24/05/2012
Xuxa e sua volta ao Trono

Na guerra pela audiência tudo acontece e pode mais quem mais faz chorar  . Nisso a Rede Globo é  imbatível.Tive certeza disto ao assistir no último domingo as pesadas e fortes declarações de Xuxa Meneguel .
Não fui até o final. Achei de uma pseudo-dramaticidade que em nenhum instante me comoveu. Mas segundo a mídia, lágrimas rolaram.
Negar o charme, a beleza e a comunicabilidade  de Xuxa seria um erro. Negar que foi vítima de uma situação cruel também seria insensibilidade da minha parte.
Mas negar que não houve articulação, seria pura  burrice.Logo de cara dava  para sentir a encenação, a preparação e a técnica adotada pela líder em dramaturgia da televisão brasileira, mesmo abordando um assunto  tão polêmico, sensibilizante e revoltante.
O tema  sempre mexeu com princípios,com ética, com moral,com sentimentos variados e principalmente com a psique humana.E talvez por ser tão delicado e tão aviltante    era de se desejar   que ele não  fosse  abordado de forma tão  teatral como foi.
O que assisti, foi o desespero de  uma emissora desgastada , apelando ao limite do sensacionalismo,para ganhar pontos a mais na audiência no domingo.Conseguiu é claro, pois somos fascinados  por desgraças e  curiosidades.
É sabido  que o telespectador esclarecido  e acima de tudo mais exigente, já não se contenta com programação de baixa qualidade.O Fantástico há muitos anos deixou de ser “ fantástico”  e como na briga por ibope vale tudo foi melhor arriscar.Deu certo,pelo menos a princípio.
Triste mesmo foi ver “uma artista”,em questionamentos estúpidos  consigo mesma,  influenciada pela consciência de perda da juventude,perda da fama e perda do destaque que há 30 anos atrás a colocou no pedestal da glória.Ela  não hesitou em representar  aquilo que mais pareceu uma tragicomédia.
Nunca  considerei Xuxa uma  boa atriz, bailarina, apresentadora ou sei lá o quê.Para mim ela foi apenas  um produto, criado pelos órgãos de mídia, para render ,faturar e movimentar a indústria capitalista.Só que o tempo passou e a rainha dos baixinhos parece ter perdido a majestade.Os baixinhos  também  cresceram .Outras deusas, princesas e rainhas até mais interessantes e carismáticas surgiram para dividir o palco.E aí, aceitar esta realidade  não foi fácil.Por isso, usar a carta escondida nas mangas foi mais conveniente. Xuxa  usou sua astúcia empresarial.Relatando situações  intimas e pessoais demonstrou ser capaz de tudo.Teve coragem ,mas acima de tudo provou que sua desgraça infantil poderia ser o seu maior trunfo.
Assuntos como pedofilia, assédio sexual e qualquer agressão a crianças  sempre mereceram respeito. Mas o álibi da  global, foi maçante,programado demais.Aquelas particularidades expostas de forma tão ensaiada,foram exageradamente apelativas  e só não percebeu quem não quis.
Não chorei  por Xuxa Meneguel, nem desconsiderei seus traumas e dores.
Mas me indignei ao pensar até onde podem chegar os interesses promocionais de uma emissora   na luta por audiência.
Ela, Xuxa, não me causou surpresa  e pelo que tudo  indica conseguiu  resgatar seu  destaque. Reapareceu na mídia como mais recente  vítima da maldade humana,provocou  lágrimas  e admiração.Como é seu desejo,também   despertará uma nova paixão  naquele que,  seguramente  a fará viver uma nova  e  linda história de amor. Igual  a que ela diz ter vivido com os campeões do esporte.
O conto de fadas terá então,assim novo  final feliz : a  estrela ofuscada  ganhará novo  brilho,será ouvida,aplaudida e recebida por autoridades nacionais e internacionais .Será  amada e idolatrada  e recolocará,  sua antiga  coroa de “rainha dos baixinhos” que, há algum tempo estava enferrujando no fundo do baú.
É esperar pra ver.
             
                                                  FATIMA CHIATI

Comentários:

Fatima

Adorei seu texto... e tenho que concordar, infelizmente, que foi tudo uma grande mentira... puro teatro... aliás, eu duvido que ela tenha sido vítima de pedofilia, pelo menos se não quisesse.
Tenho que concordar que foi tudo um grande teatro, revi sua "reportagem" na internet, pois todos comentaram a respeito, e lógico, não assiti, e não assisto, Fantástico.Mas, seu texto... valeu, quem sabe alguém ainda consiga "refletir" a respeito...Grande bj.

Mireilli

***

 


Fátima Chiati

Leia outras matérias desta seção
 » A Semana Santa na Vila Leão
 » Religiosidade e religião de amor
 » Caminhar é preciso
 » Recordações da Av. dos Estudantes
 » Os gênios do Colégio Walter Weiszflog
 » Fragilidades de todos nós
 » As mentiras na Internet
 » Reverências aos nossos amores
 » O amor fora do ar
 » Amor, política e relacionamentos
 » As históricas enchentes de Caieiras
 » Homenagem às mulheres
 » Algo mais
 » Trégua de Natal
 » Atitudes de autoajuda
 » O dia de finados
 » Mãe é aquela que cria
 » A internet não esquece
 » Capelinha da Vila Leão
 » Benzedeiros e benzeduras

Voltar