, a ACDC recebe uma verba do Governo que possibilita a realização de oficinas gratuitas à população de março a novembro de 2010. Os caieirenses contam com cursos de interpretação e dramaturgia, produção musical e trilha sonora, captação de imagens e direção de arte, edição e roteiro, figurino e maquiagem.

As oficinas duram cerca de um mês e meio e acontecem em períodos diferentes. Na última terça-feira, 18/05, acabou o curso de interpretação e dramaturgia. Com 13 alunos no período de fechamento de turma, 7 finalizaram o curso, que consistia em 8 aulas, às terças-feiras, com duas horas de duração. As alunas que concluíram o curso de dramaturgia vão representar um personagem durante a Feira do Livro, que acontecerá de 22 a 27 de junho, no PEC (antigo MAC).

Para que os cursos oferecidos pela ACDC sejam realizados, a associação conta com o apoio da Secretaria de Ação Cultural da Prefeitura de Caieiras. O espaço do Centro Educacional e Cultural Izaura Neves – CECIN é fornecido para que as oficinas aconteçam, geralmente às terças e sábados.

Para o presidente da Associação, Fabiano Spera Alves, a conquista junto ao projeto dos Governos Federal e Estadual é positiva para Caieiras. “Os cursos que oferecemos representam novidades à população. São oficinas gratuitas que vão agregar coisas legais para a cidade e para a cultura local”, disse.

A próxima oficina, que se inicia dia 25/05, será a de maquiagem e os interessados devem se inscrever antes do início do curso, para que não fiquem em defasagem com relação às aulas aplicadas pelo professor. A partir daí, o ACDC segue o seguinte cronograma: captação de imagens e direção de arte, aulas iniciadas em 10/07; produção musical e trilha sonora, 07/08; figurino, 03/09; e edição e roteiro, em outubro.

Além das oficinas, a ACDC tem como projetos futuros, festas temáticas e uma sessão de vídeo mensal. A sessão já é realizada aos sábados, de acordo com as possibilidades de espaço fornecido pelo CECIN.

Para maiores informações e inscrições, o telefone é 4442-0499 e o e-mail é [email protected]. As inscrições serão feitas preferencialmente antes do início de cada oficina, e as vagas são limitadas.

O CECIN situa-se na Rua Argentina, nº400, no centro de Caieiras.

PONTOS DE CULTURA - Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura. Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil (cento e oitenta e cinco mil reais), divididos em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil (vinte mil reais), é utilizado para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que for importante para o Ponto de Cultura.


AIMPC